Início Cidades Nos últimos dois meses, três exemplares de onça-parda foram reabilitadas no Bosque/ZOO...

Nos últimos dois meses, três exemplares de onça-parda foram reabilitadas no Bosque/ZOO Fábio Barreto

- continua após a publicidade -

O Bosque/ZOO Fábio Barreto recebeu nos últimos dois meses, três exemplares de onça-parda, resgatadas na região. Com o início da colheita de cana, muitos animais acabam sendo expulsos de seu ambiente nativo, pelo barulho das colheitadeiras ou pelas queimadas.

Nos últimos dois meses, três exemplares de onça-parda (Puma concolor) encontradas na região, deram entrada no Zoológico. O primeiro exemplar encontrado em Cajuru sofreu uma perfuração no globo ocular direito, sendo necessária a retirada do olho. O animal permaneceu na Instituição para sua recuperação cirúrgica e em seguida foi destinado para a Associação Mata Ciliar, que faz um trabalho de reabilitação para que o animal possa ser solto na reserva de Vassununga – SP, em data a ser definida, tendo assim uma nova chance.

No último dia 5 de Julho um filhote de aproximadamente 15 dias de idade foi encontrado em um canavial na cidade de Franca e posteriormente encaminhado para o Zoológico onde recebe todos os cuidados neonatais necessários para um bom desenvolvimento do filhote. Após esses dezessete dias de cuidados intensos 24h por dia, dobrou de peso e está em perfeitas condições para ser transferido também para a Associação Mata Ciliar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Foi resgatada também pelo Corpo de Bombeiros, na cidade de Cajuru, a terceira onça-parda, no dia 11 de Julho. Ela deu entrada no Zoológico sem reação nenhuma, o animal chegou com um prognóstico desfavorável por apresentar diversas lesões de pele e musculatura pelo corpo, fratura completa de tíbia direita com exposição óssea e muito debilitada devido à hipotermia (baixa de temperatura corpórea) e choque hipovolêmico (quadro ocasionado pela perda muito grande de sangue). Após as primeiras 24h apresentou melhora, possibilitando assim os procedimentos cirúrgicos necessários. O animal permanecerá por no mínimo quarenta dias no Zoológico para a sua recuperação e em seguida será encaminhado para a Associação Mata Ciliar.

Onça-parda – Onça-parda ou Puma (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por Suçuarana é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. Foi considerado o carnívoro brasileiro com maior adaptabilidade.

É o segundo maior felino das Américas, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor branca. Animais dessa espécie vivem, em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.
É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista.

A onça-parda não é considerada um animal em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em grande parte de sua distribuição na América do Norte e em algumas localidades das Américas, Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto convida para evento “Abraços Virtuais no Pátio”, pelo dia da Não Violência

Evento gratuito e realizado pela primeira vez de forma online reúne Djamila Ribeiro, Jakson Follmann, Leandro Karnal e Ruth Manus

O que fazem e como são eleitos os vereadores?

São os vereadores que decidem sobre os impostos da cidade, o plano de educação de nível infantil e fundamental e a criação e manutenção de bairros, distritos ou ruas.

Botafogo vence o Oeste e sobe na tabela

O Tricolor volta a campo agora na próxima sexta-feira (2), às 21h30, quando enfrenta o Paraná no Estádio Santa Cruz.

O esquerdopata Joe Biden ameaça tomar Amazônia do Brasil

Ameaça: Se não pararem [com as queimadas], terão consequências. Eles sempre tentando fazer o mundo pensar que a Amazônia pertence ao mundo

Instituição Aparecido Savegnago promove “Circuito Cultural e Artístico

A segunda edição do evento, que começa nesta sexta-feira (02/10), às 19 horas, com transmissão gratuita, terá abertura com os jovens talentos Julia Terence e Felipe Pitoresco