• Cidades
Início Cidades Obras do PAC podem afetar negócios em Ribeirão Preto

Obras do PAC podem afetar negócios em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto passará por uma grande transformação nos próximos anos, decorrente do Código de Obras e Edificações (COE) e do projeto “Ribeirão Mobilidade”, com recursos do PAC II já aprovados pela Caixa Econômica Federal. Até 2021, serão implementados corredores de ônibus e ciclovias, viadutos, pontes e trincheiras. Além disso, haverá supressão de vagas de estacionamento nas principais avenidas e ruas da cidade.

Por isso, a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, tem promovido encontros com seus associados para apresentar os possíveis impactos que a nova lei e as obras do PAC poderão acarretar nos negócios e na cidade.

“As obras causarão um grande impacto na organização do trânsito e na maneira como as pessoas se movimentam no espaço urbano. Os negócios também serão impactados. Em alguns casos beneficiando, e, em outros, trazendo ameaças. Por isso, a ACIRP está acompanhando de perto e discutindo com os empresários alternativas para que eles planejem melhor seus investimentos e identifiquem oportunidades e ameaças existentes”, afirma Dorival Balbino, Presidente da ACIRP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O principal impacto do Programa Ribeirão Mobilidade é a implantação dos corredores de ônibus estruturais em avenidas comerciais importantes da cidade como Dom Pedro, Saudade, Presidente Vargas, Independência, Treze de Maio, Nove de Julho, do Café, entre outras.

Eduardo Molina, Gestor de Competitividade e Relações Institucionais da ACIRP, explica que “estabelecimentos comerciais instalados nessas vias e onde modelo de negócio depende das vagas frontais para o acesso de seus clientes podem ser muito impactados, pois, onde houver corredor de ônibus, as guias poderão ser rebaixadas somente 30% do tamanho da frente do terreno, e, na maior parte delas, também serão suprimidas muitas vagas de rua, dificultando o acesso de veículos. Por outro lado, negócios que têm como público a população que utiliza o transporte coletivo podem se beneficiar, pois a redução do tempo de viagem é um estímulo ao deslocamento”.

Nas ruas e avenidas que não tiverem os corredores de ônibus valerá o que define o Código de Obras e Edificações que mantém a situação atual para empreendimentos já existentes e corretamente licenciados. Para novos empreendimentos, as guias poderão ser rebaixadas 50% da testada do lote.

Para as situações que já existia a guia rebaixada antes desta nova lei, poderá ser mantido o rebaixamento desde que ocorra o plantio de uma árvore a cada 10 metros e garanta acessibilidade com lotes vizinhos. “Importante ressaltar que isso não vale para as vias onde serão implantados os corredores de ônibus”, lembra Molina.

“Entendemos que essas obras podem beneficiar muitas pessoas ao melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte coletivo, mas é importante que a Prefeitura atue para reduzir o impacto dessas mudanças para os empresários que investiram nessas regiões, geram empregos e cujas famílias dependem desses negócios. No ano passado, já pedimos oficialmente para a Prefeitura que antes do início das obras se reúna com essas comunidades para dizer o que será feito e ouvir as reivindicações daqueles que serão afetados”, detalha Dorival Balbino.

Projeto Ribeirão Mobilidade

Obras já entregues:

· Ponte interligando a Rua José Bonifácio à Rua Paraíba;

· Ponte interligando a Rua Tamandaré à Rua Visconde de Inhaúma;

· Ponte interligando a Rua Barão do Amazonas à Rua Benjamin Constant.

Em execução:

· Duplicação da Avenida Antônia Mugnatto Marincek.

Obras em fase de licitação:

· Corredor de ônibus na Avenida Dom Pedro;

· Corredor de ônibus na Avenida Saudade;

· Adequação viária entre a Rua Nove de Julho com a Avenida Portugal;

· Adequação viária entre as avenidas Presidente Vargas e Diederichsen.

Obras previstas com recursos já garantidos:

· Corredor de ônibus Norte – Sul com ciclovia;

· Corredor de ônibus na Av. Presidente Vargas;

· Corredor de ônibus na Av. Costábile Romano;

· Corredor de ônibus na Av. Castelo Branco;

· Corredor de ônibus na Av. do Café;

· Corredor Quadrilátero Central nas avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves;

· Ciclovia na Av. Saudade;

· Trincheira entre as avenidas Independência e Presidente Vargas;

· Trincheira entre as avenidas Antônio Diederichsen com a Presidente Vargas;

· Viaduto entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Francisco Junqueira;

· Viaduto entre as avenidas Brasil, Thomaz Alberto Whately e entre as avenidas Brasil e Mogiana;

· Viaduto interligando as avenidas Maria de Jesus Condeixa e Antônio Diederichsen, passando por cima da Av. Francisco Junqueira;

· Extensão da avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, que ligará a av. Eduardo de Gasperi Consoni à Av. Caramuru, formando um grande corredor;

· Construção de ponte sobre o córrego Ribeirão Preto na Rua Pompeu de Camargo;

· Readequação viária com abertura de rotatória e semaforização das avenidas Portugal, Nove de Julho, Diederichsen e Costábile Romano, além de readequação viária no cruzamento das avenidas Diederichsen, Presidente Vargas e Itatiaia.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

“Tà” bom, mas “tà” ruim: Perde pontos em casa e só empata fora. Botafogo...

Agora, o Pantera volta a campo no próximo sábado (23), às 17h, quando enfrenta o Cuiabá, no estádio Santa Cruz.

Nos Jogos Abertos, Tênis de Campo Masculino é Campeão com excelente participação

Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936, com o nome de Campeonato Aberto do Interior, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas.

Bolsonaro recebe Putin no Palácio do Planalto

O encontro bilateral ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Kiss: Seis shows são confirmados no Brasil para maio de 2020, um deles será...

O Kiss confirmou, oficialmente, 6 shows no Brasil para maio de 2020. As apresentações vão acontecer em Porto Alegre, Curitiba, São...

Dicas sobre revisão e manutenção preventiva para quem irá viajar no feriado prolongado

Tomar as devidas providências evita dificuldades ao longo do trajeto, como panes no veículo, paradas forçadas e multas de trânsito

Segunda etapa da campanha de vacinação contra sarampo começa na segunda-feira

Nesta fase, serão imunizadas adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos

380 câmeras monitoram as principais rodovias da região de Ribeirão Preto e Marília

Tecnologia garante atendimento mais rápido aos usuários e auxilia na identificação de imprudências no trânsito

Arcos Dorados anuncia parceria promocional com a Disney para o McLanche Feliz na América...

Rede de restaurantes de serviço rápido, que recentemente comunicou importantes mudanças nutricionais no cardápio infantil, segue aprimorando sua proposta familiar e acrescenta personagens da Disney ao McLanche Feliz por meio de um contrato de cinco anos

Sessões gratuitas de cinema, oficinas, teatro e coral natalino estão entre as atrações do...

Em clima natalino, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto oferece para o feriado prologado diversas atividades de lazer, cultura e entretenimento.

GCM realiza curso de LIBRAS para efetivo

Trabalho inédito na Guarda, e realizado de forma voluntária, capacitará os guardas a se comunicarem com pessoas surdas
- PUBLICIDADE -