Início Colunas Moda 19ª Semana da Moda discutirá estampa, roupa masculina e consumo consciente

19ª Semana da Moda discutirá estampa, roupa masculina e consumo consciente

- continua após a publicidade -

Entre os dias 15 e 18 de maio, das 8h30 ao meio-dia, a Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), será tomada por estilistas, empresários descolados, executivos de nicho mercadológico e até defensores de causas sociais e batalhadores do slow fashion. Todos se encontrarão na Sala de Conferências “Arquiteto Luiz César Barillari”, no Bloco D, para a 19ª Semana da Moda, que terá como pontos de discussão estampas, roupa masculina e consumo consciente.

“A programação é sempre montada com a participação decisiva de uma comissão de alunos. Optamos por trazer, todos os anos, profissionais da cidade como uma forma de mostrar aos estudantes que Moda de qualidade, seja autoral ou industrial, também existe, é forte e tem mercado fora do eixo Rio-São Paulo. E Ribeirão Preto é prova cabal disso”, afirma a coordenadora da graduação, Leda Braga Ferraz.

Máquinas Versus Xilogravuras

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Estamparia” será tema da mesa composta, no dia 15 (segunda-feira), por Cristina Gonçalves, que faz trabalhos artesanais autorais; Adriana Mattos, da loja Giusepina Fashion T-shirts, que atua com impressão por sublimação de imagens com maquinário específico; e João Rosa Campos, da grife Angá, que utiliza xilogravura para impressão, unidade por unidade, em camisetas. A mediadora será Leda Braga. Neste dia serão conhecidos os três finalistas do 1º Concurso de Estampas “Georgia Ferreira”, cujo nome homenageia aluna de mesmo nome da graduação falecida em 2014.

Analu Nazário, da Golf Class, clássica marca de camisetas polo, e Douglas Alexandre Costa, da ultrajovem grife Chaos, baseada em Ituverava (SP), serão mediados pela professora Juliana Bononi, do Moura Lacerda, no debate sobre “Moda Masculina” no dia 16 (terça-feira).

Socialmente responsável

“Temos orgulho de ser um curso engajado, combativo, que fomenta entre os estudantes reflexões e posturas mais antenadas com este momento mundial atual de recondução do olhar de si para o outro e para o planeta. Somos signatários do movimento internacional Fashion Revolution e membro do capítulo local da ação. Mantemo-nos ativos na Semana de Responsabilidade Social Corporativa do Centro Universitário. Um de nossos projetos mais representativos é o EcoCine. Por isso foi natural a escolha do tema ‘Consumo Consciente’ para, no dia 17 (quarta-feira), finalizar a série de mesas-redondas da semana”, salientou a coordenadora da graduação.

O professor Caio Fernandes, que leciona em diversos cursos do Moura Lacerda, mediará o painel que terá a presença de Carolina Kotchetkoff, da loja VerDe Fatto; Amanda Furlan, idealizadora, gestora e fomentadora do evento itinerante Magazine Desapego, um misto de brechó com espaço de escambo (troca de um produto por outro sem a necessidade de papel-moeda); e Leandro, da marca Vert Shoes, que trabalha como – pasmem – tênis vegano.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Materioteca “João Pimenta”

A última atividade da 19ª Semana da Moda será a inauguração, às 9 horas, no dia 18 (quinta-feira), da Materioteca “João Pimenta”. O estilista que dará nome ao espaço – e estará presente na abertura à comunidade acadêmica – nasceu em Minas Gerais, veio para Ribeirão Preto ainda criança, seguiu, aos 19 anos, para a capital de todos os paulistas e fez carreira pelo Brasil e até no exterior ao construir uma identidade muito própria em vestuário masculino. Ele foi a estrela do 1º IFA – Interior Fashion Arts, evento ocorrido na cidade nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2016.

Uma materioteca, como o nome sugere, é um local onde estão catalogados e à disposição para leituras e pesquisas diversos tipos de materiais utilizados na produção de Moda. Estará exposto um acervo de tecidos (seda, cetim, linho, poliéster, etc.), não-tecidos (por exemplo, couro e outros produtos orgânicos usados como vestimentas ou adereços), aviamentos (botões, pingentes, fitas inglesas, etc.), entre outros elementos. “Cada peça estará fixada em uma folha de papel tamanho A4 com toda sua ficha técnica, contendo informações como nome comercial, fornecedor, características têxteis, etc.”, contou Leda Braga Ferraz.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU