InícioCidadesRibeirão Preto Receberá a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico...

Ribeirão Preto Receberá a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA)

Este ano, Ribeirão Preto terá a honra de sediar a 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Este ano, Ribeirão Preto terá a honra de sediar a 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento está agendado para ocorrer entre os dias 20 e 24 de maio.

Na última edição, em 2023, a cidade recebeu o convite para participar do Congresso como destaque na gestão de saneamento básico, reconhecimento pela qualidade dos serviços oferecidos à população. No entanto, a escolha de Ribeirão Preto para sediar a nova edição do CNSA vai além dos altos índices de atendimento dos serviços de água e esgoto.

“Ribeirão Preto possui uma longa história no setor de saneamento básico. Foi uma das pioneiras na concessão do tratamento de esgoto, o que contribuiu significativamente para a excelente gestão que temos hoje desses serviços essenciais, alcançando a universalização do saneamento básico, uma meta tanto do Marco Regulatório de Saneamento Básico quanto da Agenda ONU 2030”, destaca o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além dos excelentes índices na área do saneamento básico, a Saerp tem investido para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos na cidade e garantir o abastecimento de água potável de qualidade a longo prazo.

“Nossos principais investimentos atualmente estão concentrados em três frentes: o Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, que reduziu as perdas em cerca de 43% e prevê a implementação de novas adutoras, perfuração de mais de 6 novos poços, construção de 12 reservatórios, substituição do parque de hidrômetros, entre outras melhorias técnicas. As outras frentes de investimentos visam garantir a segurança hídrica no futuro e aprimorar a gestão do abastecimento, com projetos como o Projeto Básico do Rio Pardo e o Estudo de Resiliência do Aquífero Guarani”, explica o secretário.

Somente com a implantação do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, desde 2019, a Saerp reduziu os índices de perdas no sistema, atingindo 43,62% em 2022, ante quase 62% em 2016. Com um investimento de mais de R$130 milhões, a Secretaria também tem perfurado novos poços e construído novos reservatórios, utilizando tecnologia internacional em aço vitrificado, garantindo maior durabilidade e baixa estanqueidade.

Ribeirão Preto: Um Polo de Inovação e Tecnologia

A qualidade da gestão dos recursos da cidade não se limita ao setor de saneamento básico. Ribeirão Preto foi uma das primeiras cidades a produzir o Relatório ESG (Environmental, Social and Governance) em 2022, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, demonstrando seu compromisso e responsabilidade social, ambiental e governamental com a população local.

Esses pilares são evidenciados pela qualidade dos serviços entregues à população e pelos investimentos nas áreas de saneamento básico, saúde, tecnologia, desenvolvimento, educação e cultura.

“Ribeirão Preto é um polo de desenvolvimento científico e educacional, abrigando grandes universidades, como a USP-RP, e um forte polo tecnológico e de inovação, como o Supera Parque. Para garantir o contínuo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a população, é necessário continuar investindo em tecnologia, pesquisa e educação, refletindo positivamente em áreas como saúde, saneamento básico, gestão sustentável, entre outras, tornando esses pilares ainda mais eficientes e acolhedores”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Pelo pioneirismo no saneamento básico, por ser um polo de inovação e tecnologia e pelos investimentos contínuos no desenvolvimento da cidade, Ribeirão Preto será o local de realização da próxima edição do CNSA.

Ribeirão Preto: um polo de inovação e tecnologia

A qualidade da gestão dos recursos da cidade não se restringe apenas ao setor de saneamento básico. Ribeirão Preto foi uma das primeiras cidades a produzir o Relatório ESG, Environmental, Social na Governance, em 2022, relacionando-o aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mostrando o seu compromisso e responsabilidade social, ambiental e governamental com a população ribeirão-pretana.

Tais pilares são percebidos pela qualidade do serviço entregue à população e pelos investimentos, principalmente, nas áreas de saneamento básico, saúde, tecnologia, desenvolvimento, educação e cultura.

“Ribeirão Preto é um polo de desenvolvimento científico e educacional, sendo morada de grandes universidades, como a USP-RP, e tendo um grande polo tecnológico e de inovação, que é o Supera Parque. E para garantir o contínuo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a população, é preciso seguir investindo na tecnologia, pesquisa e educação, que refletem, de forma positiva, a saúde, o saneamento básico, a gestão sustentável, dentre outros, tornando tais pilares ainda mais eficientes e acolhedores”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Pelo pioneirismo no saneamento básico, por ser um polo de inovação e tecnologia e pelos investimentos contínuos no desenvolvimento da cidade, Ribeirão Preto sediará a próxima edição do CNSA.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -