InícioCidadesMoradores de Ribeirão Preto avaliam mal serviços que consideram mais importantes nos...

Moradores de Ribeirão Preto avaliam mal serviços que consideram mais importantes nos seus bairros

- continua após a publicidade -

Censo revela que, em uma escala de 0 a 10, a nota média de satisfação com o bairro foi 7,1; para os serviços oferecidos nota ficou em 6,3

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que os moradores de Ribeirão Preto estão insatisfeitos com os serviços oferecidos no bairro onde moram. O estudo revela que 43% dos moradores da região de Ribeirão, inclusive, consideram mudar do bairro em que moram hoje. 

A nota média dada pelos entrevistados para a qualidade dos serviços e infraestrutura oferecidos foi 6,3. Trata-se da região pesquisada com a maior diferença entre as notas dadas para a importância dos itens e a satisfação em relação a eles.

Ao analisar os serviços disponíveis, é possível perceber a distância entre as notas. Os moradores deram uma nota de importância de 8,8 para atividades de cultura e lazer, por exemplo. Mas a satisfação com a oferta atual dessas atividades no bairro recebe uma nota 4,2. O mesmo acontece com a coleta de lixo reciclado, que recebeu uma nota de importância de 9,8, mas apenas 5,6 de satisfação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outros itens que receberam baixas notas de satisfação foram: shoppings centers (4,1), áreas para a prática de esportes (5,5), segurança (5,7), calçadas conservadas (5,8), opções de lazer (6,0), ruas limpas e asfaltadas (6,2), áreas verdes (6,5) e opções de transporte coletivo (6,7).

Em contraponto, os moradores da região apontam satisfação com serviços como coleta do lixo domiciliar (8,4), oferta de escolas (7,3), ruas iluminadas (7,2) e silenciosas (7,1) e hospitais e postos de saúde (7,0).

“O Censo mostra que, apesar do tempo médio de permanência na mesma residência ser de 21 anos na região, os moradores de Ribeirão avaliam muito mal a oferta de serviços, como as áreas verdes, segurança e zeladoria. Aqui, enxergamos a oportunidade que o setor imobiliário tem de aprimorar os serviços e produtos oferecidos para atender os desejos da população”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

O estudo revela ainda que um em cada três moradores de Ribeirão Preto (35%) considera alta a chance de mudar de casa nos próximos dois anos. Os principais motivos apontados são: insatisfação com o bairro em que vivem (32%), preferências em relação ao imóvel (20%), realização de projetos pessoais (14%) e infraestrutura inadequada do imóvel atual (11%).

Metodologia da pesquisa 

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra. Na região Sul, foram feitas 300 entrevistas.

foto ebc

Sobre o QuintoAndar 

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre indenizações de até R$50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. A companhia tem atualmente mais de 150 mil contratos e R$ 80 bilhões em ativos sob administração e opera em mais de 50 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa central de imprensa.

Confira aqui o levantamento completo.  

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -