Agrishow 2024: Confira as novidades apresentadas por empresas expositora

Durante esta semana a Agrishow apresnta novidades que farão diferença no campo.

0
327

Durante esta semana a Agrishow apresnta novidades que farão diferença no campo.

Credicitrus oferecerá condições especiais para os produtores rurais realizarem bons negócios na Agrishow 2024

Maior cooperativa de crédito do país terá um estande de 500 m² na praça das instituições financeiras da feira

Cooperativa de Crédito Credicitrus – Sicoob Credicitrus, maior cooperativa de crédito do país, estará presente em mais uma edição da Agrishow 2024 – 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto/SP.

Com um estande de 500 m², situada na praça das instituições financeiras, a Credicitrus contará com uma equipe de profissionais para atendimento consultivo, que atenderão os produtores cooperados para que eles realizem bons negócios que contribuirão para a produtividade e eficiência de sua produção, ampliando sua rentabilidade e competitividade no mercado.

“Nossa cooperativa tem os pés no chão e as raízes no agro. Foi fundada há 40 anos para atuar especificamente na área de crédito rural. Embora tenha se tornado de livre admissão há cerca de uma década, mantém presença significativa no agro brasileiro, pois aproximadamente metade de seus mais de 169 mil cooperados é composta pela cadeia do agronegócio. Por isso, grande parte da pujança de nossa cooperativa se deve a esse setor”, ressalta Walmir Segatto, CEO da Credicitrus.

Portfólio de soluções financeiras

A Credicitrus levará para a Agrishow toda a sua linha de produtos e serviços, com taxas especiais para os produtores associados, incluindo os limites pré-aprovados de crédito para custeio agrícola, aquisição de insumos, máquinas e implementos, financiamento de veículos leves e pesados e instalação de sistemas de energia fotovoltaica, além de vantagens exclusivas para aplicações financeiras com renda fixa ou variável e contratação de seguros e consórcios.

A Credicitrus oferecerá as seguintes oportunidades de negócios, que começaram a valer no dia 17 de abril e serão mantidas até o dia 28 de junho:

  • Aquisição de insumos dentro do convênio de intercooperação com a Coopercitrus;
  • Custeio agrícola/pecuário;

. Consórcio;

  • Máquinas e equipamentos novos;
  • Financiamento de veículos; e
  • Energia fotovoltaica

O diretor de negócios da Credicitrus, Fábio Fernandes acrescenta que: “temos uma grande equipe de profissionais especializados em agronegócio, atuando em todos os nosso Postos de Atendimento e a nossa função, por meio desse time, será enfatizar na feira o que é feito no dia a dia, ou seja, proporcionar ao produtor cooperado o mais alto padrão de consultoria, para que se prepare adequadamente para o ano-safra 2024/25 que se aproxima”.

Sobre a Sicoob Credicitrus

A Sicoob Credicitrus é uma cooperativa de crédito com mais de 169 mil cooperados e com mais de 127 postos de atendimento em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao completar 40 anos em 2023, a instituição tem transformado a vida de seus cooperados e das comunidades onde atua, ao promover a geração de renda e o desenvolvimento social. Oferece soluções financeiras inovadoras e confiáveis, atendendo as demandas de seus cooperados. Possui o Instituto Credicitrus que tem impactado quase 65 mil pessoas por meio de quatro frentes de atuação – educacional, social, cultural e ambiental, investindo mais de R$ 10,7 milhões em seus projetos.

ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais

Voltado a elaboradores de políticas públicas, guia desenvolvido com apoio de Vivo, Sonda e Grupo Innovatech é fruto de discussões com empresas de TI, telecomunicações e cooperativas

Fundadora da Agrishow, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) levará à maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, que acontece em Ribeirão Preto (SP), de 29/4 a 3/5, uma cartilha voltada a governantes e elaboradores de políticas públicas, com orientações para a ampliar a oferta de sinal de internet em áreas rurais. Melhorar a conectividade no campo é essencial para que agricultura e pecuária continuem avançando e acumulando ganhos em eficiência, precisão, rastreabilidade e sustentabilidade. Denominado

“Como ampliar a conectividade rural na sua região, documento foi produzido com apoio de Vivo, Sonda e Grupo Innovatech, associadas da ABAG. O download da versão em PDF pode ser feito por meio deste link.

