Início Diversos Apresentações de Tarantella são atrações especiais no 14º FESTITALIA

Apresentações de Tarantella são atrações especiais no 14º FESTITALIA

Nos três dias do evento o Gruppo Folk Dante Alighieri alegrará a todos com as principais músicas do seu repertório; Festival com entrada gratuita acontece de 6 a 8 de setembro no Morro de São Bento

- continua após a publicidade -

Sempre que escutamos o refrão “Funiculí, funiculá” já pensamos na alegria dos italianos cantando e dançando.  A música de Giuseppe Turco e Luigi Denza tornou-se o hino do FESTITALIA – Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto.  Na 14ª edição do evento, que acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto, não será diferente, a Tarantella animará a festa durante os três dias.

O espetáculo será apresentado pelo Gruppo Folk Dante Alighieri, coordenado pela professora Fernanda Sartore Silva e contará com coreografias já consagradas e também por novas, desenvolvidas especialmente para o FESTITALIA.  Tarantellas mundialmente conhecidas como a Napolitana, a Luciana, a Scialusa e a mais famosa delas, a “Funiculí, Funicula”, estarão em alta durante toda a festa.

foto divulgação

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do encontro, a Tarantella animará o evento. “O FESTITALIA é repleto de alegria. Música, dança e comida boa não faltarão. Os nossos objetivos são manter viva a cultura italiana e suas tradições e proporcionar aos visitantes momentos especiais entre familiares e amigos. Todos os ingredientes estarão no Festival”, comenta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Origem da Tarantella A dança surgiu no século 14, na região da Campania (Itália), apreciada pelo público por sua coreografia, ritmo e alegria. Seu nome vem de Taranto, cidade da região sul do país europeu. ‘Tarantella’ deriva de “tarântula”, aranha venenosa, porém não letal. A tradição local afirma que quem fosse picado por esse animal sofria de melancolia, convulsões, agitação, dores e abatimento moral. O remédio era a terapia coreo-musical, com movimentos frenéticos, que provoca a expulsão do veneno por meio do suor.

Já a história do clássico “Funiculí, funicula”’ remete à divulgação da inauguração do serviço de bonde (funicular) do monte Vesúvio, em Nápoles, e rapidamente tornou-se conhecida por todo o mundo.

arquivo

Sobre o Gruppo Folk Dante Alighieri – foi criado em 2006, por iniciativa da então Diretora Social Marilena Sartore de Araujo dentro dos objetivos da Società Dante Alighieri de preservar e divulgar a cultura italiana, especificamente em dança folclórica. Tem, desde o início, coreografias exclusivas desenvolvidas pela professora Fernanda Sartore Silva, sobre os diversos motivos musicais tradicionais italianos, porém com foco na tarantela.

Sobre o FESTITALIA – O Festival é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do ProAC (Programa de Ação Cultural), com  apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

14º FESTITALIA
Data: 
de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: 
dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Militares da reserva, duríssimo ataque ao STF e alertam para guerra civil (veja a íntegra do documento)

Chega! Juiz que um dia delinquiu – e/ou delinque todos os dias com decisões arbitrárias e com sentenças e decisões ao arrepio da lei

Bolsonaro confirma estender auxílio emergencial

Haverá uma quarta parcela da ajuda e que talvez ocorra até mesmo um quinto pagamento.

Empresária revoltada acusa PM de Camilo Santana (PT) de obrigá-la a entregar a bandeira do Brasil (veja o vídeo)

Segundo a mesma, coagida, ela acabou aceitando a solicitação do policial militar.

Quem nega o coronavírus e apoia o Governo é psicopata?

Quem está nessa dualidade sempre irá enxergar e entender o seu grupo como o correto, o bom e o belo

Médica desiste após um plantão: “Aquilo é um CTI de fachada”

Médica anestesista Priscila Eisembert denuncia que faltam medicamentos e exames para os pacientes.
- PUBLICIDADE -