A ação busca conscientizar os alunos sobre a importância da arborização frente às mudanças climáticas
Localizada em uma antiga cratera de vulcão, Ribeirão Preto é considerada quente. Com poucas árvores, a disponibilidade de umidade e água diminuem e a cada ano que passa as temperaturas aumentam, fazendo com que os moradores sintam na pele o efeito da falta de vegetação. Em 2022, o Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário, divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) revelou que apenas 12,7% da cidade possui vegetação, uma porcentagem muito abaixo dos 30% recomendados por especialistas.
Para conscientizar os estudantes sobre a importância da arborização urbana como estratégia de combate às mudanças climáticas, o Colégio Marista Ribeirão Preto vai realizar nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, no período da manhã, um plantio de mudas de Ipês Brancos e Resedas, no Centro, local onde está sediada a escola. Participam alunos do 6 ano do Ensino Fundamental.
“Essas árvores que vão crescer no nosso bairro além de garantir mais sombra para todos que circulam pelo bairro vão ser importantes para a fauna da região, para a absorção de dióxido de carbono emitido no centro da cidade, para a infiltração de água no solo, melhorando a umidade do ar”, diz Rodrigo Borgheti, diretor do Colégio Marista de Ribeirão Preto.