InícioDiversos20 Receitas de comidas e bebidas Juninas durante a quarentena

20 Receitas de comidas e bebidas Juninas durante a quarentena

Festa Junina! Aprenda receitas saborosas para fazer delicias juninas em casa, fácil, rápido e tradicional. Prepare a sua em Casa

- continua após a publicidade -

Junho é uma época alegre e cheia de boas lembranças. Tem como não ficar feliz?

As comidas de festa junina fazem tudo ficar ainda mais perfeito.

Por isso, separei várias receitas clássicas (e outras nem tanto) para você deixar a sua festa ainda mais saborosa. Tem paçoca, pé-de-moleque, canjica, maçã do amor, bebiidas tipicas e muito mais!

Curau

Ingredientes
4 espigas de milho verde
1 vidro de leite de coco
1 xícara e ½ de leite
1 colher de margarina
1 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
1 pitada de sal

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Modo de preparo
Retire os grãos do milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite. Passe para uma panela e misture os demais ingredientes, com exceção da canela. Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó. Caso ache necessário, peneire antes de levar ao fogo. Rende: 10 porções

Canjica

Ingredientes
500 g de milho para canjica
2 litros de água
1 lata de leite condensado
400 ml de leite de coco
½ litro de leite
3 paus de canela
½ colher (chá) de canela em pó
8 cravos-da-índia
Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo
Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Cozinhe a canjica na água do molho em uma panela por cerca de 1 hora. Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar. Coloque mais açúcar se quiser. Sirva quente ou fria.

Maçã do Amor

Ingredientes
6 maçãs
6 palitos de sorvete
½ xícara de glucose de milho
2 xícaras de açúcar
4 gotas de corante vermelho
Granulado colorido para enfeitar

Modo de preparo
Lave as maçãs e coloque os palitos de sorvete onde deverá ficar o cabo. Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose de milho, espere formar uma calda grossa, demora aproximadamente 1 minuto. Desligue e acrescente as 4 gotas de corante e misture bem. Segure as maçãs pelo cabo do sorvete e passe-as pela calda, em seguida despeje o granulado colorido e coloque virada de cabeça para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixe na geladeira até endurecer.

Pé de Moleque

*Receita Nestlé
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amendoim, torrado e sem pele
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo
Leve ao fogo baixo o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa – mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos. Rendimento: 30 porções.

bolo de milho

Bolo de Milho

Ingredientes
2 espigas de milho cru (2 xícaras)
1 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo
Debulhe os grãos de milho. (retire os grãos da espiga cortando com uma faca). No liquidificador bata o milho com 3 colheres de leite. Reserve. Na batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, acrescente os ovos e continue batendo. Siga adicionando o creme de milho do liquidificador e a farinha, acrescente as 3 colheres restantes do leite bata e por último o fermento. Coloque a massa em forma média com furo central untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja pronto. Espere esfriar um pouco, desenforme e salpique açúcar de confeiteiro.

Pipoca Caramelada

Ingredientes
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de milho para pipoca
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo
Em uma panela própria para fazer pipoca, ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva, em seguida, em tigelas. Dica: se você não tiver a panela própria, chacoalhe a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

Cocada Cremosa

*Receita do Panelinha
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de coco ralado fresco
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
Numa panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite, a manteiga e o coco ralado. Com uma colher, misture bem, até que comece a soltar do fundo da panela. Transfira para um recipiente que vá à mesa e sirva quando esfriar.

arquivo

Crocante de Amendoim

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de glucose de milho
3 xícaras (chá) de amendoim torrado sem casca
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve. Em uma panela média, misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por 10 minutos ou até obter uma calda escura. Junte o amendoim torrado e misture bem. Retire do fogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira. Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares. Rendimento: 60 porções | Preparo: até 30 minutos

arquivo

Pipoca de Paçoca

Ingredientes
¼ xícara (chá) de milho de pipoca
2 paçocas tipo rolha esfarelada
½ colher (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina sem sal

Modo de preparo
Em uma panela coloque o óleo e o milho. Quando as pipocas estiverem prontas, reserve-as. Em outra panela, coloque a margarina e o açúcar, deixe derreter até formar um caramelo. Desligue o fogo, misture a paçoca e em seguida envolva a pipoca rapidamente no caramelo.

Pipoca com Bacon

Ingredientes
200 gramas de milho de pipoca
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de curry
Fatias de bacon a gosto

Como preparar
Derreta a manteiga com sal no fogo baixo e acrescente a pimenta-do-reino, o curry, o milho e as fatias de bacon. Depois que a pipoca estourar, é só derramar mais manteiga derretida por cima e misturar.

Pamonha

*Receita do programa Tempero de Família (GNT)
Ingredientes
6 espigas de milho (bem amarelas)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de coco ralado seco (desidratado)
½ xícara (café) de água
Palha do milho para embalar (ao invés de embalar na palha do milho, pode-se usar sacos térmicos próprios para cozimento, amarrando com elástico)
Barbante ou elástico para amarrar

Modo de preparo
Descasque as espigas de milho, corte as pontinhas das espigas e retire todos os cabelinhos do milho. Reserve. Em uma panela ferva água para cozinhar a palha do milho. Cozinhe a palha por aproximadamente 15 minutos. Escorra e coloque as palhas para secar individualmente. Debulhe as espigas de milho com uma faca. Bata o milho, aos poucos, no liquidificador com o auxílio de uma espátula. Acrescente a água quando necessário. Aproximadamente ½ xícara de chá de café. Quando formar um creme, despeje numa bacia. Misture ao creme de milho o açúcar e o coco ralado. Mexa bem até que fique homogêneo. Coloque a massa dentro da palha de milho, fazendo pequenos travesseiros e amarre bem com barbante ou elástico. Em uma panela grande coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque as pamonhas uma a uma. É importante que a água realmente esteja fervendo, caso contrário, as pamonhas irão se desmanchar. Cozinhe por aproximadamente de 50 minutos a 1 hora. Retire com uma escumadeira e sirva ainda quente ou fria. Rendimento: 4 porções | Preparo: 1h30

