InícioCidadesRibeirão Preto registra déficit de 5 mil empregos nos últimos dez anos

Ribeirão Preto registra déficit de 5 mil empregos nos últimos dez anos

- continua após a publicidade -

A ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, por meio do Núcleo de Inteligência, realizou um amplo estudo referente ao Mercado de Trabalho na cidade nos últimos dez anos e constatou que entre 2007 e 2017 a cidade registrou um déficit de 5 mil postos de trabalho. 

“Nossa análise contextualiza os números mostrando que, nos últimos dez anos, as vagas de emprego não acompanharam o crescimento da população economicamente ativa. A crise econômica também é uma explicação, pois desencadeou uma destruição de empregos muito grande”, explica Gabriel Couto, economista da ACIRP e coordenador do Núcleo de Inteligência.

Para Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi da ACIRP, os dados também indicam que grande parte da população está se encaminhando para o empreendedorismo ou para a informalidade. “O desemprego dispara o gatilho do empreendedorismo. Quando o empregado é um empreendedor, a economia ganha impulso. Mas quando o desempregado não é empreendedor, acontece um fracasso previsto. Ele não queria criar uma empresa. Ele queria ter um emprego”, analisa Golfeto.

E completa: “Ribeirão Preto – e o Brasil como um todo – viveu dois apagões, que foi o que uniu o pico do desenvolvimento, como o gráfico mostra, e o pico da recessão. Houve apagão de mão de obra no primeiro caso e apagão de emprego no segundo. A melhor política social ainda é uma economia que cria emprego”, avalia Golfeto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.

🔥🚀 Região de Ribeirão Preto, SP, tem vagas de emprego 🔥🚀

Nesta segunda-feira (15), uma miríade de oportunidades está à disposição dos trabalhadores que buscam uma colocação no mercado.

Tudo sobre a Agrishow 2024: A maior feira agrícola da América Latina em foco!

A Agrishow 2024 é imperdível para quem quer estar à frente do futuro do agronegócio!

Tudo sobre a Série A do campeonato brasileiro de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos.

A Série A de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.

🔥⚽ Liverpool vs Crystal Palace: Onde Assistir ao Vivo, Horário, Palpites e Prováveis Escalações do Jogo da Premier League ⚽🔥

O Liverpool enfrenta o Crystal Palace em uma partida crucial pela Premier League, buscando manter suas esperanças de título. O jogo acontece neste domingo (14), às 10h (de Brasília), com transmissão exclusiva no Star+.
- PUBLICIDADE -