InícioCidadesRestauro da herma do Barão do Rio Branco é concluído

Restauro da herma do Barão do Rio Branco é concluído

- continua após a publicidade -

As obras para restauração da herma do Barão do Rio Branco, instalada em frente à prefeitura de Ribeirão Preto, foram concluídas e o monumento apresentado na manhã desta sexta-feira, 13 de abril. Participaram da solenidade o prefeito Duarte Nogueira, o restaurador responsável pelo trabalho,  mestre prateiro Carlos Alberto Roseiro, a secretária de Cultura, Isabella Pessoti, o secretário de Turismo, Edmilson Domingues e o empresário Maurílio Biagi.

O chefe do Executivo enfatizou a importância em preservar as memórias históricas que a cidade possui. “Em 105 anos, a herma nunca havia sido restaurada, ficou sob as intempéries, talvez por falta da percepção das pessoas”, disse.

Instalada em 1913, a herma é uma homenagem à José Maria da Silva Paranhos, mais conhecido como Barão do Rio Branco, por sua importância histórica para o Brasil. Jornalista, político e diplomata brasileiro, foi ministro das Relações Exteriores do Brasil de 1902-1912 e modelou as fronteiras modernas do país.

Antes do restauro, a herma de bronze polido encontrava-se sem a pátina. Devido à ação do tempo e atos de vandalismo – foi pichada em 2013 – seu estado de conservação estava prejudicado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A obra de restauração retirou a oxidação da peça e refez 80% da guirlanda apresentada na base do monumento. Finalizado o trabalho de restauro, a herma do Barão do Rio Branco voltou a ser um bronze polido, exatamente como era em 1913.

Barão do Rio Branco*

Segundo historiadores, José Maria da Silva Paranhos entrou para a história brasileira por ter resolvido importantes questões de fronteiras com a Argentina, França e Bolívia, tendo incorporado 900 mil quilômetros ao território nacional sem necessidade de conflitos armados.

De acordo com os estudiosos, o título de “barão do Rio Branco” foi concedido ao diplomata pela Princesa Isabel, em 20 de maio de 1888. Ele o usaria por toda a vida, mesmo durante a República.

Quando faleceu, em 10 de fevereiro de 1912, em pleno Carnaval, a festa no Rio de Janeiro foi adiada por conta das homenagens e da comoção popular. Em 1912, a capital do Acre, então chamada Vila Pennápolis, passou ser a denominada “Rio Branco”. Seu rosto estampou a antiga nota de 1000 cruzeiros durante anos. Por antonomásia, as pessoas passaram a designar dinheiro por barão.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -