InícioCidadesRibeirão Preto Receberá a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico...

Ribeirão Preto Receberá a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA)

Este ano, Ribeirão Preto terá a honra de sediar a 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Este ano, Ribeirão Preto terá a honra de sediar a 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento está agendado para ocorrer entre os dias 20 e 24 de maio.

Na última edição, em 2023, a cidade recebeu o convite para participar do Congresso como destaque na gestão de saneamento básico, reconhecimento pela qualidade dos serviços oferecidos à população. No entanto, a escolha de Ribeirão Preto para sediar a nova edição do CNSA vai além dos altos índices de atendimento dos serviços de água e esgoto.

“Ribeirão Preto possui uma longa história no setor de saneamento básico. Foi uma das pioneiras na concessão do tratamento de esgoto, o que contribuiu significativamente para a excelente gestão que temos hoje desses serviços essenciais, alcançando a universalização do saneamento básico, uma meta tanto do Marco Regulatório de Saneamento Básico quanto da Agenda ONU 2030”, destaca o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além dos excelentes índices na área do saneamento básico, a Saerp tem investido para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos na cidade e garantir o abastecimento de água potável de qualidade a longo prazo.

“Nossos principais investimentos atualmente estão concentrados em três frentes: o Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, que reduziu as perdas em cerca de 43% e prevê a implementação de novas adutoras, perfuração de mais de 6 novos poços, construção de 12 reservatórios, substituição do parque de hidrômetros, entre outras melhorias técnicas. As outras frentes de investimentos visam garantir a segurança hídrica no futuro e aprimorar a gestão do abastecimento, com projetos como o Projeto Básico do Rio Pardo e o Estudo de Resiliência do Aquífero Guarani”, explica o secretário.

Somente com a implantação do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, desde 2019, a Saerp reduziu os índices de perdas no sistema, atingindo 43,62% em 2022, ante quase 62% em 2016. Com um investimento de mais de R$130 milhões, a Secretaria também tem perfurado novos poços e construído novos reservatórios, utilizando tecnologia internacional em aço vitrificado, garantindo maior durabilidade e baixa estanqueidade.

Ribeirão Preto: Um Polo de Inovação e Tecnologia

A qualidade da gestão dos recursos da cidade não se limita ao setor de saneamento básico. Ribeirão Preto foi uma das primeiras cidades a produzir o Relatório ESG (Environmental, Social and Governance) em 2022, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, demonstrando seu compromisso e responsabilidade social, ambiental e governamental com a população local.

Esses pilares são evidenciados pela qualidade dos serviços entregues à população e pelos investimentos nas áreas de saneamento básico, saúde, tecnologia, desenvolvimento, educação e cultura.

“Ribeirão Preto é um polo de desenvolvimento científico e educacional, abrigando grandes universidades, como a USP-RP, e um forte polo tecnológico e de inovação, como o Supera Parque. Para garantir o contínuo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a população, é necessário continuar investindo em tecnologia, pesquisa e educação, refletindo positivamente em áreas como saúde, saneamento básico, gestão sustentável, entre outras, tornando esses pilares ainda mais eficientes e acolhedores”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Pelo pioneirismo no saneamento básico, por ser um polo de inovação e tecnologia e pelos investimentos contínuos no desenvolvimento da cidade, Ribeirão Preto será o local de realização da próxima edição do CNSA.

Ribeirão Preto: um polo de inovação e tecnologia

A qualidade da gestão dos recursos da cidade não se restringe apenas ao setor de saneamento básico. Ribeirão Preto foi uma das primeiras cidades a produzir o Relatório ESG, Environmental, Social na Governance, em 2022, relacionando-o aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mostrando o seu compromisso e responsabilidade social, ambiental e governamental com a população ribeirão-pretana.

Tais pilares são percebidos pela qualidade do serviço entregue à população e pelos investimentos, principalmente, nas áreas de saneamento básico, saúde, tecnologia, desenvolvimento, educação e cultura.

“Ribeirão Preto é um polo de desenvolvimento científico e educacional, sendo morada de grandes universidades, como a USP-RP, e tendo um grande polo tecnológico e de inovação, que é o Supera Parque. E para garantir o contínuo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a população, é preciso seguir investindo na tecnologia, pesquisa e educação, que refletem, de forma positiva, a saúde, o saneamento básico, a gestão sustentável, dentre outros, tornando tais pilares ainda mais eficientes e acolhedores”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Pelo pioneirismo no saneamento básico, por ser um polo de inovação e tecnologia e pelos investimentos contínuos no desenvolvimento da cidade, Ribeirão Preto sediará a próxima edição do CNSA.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🔴⚽ Botafogo inicia venda de ingressos nas bilheterias para a estreia na Série B do Brasileiro!

O jogo está agendado para sexta-feira (19), às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

🔒🎪 Autorização digital para entrada de menores de idade no Ribeirão Rodeo Music!

Acesso de menores será 100% online e antecipado através do site RRM. Todos os detalhes do responsável maior autorizado e do menor serão registrados digitalmente. Documentos originais serão obrigatórios durante o evento.

🎶🌟 Pantera Sessions inicia temporada 2024 com uma roda de samba!🎶🌟

Neste sábado, dia 20 de abril, às 16h, o Pantera Sessions dará início à temporada de shows de 2024 com a apresentação do grupo Soberanas do Samba, no Espaço MuseLab, em Ribeirão Preto

🔥🇧🇷 Brasil avisa STF: documentos sigilosos de Moraes entregues ao Congresso dos EUA! 🔥

A defesa do X Brasil enviou documento ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, informando que entregou ao Congresso dos Estados Unidos cópias de decisões sigilosas do magistrado.

🌿🎨 Celebração dos Povos Indígenas no ShoppingSantaÚrsula 🎨🌿

Para comemorar o Dia dos Povos Indígenas, o ShoppingSantaÚrsula recebe o renomado artista xinguano Mayawari Melihaku, da aldeia Kaüpuna, do Parque Indígena do Xingu (MT).
- PUBLICIDADE -