Início Cidades Ribeirão Preto registra déficit de 5 mil empregos nos últimos dez anos

Ribeirão Preto registra déficit de 5 mil empregos nos últimos dez anos

- continua após a publicidade -

A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, por meio do Núcleo de Inteligência, realizou um amplo estudo referente ao Mercado de Trabalho na cidade nos últimos dez anos e constatou que entre 2007 e 2017 a cidade registrou um déficit de 5 mil postos de trabalho. 

“Nossa análise contextualiza os números mostrando que, nos últimos dez anos, as vagas de emprego não acompanharam o crescimento da população economicamente ativa. A crise econômica também é uma explicação, pois desencadeou uma destruição de empregos muito grande”, explica Gabriel Couto, economista da ACIRP e coordenador do Núcleo de Inteligência.

Para Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi da ACIRP, os dados também indicam que grande parte da população está se encaminhando para o empreendedorismo ou para a informalidade. “O desemprego dispara o gatilho do empreendedorismo. Quando o empregado é um empreendedor, a economia ganha impulso. Mas quando o desempregado não é empreendedor, acontece um fracasso previsto. Ele não queria criar uma empresa. Ele queria ter um emprego”, analisa Golfeto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

E completa: “Ribeirão Preto – e o Brasil como um todo – viveu dois apagões, que foi o que uniu o pico do desenvolvimento, como o gráfico mostra, e o pico da recessão. Houve apagão de mão de obra no primeiro caso e apagão de emprego no segundo. A melhor política social ainda é uma economia que cria emprego”, avalia Golfeto.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida

A pandemia e sua influência no relacionamento íntimo das pessoas

De uma hora para outra, fomos obrigados a mudar alguns hábitos, como sair com amigos, fazer um churrasco com toda a famílial, conhecer pessoas.

Vai concorrer a um cargo político? Saiba o que é preciso para estar em dia com a sua contabilidade

Além de todas providencias e seguir uma série de determinações da justiça eleitoral, os candidatos obrigatoriamente necessitam declarar todo o valor, inclusive patrimonial