O guia foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Conectividade do Comitê de Inovação da ABAG. As orientações da cartilha são resultado de discussões que envolveram empresas de telecomunicações, TI, governo e associados da ABAG, o que inclui empresas privadas, cooperativas, instituições de pesquisa e outras entidades setoriais.

“Como a ABAG tem uma atuação transversal e mais de 75 associados, dos diversos elos que compõem as cadeias do agronegócio, abordamos a questão da conectividade como um desafio que demanda um esforço conjunto, e que envolve estratégias e alternativas que nem sempre são muito bem conhecidas ou utilizadas por prefeituras. O objetivo desse nosso material é facilitar o acesso a essas informações”, detalha Giuliano Ramos Alves, gerente de sustentabilidade e projetos da ABAG.

Na avaliação de Rafael Munhoz, head de pré-vendas da SONDA Brasil, a Cartilha de Conectividade da ABAG é “um catalisador para impulsionar a produtividade e a inovação no campo”. “Ficamos felizes em contribuir, trazendo nossa experiência de grandes projetos nas esferas pública e privada”, observa. Para Tiago Machado, diretor de relações institucionais da Vivo, o avanço da conectividade e de soluções digitais, baseadas em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, são elementos-chaves para o aumento de produtividade, eficiência e competitividade no agronegócio. “Para acelerar esse processo, é essencial elaborar políticas públicas que promovam a redução de barreiras, fomentem investimentos, invistam na capacitação e facilitem o acesso às redes, aplicações e dispositivos. A cartilha elaborada pela ABAG apresenta medidas concretas que podem ampliar a digitalização do campo no nosso país”, destaca.

CEO do Grupo Innovatech, João Comério classifica a Cartilha de Conectividade da ABAG como “importante contribuição para remoção de barreiras”. “É um tema estratégico para estes setores com os quais atuamos, por isso investimos em ações que podem facilitar ganhos de produtividade e melhorar o ambiente de inovação no campo”, afirma Comério, que é coordenador do Comitê de Inovação da ABAG.

PODCAST

Em parceria com seu associado John Deere, a ABAG gravará, durante a Agrishow, dois podcasts: “Financiamento Agrícola”, com participação de Renato Buranello (vice-presidente da ABAG e sócio do escritório VBSO Advogados), e “Inovação e Competitividade”, que terá como convidado Robinson Cannaval Junior (membro do Comitê de Inovação da ABAG e sócio-fundador e diretor do Grupo Innovatech). Os dois episódios ficaram disponíveis nos canais da John Deere (www.deere.com.br) e da ABAG (www.abag.com.br).

Entidade setorial com 30 anos de atuação completados em 2023, a ABAG é fundadora e sócia da Agrishow. A ideia de promover o evento que se consolidou como a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil surgiu em 1993, ano de criação da ABAG, em um movimento que também envolveu a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). Atualmente a Agrishow é realizada por ABIMAQ, ABAG, ANDA, SRB (Sociedade Rural Brasileira) e FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo). A organização do evento é feita pela Informa Markets.

“Embora seja uma feira com um expressivo volume de negócios gerados, que em 2023 atingiu R$ 13,2 bilhões, a Agrishow também é um importante espaço de conexão e articulação das entidades setoriais com empresas, cooperativas e governo, e com o público em geral, que pode conferir de perto a evolução tecnológica que faz o agronegócio brasileiro cada vez mais produtivo, eficiente e sustentável”, avalia Gislaine Balbinot, diretora-executiva da ABAG.

SOBRE ABAG

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino. Com mais de 75 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações através de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e de nossos profissionais.

Grunner lança na Agrishow motor de equipamento para o campo movido a etanol

Outra novidade é o novo ADS Multi que permite reduzir as frotas das propriedades agrícolas

A Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, apresenta na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto (SP), o protótipo de um novo equipamento desenvolvido pela empresa para o mercado de grãos. O equipamento proporciona redução de viagens para carregamento e descarregamento e uma maior eficiência para atender janelas de plantio e colheita.

Impulsionada pela grande procura do modelo ADS das Smart Machines para o mercado da cana, a Grunner desenvolveu um equipamento com multifuncionalidades para lavouras de grãos, que faz correção, adubação e ainda é uma graneleira. O ADS Multi possui uma capacidade de carga de carga 29m³, ou seja, 30 toneladas, e consegue operar em regime de alta velocidade, otimizando tempo, contribuindo para uma maior produtividade e redução de custos. Além disso, possui uma balança com células de carga que permite a leitura em tempo real da quantidade grãos que estão sendo depositados e dos fertilizantes e corretivos aplicados.

“Um dos pontos que está no nosso DNA é oferecer ao mercado um equipamento do campo para o campo. Por isso o novo ADS Multi foi pensado para solucionar desafios das culturas de grãos. Ouvimos os produtores e pedimos o que poderíamos entregar que otimizasse o seu manejo, e com isso estamos entregando alta capacidade de aplicação de corretivos, versatilidade nos manejos, otimização da logística, economia de combustível, equipamento de maior cavalagem visando altas velocidades e maior produtividade. Além de fazer a aplicação de três insumos – calcário, gesso e fertilizantes granulados –, funciona como um tanque/carreta graneleira, que recebe o grão do graneleiro da colhedora e o transporta até o caminhão que segue para o armazém”, explica o CEO da Grunner, Dênis Arroyo.

O novo equipamento promove redução do consumo de combustível para a mesma operação, com uma velocidade três vezes superior à de um trator, tanto para o deslocamento vazio quanto o carregado. “Essa velocidade concede à máquina mais agilidade e o aumento de rendimento da colhedora de grãos porque ela continua colhendo o tempo todo, não tendo a necessidade de parar a máquina para descarregar”, detalha. “É possível fazer tudo isso obedecendo um controle de tráfego dentro da lavoura, o que reduz a compactação do solo, melhorando a sua saúde, seguindo os princípios da agricultura regenerativa”, pontua.

Conceito inovador para redução de custos e alta eficiência

A versatilidade do novo ADS Multi permite reduzir as frotas das propriedades agrícolas, proporciona redução de viagens para carregamento e descarregamento e uma maior eficiência para atender janelas de plantio e colheita. “São atributos valiosos em um cenário cada vez mais pressionado pelos custos de produção, que espremem as margens da produção de grãos”, enfatiza Dênis Arroyo.

O desenvolvimento da tecnologia para a linha de maquinários, contou com investimentos de cerca de R$ 16 milhões, inicialmente para o mercado de cana e depois para grãos. “Trouxemos uma primeira versão do equipamento aqui para a Agrishow, e inicialmente seria para a aplicação de compostos orgânicos e corretivos, mas os próprios produtores pediram que a máquina tivesse mais funcionalidades. Ouvimos o mercado e aprimoramos esse protótipo que apresentamos na feira. O ADS Multi será comercializado a partir de 2025”, explica o CEO.

Além dos benefícios em eficiência e produtividade, o menor consumo de combustível do ADS Multi em relação à frota padrão reduz as emissões de gases de efeito estufa na operação e na cadeia de abastecimento, considerando-se que para cada litro de diesel queimado em combustão, ocorre a emissão de 2,6 kg de CO2.

“Hoje não existe no mercado para grãos um equipamento que tenha essa multifuncionalidade. Essa é uma forma também de o agricultor ter o retorno do investimento feito na tecnologia de forma mais rápida, pois o equipamento segue trabalhando durante todo o período, tendo em vista que suas funções não coincidem e são intercaladas. A máquina não fica parada, o serviço segue e a lavoura ganha mais produtividade. E o trator que seria utilizado para esse fim, pode realizar outras tarefas”, salienta.

Motor movido a etanol

Outra grande novidade é a apresentação do estudo realizado pela Grunner em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, do motor para equipamentos pesados movido a etanol. “Está no DNA da Grunner trazer opções, e soluções, que sejam do campo para o campo. Por isso, este projeto de motor movido a etanol é um grande passo e termos parceiros comprometidos é algo que nos move”, pondera o Denis Arroyo.

O modelo apresentado durante a feira é um estudo, e de acordo com o CEO levará ainda mais ou menos um ano e meio de validação até que possa ser disponibilizado para comercialização. “Temos um cuidado muito grande quando lançamos um projeto para o mercado, e estamos muito confiantes neste estudo. Sabemos o quanto o combustível significa de custo na produção atualmente, e o quanto conseguiríamos diminuir isso para o agricultor, principalmente para o produtor de cana de açúcar”, finaliza o executivo.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a ideia dos irmãos, foi adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.