InícioDiversos5 dicas infalíveis para passar as roupas com perfeição

5 dicas infalíveis para passar as roupas com perfeição

- continua após a publicidade -

Seja assistindo televisão ou escutando músicas, passar as roupas é um trabalho que requer tempo e uma atenção especial. Deixar cada peça perfeita e pronta para ser usada não é fácil, mas quando o resultado fica bom, a satisfação de vestir o seu traje preferido é ainda melhor. Segundo pesquisa realizada na Suécia pela Electrolux no final de 2017, uma roupa bem passada melhora seu ânimo e autoestima.  Quando o bom humor aparece, tudo flui de maneira melhor, não importa a situação do dia.  A roupa é mais do que nunca um símbolo de identidade, que nos permite expressar a nossa opinião e como nos sentimos independente da ocasião.

Cada etapa do processo de cuidar das roupas é importante, desde a lavagem até a maneira que as peças são passadas, dobradas e guardadas. Nylon, seda, jeans… os tecidos são muitos no guarda-roupas e cada um possui diferentes cuidados. Antes de tudo, para saber quais são os cuidados necessários para determinada peça é essencial ler e entender a sua etiqueta e ver se o tecido pode ser passado ou não. Depois, o trabalho pode ser iniciado!

A seguir, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Categoria de Produtos da Electrolux, responde perguntas comuns na hora de passar roupas:

  • Como eu escolho a ordem das peças?

É necessário sempre começar pelos tecidos finos que exigem temperatura mais baixa e ir aumentando a temperatura gradativamente. Essa atitude evita danos por excesso de calor em tecidos mais sensíveis e ainda ajuda a economizar energia no final do mês.

  • Mas qual é a temperatura ideal de cada tecido?
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Existe uma temperatura adequada a cada tecido; os ferros variam entre 85ºC a 230ºC e por isso é tão importante ajustar o seletor de acordo com o tecido a ser passado. Altas temperaturas em tecidos delicados vão queimar as fibras e deixar brilho e manchas, assim como temperaturas baixas ou médias não deixarão as fibras naturais como linho e jeans bem lisas. Uma única temperatura não é suficiente para atender de forma eficiente todos os tecidos”, recomenda Flamarion Pirtouscheg.

 

Nylon e lycra, por exemplo, são dois tecidos supersensíveis e que requerem muito cuidado. Ambos devem ser os primeiros na fila de passar. O nylon é desamassado facilmente, por isso, é possível deixá-lo liso rapidamente e com a temperatura amena. Quando chegar a vez da lycra, é interessante passar o ferro com movimentos mais rápidos e deixar a base aquecida por pouco tempo em cima da roupa.

A seda pode ser o próximo na fila. Uma boa dica, para preservar a essência desse tecido é passar do lado avesso e sempre sem vapor. O veludo como também é brilhante, deve ser passado do avesso e ligeiramente umedecido.

Os sintéticos são muito fáceis de passar. É preciso apenas que as peças estejam bem abertas sobre a tábua e trabalhar com movimentos rápidos com o ferro. Agora, tanto lã quanto o algodão, são tecidos que exigem maior temperatura e que requerem umidade na hora de passar. O último da fila é o jeans. A temperatura precisa estar alta e usar bastante vapor é a solução para facilitar o processo.

  • Posso passar o ferro em cima de botões e zíperes?

O certo é não passar o ferro nesses acessórios. Basta abrir essas partes e passar delicadamente ao redor. Isso evita riscos que podem reduzir o deslizamento na base do ferro. Os modelos da Electrolux, por exemplo, contam com borda salva-botões, ponta mais fina que garante maior precisão e acabamento perfeito para qualquer tipo de peça e base resistente a riscos.

  • Eu preciso limpar o ferro? Como?

Sim. Pelo menos uma vez por mês o ferro deve ser limpado para evitar que acumule resíduos nas saídas de vapor. Para limpar, uma boa opção é usar uma mistura de 2/3 de água e 1/3 de vinagre no copo. Passar gentilmente com uma esponja na base e retirar o resíduo com pano macio e úmido. Em relação ao reservatório de água, vale ressaltar que não deve ser colocado nenhum tipo de líquido ou produto de limpeza dentro desse compartimento, pois pode reduzir o tempo de vida útil do ferro. Também deve-se fazer a autolimpeza sobre a pia com cuidado, pois sairá água quente e vapor pelas saídas de vapor, também uma vez por mês.

  • O que é vapor vertical e quando posso usá-lo?

Esse é um recurso do ferro de passar ideal para usar em roupas que já foram passadas e amassaram com o tempo. Além disso, essa opção é boa para remover odores das roupas, como cigarro e cheiro de guardado, pois se utiliza de um jato muito forte de vapor que entra nas fibras e eliminam as partículas desses cheiros. Além disso, permite alisar as roupas direto do cabide.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

No Dia do Publicitário, APP Ribeirão lança calendário de atividades de 2023

Com novas datas de atividades e eventos, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto reúne diretoria no Chopp Time

Saúde prorroga inscrições de concurso público para bolsistas do Programa de Aprimoramento

Inscrições vão até 17 de fevereiro; bolsas são para as áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional

Lula promete nova regulação para trabalhadores de aplicativos

Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores por aplicativos que podem deixar de trabalhar e ter uma renda, caso seja levado adiante

‘lambança’ é como Haddad chama aredução de ICMS

Durante a campanha lula e Haddad já avisavam que eram contra redução de impostos, bem como a bancada do PT foi contra durante a votação da lei criada por Bolsonaro

A brilhante ideia: Correios podem substituir Uber

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que não está preocupado com a possibilidade de o Uber deixar o Brasil, se a regulamentação de aplicativos...
- PUBLICIDADE -