Queijadinha

*Receita da Nestlé
Ingredientes
3 ovos
1 lata de leite condensado
100 g de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
200 g de coco seco ralado
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva. Dica: O queijo meia-cura pode ser substituído por queijo parmesão ralado. Rendimento: 25 porções | Tempo de Preparo: 10 minutos

Arroz-doce

Ingredientes
1 e ½ litro de leite
2 xícaras de arroz branco (já lavado)
3 xícaras de açúcar
Canela em pau a gosto
1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Cozinhe o arroz no leite, juntamente com a canela (utilize uma panela grande para que o leite ferva e não derrame). Após 20 minutos, mexa de tempos em tempos. Acrescente o açúcar e deixe por 20 minutos. Logo em seguida, acrescente o leite condensado e deixe por mais 20 minutos. Sirva e, se quiser, decore o topo com canela em pó e pau de canela. Rendimento: 20 porções | Tempo de preparo: 1 hora

arquivo

Cuscuz Paulista

Ingredientes
1 lata de milho verde
½ xícara de chá de azeite
1 lata de ervilha
2 latas de sardinha ou atum
1 cebola picada
1 lata ou caixa de molho de tomate
2 latas de água
1 pimentão
Cheiro verde, sal e temperos a gosto
3 ovos cozidos
1 caldo em tablete do sabor preferido
3 xícaras de farinha de milho grossa
Tomate para decorar

Modo de preparo
Refogue no azeite o molho de tomate, a cebola, o pimentão, ervilhas, milho verde, azeitonas, cheiro verde, sardinha, os temperos e caldo em tablete. Coloque a água e deixe ferver. Depois, coloque a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha. Coloque a massa na forma, deixe esfriar, e desenforme. Rende: 10 porções

Festa Junina! Aprenda receitas saborosas para fazer delicias juninas em casa, fácil, rápido e tradicional. Prepare a sua em Casa
arquivo

Vinho Quente

Ingredientes
1 copo de açúcar
Canela em rama
Cravo
1 litro de vinho tinto seco
½ litro de água
½ maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias

Modo de preparo
Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela. Acrescente o vinho, já misturado com a água. Junte a maçã e o açúcar restante. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.

Quentão

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de açúcar

  • 1 ½ xícara (chá) de água
    50g de gengibre cortado em fatias finas
    1 limão cortado em rodelas
    4 xícaras (chá) de cachaça
    3 cravos da índia
    2 pedaços pequenos de canela em pau

Modo de preparo
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes menos a cachaça e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.

foto arquivo

Chocolate quente

Esse não é um chocolate quente comum, que sua vó faz, que você encontra sempre em um StarBucks, por exemplo, ou em qualquer loja modafoca que venda café e afins. Esse chocolate é etílico e é pra deixar qualquer Jack Sparrow satisfeito, pois leva Rum.
Ingredientes do Chocolate Quente

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de noz-moscada
2 pedaços de canela em pau
6 cravos
1/3 de xícara (chá) de rum

Modo de preparo do Chocolate Quente

Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a nóz-moscada, o cravo e a canela. Coloque no fogo e espere ferver. Retire do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Mande ver no rum e chame o Jack Sparrow pra beber junto e pronto!

Choconhaque

Esse eu acho completamente sensacional. Uma variação do chocolate quente, mas nesse caso é feito com conhaque, já dá pra ver pelo nome, certo? Não leva todos os ingredientes também, claro. Já falamos sobre Choconhaque aqui no Papo de Bar, confira o post.
Ingredientes do Choconhaque

250 ml de leite bem quente
50 ml de conhaque
04 colheres de sopa de chocolate
açúcar ou adoçante a gosto
Decoração: chantilly e canela em pó

Modo de preparo do Choconhaque

Misture bem os ingredientes, coloque nas xícaras e decore com o chantilly, polvilhe a canela. Se acabe agora nessa delicia etílica e esquenta bem.

Capeta – Como o nome já diz, esse drink é diabólico. Possui muitas variações, uns mais fortes, outros mais fracos. Já vi muita gente dando PT abusando desse drink. Pode ser um pouco enjoativo pra alguns, mas eu acho sensacional, principalmente pela canela, que eu curto bastante.

Capeta

1 copo americano de vodka
1/3 abacaxi picado
1/2 lata de leite condensad
o1 colher de sopa de achocolatad
o1 colher de sopa rasa de canela
1 colher de sopa de guaraná em pó (opcional)
Gelo a gosto

Modo de preparo do Capeta

Misture os três primeiros ingredientes e bata no liquidificador. Depois sirva salpicando a canela no copo. Mande pra dentro de uma vez e fuja do capeta, beba tranquilamente e vá atrás de uma diabinha gostosa vestida de caipira.

Leite de Onça

– Mais um drink com leite condensado, portanto, bem doce e que a probabilidade das mulheres gostarem é quase 100%. Lembrando que esse não é o leite de burra que o chapolim tanto comentava
Ingredientes do Leite de Onça

1 vidro pequeno de leite de coco
2 gotas de essência de coco
1 lata de leite condensado
1 litro de cachaça de roça
1 litro de água
1 k de açúcar
1 litro de leite

Modo de preparo do Leite de Onça

Esse é bem difícil galera, pegue todos os ingredientes e bata no liquidificador. Bem difícil né? Depois mande ver nesse drink.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -