InícioCulinariaCeia de Natal: sobremesas também não podem faltar; especialista dá dicas de...

Ceia de Natal: sobremesas também não podem faltar; especialista dá dicas de receitas acessíveis e deliciosas

Há quem diga que sempre sobra um espaço no estômago para se deliciar com a sobremesa.

- continua após a publicidade -

Há quem diga que sempre sobra um espaço no estômago para se deliciar com a sobremesa. Na ceia de Natal não pode ser diferente, elas também possuem destaque garantido na mesa.

Em um ano em que o orçamento para as festas de final de ano está mais curto para muitas famílias brasileiras, a coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, professora Regina Santos Costa, dá dicas de opções de doces típicos e acessíveis para que a ceia de Natal fique completa. Confira!

SOBREMESAS

Pudim de Panetone

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ingredientes:

200 ml de leite integral

500 g de panetone ou chocotone de sua preferência 

2 ovos

1/2 lata de leite condensado 

200 ml de creme de leite

Mistura de açúcar com canela (2 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de chá de canela em pó)

Modo de Preparar:

Untar um refratário. Em seguida, cortar o panetone em cubinhos pequenos e de forma grosseira. Acomodar os cubinhos no refratário e reserve.

Em uma tigela, misturar os ovos, leite condensado, creme de leite e o leite. Com um fouet, bata bem a mistura de forma que você dissolva o leite condensado e incorpore bem os ingredientes uns aos outros.

Despejar a mistura líquida sobre os pedacinhos de panetone. Caso algum pedaço fique de fora da mistura, “mergulhe-os” no creme para que não queime e fique torrado. Polvilhe por cima o açúcar com canela e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 35 minutos.

Dica:

O ponto ideal dessa sobremesa é quando você balançar a forma e perceber que o líquido está bem firme. Depois, é só levar para gelar por 2 horas e servir em seguida!

Rabanada (reaproveitamento de pão amanhecido)

Ingredientes:

3 Pães franceses amanhecidos

1/3 de xícara de açúcar

1 colher se sopa de canela em pó

1 ovo

5 colheres de sopa de leite

5 colheres de sopa de leite condensado

6 gotas de essência de baunilha

1 colher de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de óleo

Modo de Preparar:

Cortar o pão em fatias altas, com cerca de 2 dedos.

Misture o açúcar com a canela em pó e reservar.

Misture em outro recipiente o ovo, o leite, o leite condensado e a essência de baunilha. Passe as fatias de pão dos dois lados nessa mistura.

Aqueça uma frigideira com a manteiga e o óleo.

Frite as rabanadas dos dois lados.

Por fim, passe as rabanadas no açúcar com canela.

###

Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

47ª Semana de Portinari continua, em Brodowski 

Totalmente gratuita, a programação traz pintura mural no projeto "Oficinas Andantes", Feira de Artesanato para incentivar a economia criativa, e muito mais

Roberto Carlos se apresenta em dose dupla em Ribeirão Preto

Shows do cantor acontecem nos dias 6 e 7 de Setembro, no Taiwan Centro de Eventos

Arraiá Viva Ribeirão chega à 12ª edição e busca auxiliar entidades 

Evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na Igreja Santa Teresinha Doutora

SEXTOU: Feira do livro, Rodeio de Barretos, Alexandre Pires e muito mais

Opções para programar seu final de semana não faltam. Escolha e bom final de semana.

Confira a programação da feira do livro de Ribeirão Preto que começa na próxima sexta-feira (19)

A FIL é CONSIDERADA A 7ª MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A 2ª MAIOR DO BRASIL.
- PUBLICIDADE -