InícioCidadesMoradores de Ribeirão Preto avaliam mal serviços que consideram mais importantes nos...

Moradores de Ribeirão Preto avaliam mal serviços que consideram mais importantes nos seus bairros

- continua após a publicidade -

Censo revela que, em uma escala de 0 a 10, a nota média de satisfação com o bairro foi 7,1; para os serviços oferecidos nota ficou em 6,3

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que os moradores de Ribeirão Preto estão insatisfeitos com os serviços oferecidos no bairro onde moram. O estudo revela que 43% dos moradores da região de Ribeirão, inclusive, consideram mudar do bairro em que moram hoje. 

A nota média dada pelos entrevistados para a qualidade dos serviços e infraestrutura oferecidos foi 6,3. Trata-se da região pesquisada com a maior diferença entre as notas dadas para a importância dos itens e a satisfação em relação a eles.

Ao analisar os serviços disponíveis, é possível perceber a distância entre as notas. Os moradores deram uma nota de importância de 8,8 para atividades de cultura e lazer, por exemplo. Mas a satisfação com a oferta atual dessas atividades no bairro recebe uma nota 4,2. O mesmo acontece com a coleta de lixo reciclado, que recebeu uma nota de importância de 9,8, mas apenas 5,6 de satisfação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outros itens que receberam baixas notas de satisfação foram: shoppings centers (4,1), áreas para a prática de esportes (5,5), segurança (5,7), calçadas conservadas (5,8), opções de lazer (6,0), ruas limpas e asfaltadas (6,2), áreas verdes (6,5) e opções de transporte coletivo (6,7).

Em contraponto, os moradores da região apontam satisfação com serviços como coleta do lixo domiciliar (8,4), oferta de escolas (7,3), ruas iluminadas (7,2) e silenciosas (7,1) e hospitais e postos de saúde (7,0).

“O Censo mostra que, apesar do tempo médio de permanência na mesma residência ser de 21 anos na região, os moradores de Ribeirão avaliam muito mal a oferta de serviços, como as áreas verdes, segurança e zeladoria. Aqui, enxergamos a oportunidade que o setor imobiliário tem de aprimorar os serviços e produtos oferecidos para atender os desejos da população”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

O estudo revela ainda que um em cada três moradores de Ribeirão Preto (35%) considera alta a chance de mudar de casa nos próximos dois anos. Os principais motivos apontados são: insatisfação com o bairro em que vivem (32%), preferências em relação ao imóvel (20%), realização de projetos pessoais (14%) e infraestrutura inadequada do imóvel atual (11%).

Metodologia da pesquisa 

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra. Na região Sul, foram feitas 300 entrevistas.

foto ebc

Sobre o QuintoAndar 

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre indenizações de até R$50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. A companhia tem atualmente mais de 150 mil contratos e R$ 80 bilhões em ativos sob administração e opera em mais de 50 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa central de imprensa.

Confira aqui o levantamento completo.  

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -