Cerca de 700 mil usuários do transporte público serão beneficiados mensalmente; prazo de entrega é de oito meses
Com prazo de entrega previsto para janeiro do ano que vem e custo de quase R$ 12 milhões, a construção do viaduto da avenida Brasil recomeçou nesta segunda-feira, 15 de maio. Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto vai passar por cima da rotatória da avenida Mogiana e será fundamental para a fluidez do corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público.
Enquanto o canteiro de obras é montado pela Autem Engenharia, que venceu a licitação finalizada na semana passada, os funcionários da empresa já trabalham na limpeza do local, roçando mato, recolhendo entulhos e preparando o terreno ao redor. Nos próximos dias, as máquinas pesadas já entram em ação para a construção das rampas e alças de acesso do viaduto – a estrutura central já foi construída pela empresa contratada anteriormente.
Depois, será feita a iluminação, além do asfaltamento e paisagismo do entorno, com a instalação de cerca de 10 mil metros quadrados de gramado e o plantio de 40 árvores.
Paralelamente à construção do viaduto, também faz parte do contrato com a Autem a instalação da segunda parte de um pontilhão sobre a linha férrea, também na avenida Brasil. Depois de pronto, ele passará a medir o dobro da largura atual, atingindo 15 metros.
A obra vai beneficiar diretamente 12 bairros: Adelino Simioni, Avelino Palma, Campos Elíseos, Distrito Empresarial, Heitor Rigon, Jardim Aeroporto, Quintinos Facci I e II, Ribeirão Verde, Tanquinho, Vila Brasil e Vila Elisa.