Início Cidades Prefeito assina decreto de criação da Estação Ecológica Guarani

Prefeito assina decreto de criação da Estação Ecológica Guarani

- continua após a publicidade -

Na manhã desta terça-feira, dia 20 de março, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou o decreto que cria a Estação Ecológica Guarani, em uma área da administração municipal que fica em local de recarga do aquífero Guarani, na zona Leste da cidade.

Também participaram da cerimônia o vereador Paulinho Pereira, representando a Câmara de Vereadores, a primeira-dama Samanta Duarte Nogueira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Otávio Okano, secretário do Meio Ambiente, Ramon Lopes Neto, Promotor de Justiça integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, e Thiago Said, diretor comercial da Construtora Said.

Ao todo, 72.216 mudas de árvores já foram plantadas. O plantio começou a ser feito em outubro do ano passado e seguiu até fevereiro deste ano, conciliando com o fim da época chuvosa na região.

“A Estação Ecológica Guarani é a primeira implantada na região por meio de decreto, que dá o exemplo para outras cidades do Brasil e representa importante ganho ambiental pela preservação do aquífero Guarani. Significa o respeito à manutenção de nossa única – ao menos atualmente – fonte de abastecimento de água. O aquífero é uma dádiva e temos que promover ações que assegure a sua manutenção”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Samanta fez questão de ressaltar como é importante a preservação do meio ambiente. “Tenho orgulho em fazer parte de uma prefeitura que quer tonar a cidade mais sustentável. É preciso que a gente aprenda a conviver com o meio ambiente de uma forma mais pacífica. Fico muito alegre por termos de fato, uma Ribeirão mais sustentável”, explicou a primeira-dama.

“A Estação Ecológica Guarani é a terceira reserva, quando estiver concluída, mais importante de Ribeirão Preto. Isso vai servir de exemplo para os outros municípios de como se faz a aplicação do manejo ambiental”, disse Okano.

Com mais de 43 hectares, a Estação Ecológica Guarani tem por objetivo a preservação dos ecossistemas em um local de grande relevância ambiental e hídrica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

A área da Estação Ecológica Guarani está localizada na bacia hidrográfica do Rio Pardo, de afloramento dos arenitos Botucatu e Pirambóia, com baixo percentual de áreas cobertas por vegetação nativa, além de estar em uma área de prioridade ambiental, conforme as Diretrizes Municipais Ambientais e Hídricas.

Outro aspecto importante da criação da Estação Ecológica, se deve ao fato de estar situada em uma área importante de recarga do aquífero Guarani, que abriga recursos estratégicos para diversos países da América do Sul e, em especial, para Ribeirão Preto, que tem no Guarani o abastecimento de 100% de água consumida pela população.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O decreto determina que na Estação só serão permitidas alterações do ecossistema que visem à restauração; manejo de espécies para preservação biológica; coleta de componentes do ecossistema com a finalidade cientifica; e pesquisas científicas.

O plano de manejo e a criação do Conselho Gestor da Estação Ecológica devem ser elaborados e implantados no prazo de cinco anos pela prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Dia da água

A prefeitura municipal, por meio do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), tem outro compromisso ambiental nesta quarta-feira, dia 21. Será anunciada no Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto, às 9 horas, a programação da Semana da Água, com diversas ações de conscientização da importância da água para a vida das pessoas. O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março.

A programação da Semana da Água reunirá atividades interativas, maquetes que explicam o aquífero Guarani e o abastecimento de água feito pelo Daerp, além de apresentações de cinema e teatro para estudantes da rede municipal de ensino para alertar sobre o consumo consciente da água.  As atividades vão até sexta-feira, 23, e as exposições são abertas ao público.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Instituição Aparecido Savegnago promove “Circuito Cultural e Artístico

A segunda edição do evento, que começa nesta sexta-feira (02/10), às 19 horas, com transmissão gratuita, terá abertura com os jovens talentos Julia Terence e Felipe Pitoresco

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010

Plano de governo do PRTB – Ribeirão Preto, Próspera e harmonica

Quando você vota em um candidato, você assina uma procuração para administrar sua rua, seu bairro, portanto pense bem em que modelo de gestão você se interessa.

Covidão: Policia cumpre 260 mandados de busca e 57 mandados de prisão por desvio da saúde

Fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Adrenocromo: o que é, como é feita e toda a polêmica em torno dela

A verdade por trás de uma das substâncias mais polêmicas da atualidade