InícioCulinariaAlimentação saudável na rotina das crianças, sim!

Alimentação saudável na rotina das crianças, sim!

- continua após a publicidade -

Criatividade e planejamento são as palavras de ordem para os pais que buscam uma solução para tornar mais simples a hora da refeição dos pequenos. Para a nutricionista Bruna Pavão, com mais de cinco anos de experiência na área de consultoria, uma prática imprescindível é manter a rotina alimentar, para estimular o consumo de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, e a tarefa não precisa ser árdua.

Montar um cardápio, além de abastecer a despensa com uma série de lanches práticos, é uma das alternativas que podem ser usadas para conciliar a rotina profissional aos cuidados familiares. “É comum alguns pais se queixarem da falta de tempo para oferecer lanches mais saudáveis, mas esse fator não deve impactar a qualidade da alimentação. Inclusive aos finais de semana, a rotina deve ser mantida”, orienta a nutricionista.

De acordo com Bruna, já existem no mercado diversas opções de lanches prontos e saudáveis. A dica de ouro é saber interpretar os rótulos. Nem sempre um produto que destaca conter mais fibras ou é denominado integral realmente segue à risca na composição, então, é preciso conferir as informações nutricionais. Observar a ordem dos ingredientes listados na embalagem é determinante. Por exemplo, para ser considerado realmente integral, esse tipo de farinha deve entrar em primeiro lugar na relação.

No entanto, mesmo com o aumento da oferta de produtos com menos sódio, gordura e açúcar, os pais ainda comentem erros. “Suco de caixinha é um dos alimentos que as crianças mais consomem, porque os pais acham que são uma excelente opção, que estão trocando o refrigerante por algo saudável, e não é o caso. Muitas vezes, o produto não tem nem a fruta informada no rótulo”, reforça a profissional.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Como infância e brincadeiras são quase sinônimos, o gasto energético das crianças costuma ser alto, o que interfere na hidratação. Sorvetes naturais de frutas são recursos práticos para repor o líquido perdido e bem aceitos por esse público. A receita é simples: basta bater a fruta congelada no liquidificador (preferencialmente com banana ou frutas vermelhas) para conferir a cremosidade, escolher a apresentação, levar ao congelador e pronto, aproveitar.

 Saúde e praticidade

Incluir as oleaginosas no cardápio é outra sugestão que atende à demanda por saudabilidade e praticidade. “São fontes de gordura boa, oferecem saciedade e são coringas”, enaltece Bruna.

Renato Feliz, Vice-Presidente de Vendas, Operações e Marketing da Santa Helena, destaca que o amendoim vem ganhando espaço dentre os produtos saudáveis. “Ele é muito democrático, pode ser consumido in natura e compõe diversas receitas. Ainda, tem um preço mais acessível em comparação às castanhas, e é popular tanto no Brasil como no exterior. Para a dieta, é fonte de Selênio, Ômega-3 e favorece a elevação do colesterol bom”, diz.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) apontam que 78% da população não passa mais de 15 dias sem consumir o grão, além disso, 52% das pessoas têm o hábito de consumir o alimento como um lanche da tarde.

A força do mercado aparece nos resultados da Santa Helena, que é uma das maiores indústrias do ramo na América Latina. Em 2017, por exemplo, a empresa conseguiu aumentar a receita líquida em 8,4% em função do ingresso no mercado de amendoim in natura, fato que proporcionou uma expansão de quase 225% na atuação internacional da fabricante.

Dentre as diversas opções de consumo, as oleaginosas podem ser oferecidas em um mix de castanhas. Com amendoim, flocos de arroz, açúcar demerara ou mel e nibs de chocolate meio amargo, por exemplo, dá para fazer uma granola caseira, que pode ser usada na salada, para dar um tempero agridoce; com frutas; leite; e até virar uma barra de cereais nutritiva.

 

“O importante é que a dieta seja variada e que os alimentos sejam apresentados em preparos diferentes, sempre com a orientação de um profissional, de acordo com as atividades e a rotina das crianças”, explica a nutricionista. Amendoins e castanhas podem ser inseridos na rotina dos pequenos desde o momento em que estiverem aptos à mastigação. A quantidade é relativa ao histórico de cada indivíduo; se faz exercícios físicos e em qual intensidade.

O comportamento dos pais também reflete no das crianças, portanto, vale ponderar a própria conduta. “Mais do que falar e incentivar, é preciso fazer. Comer corretamente, sem pular refeições, estabelecer horários. Se os pais têm uma vida saudável, é provável que essa criança queira manter essa mesma rotina”, esclarece Bruna.

Sobre a Santa Helena

Reconhecida pela qualidade de seus produtos há mais de 75 anos, a Santa Helena é, hoje, uma das principais indústrias de amendoim da América Latina. O portfólio da marca é diversificado e inclui campeões de vendas, como Paçoquita e Mendorato, além das linhas de Snacks, composta por produtos como Troféu e Crokíssimo, e de alimentação saudável com as marcas Cuida Bem e First.

Além de levar o melhor do amendoim para todo o Brasil, desde 1997 a Santa Helena exporta seus produtos para mercados extremamente competitivos, como Europa, Ásia e América Latina.

Em busca de superar as expectativas de seus consumidores, a empresa faz da inovação uma constante, investe assiduamente na otimização de processos, na qualificação dos colaboradores e no controle de qualidade.

Com um complexo industrial localizado no interior paulista, em Ribeirão Preto, a Santa Helena conta com um time de, aproximadamente, 1.300 colaboradores. Para saber mais, acesse: www.santahelena.com.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data
- PUBLICIDADE -