InícioCidadesMonumentos históricos da Praça XV de Novembro recebem novas placas

Monumentos históricos da Praça XV de Novembro recebem novas placas

- continua após a publicidade -

Instalação das placas indicativas e reconstituição de bengala de madeira dos monumentos históricos foram concluídas na última semana

Na última semana, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto concluiu a instalação das placas indicativas (com descrição) e reconstituição da bengala de madeira dos monumentos históricos existentes na Praça XV de Novembro, importante ponto turístico da cidade.

O investimento para realizar o serviço de reparação de danos causados em monumentos históricos, instalados área central de Ribeirão Preto, foi de aproximadamente de R$ 16 mil, proveniente da Secretaria da Cultura e Turismo. A reparação de danos ocorreu em seis monumentos, cada um com um dano específico.

Os monumentos são universais e uma forma de preservar e valorizar as memórias históricas que Ribeirão Preto e as cidades possuem para as gerações futuras, quanto as suas características e costumes que construíram a história como conhecemos hoje.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O busto Meira Junior recebeu a implantação de placa de inox, com descrição do monumento, reposição da bengala de madeira e limpeza. Instalado entre os anos de 1955 e 1956, possui estilo neoclássico e sóbrio, com as informações: “Meira Junior: no direito, foi um baluarte da justiça. Na política, dignificou a democracia. Na indústria, foi um dos seus pioneiros”.

O busto Pereira Barreto teve a implantação de placa de mármore, contendo letras e símbolo da Medicina, além de limpeza. Inaugurado em 11 de janeiro de 1924, possui adornos de ramo de café em bronze. A obra é do escultor Humberto Cozzo.

Já no monumento Coronel Quinzinho, foi implantado placa de bronze, com descrição do monumento, e limpeza. Sua implantação foi em meados da década de 1930, possui linha clássica, pedestal em estilo Art-deco e desenhos de ramos de café em bronze.

Designação “À Epopeia de 1932”, o monumento “Soldado”, em homenagem a “Revolução de 1932”, recebeu implantação de placa de inox (no lugar da que foi instalada em 1982, em comemoração ao cinquentenário da revolução e em homenagem aos que morreram na Revolução Constitucionalista). O monumento foi implantado no ano de 1939, com características neoclássicas. Em seu projeto inicial, pretendia-se construir, juntamente com a escultura, um mausoléu para os combatentes mortos, mas não foi construído.

O monumento Camilo de Mattos, além da limpeza, teve a implantação de placa de inox, com descrição do referido monumento: “Joaquim Camillo de Mattos vivo, era um caminho de luz, morto é a luz dos caminhos. Homenagem do povo de Ribeirão Preto”. Uma escultura com características simples, mas baseada na estatuamania, sóbria e sem detalhes pitorescos. Sua implantação data de 10 outubro de 1976.

Também foi recolado uma placa de inox, referente a inauguração do “Coreto” localizado na Praça XV de Novembro.

Praça XV de Novembro

Marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o “Quarteirão Paulista”.

Desde sua inauguração, em 1890, a Praça XV sofreu várias modificações. A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos canteiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Chamaram Damares de louca por denunciar, mas hoje aos poucos a verdade vem sendo apresentada

As denúncias de exploração infantil na Ilha de Marajó, no Pará, têm sido motivo de grande preocupação e discussão, especialmente após a corajosa denúncia feita pela cantora gospel Aymeê durante sua participação no reality show Dom Reality.

🎭🤣 “4 Amigos – Fila de Piadas”: Uma Noite de Diversão Garantida no Theatro Pedro II

Prepare-se para uma noite de muitas risadas com os "4 Amigos" - Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato! Celebrando 10 anos de sucesso, o maior grupo de stand-up do Brasil

🎶🌟 Flávio Venturini – Coração a Dentro: Uma Jornada Musical Inesquecível no Theatro Pedro II

Prepare-se para uma noite memorável com Flávio Venturini, um dos maiores talentos da música brasileira! Em "Coração a Dentro", Venturini nos conduz por uma viagem emocionante através de sua carreira de quase 45 anos

🎸🌻 IRA Folk: Uma Noite Intimista com Nasi e Edgard Scandurra no Theatro Pedro II!

No dia 30/08/24, sexta-feira, às 20h, prepare-se para uma experiência única com o espetáculo "IRA Folk" no prestigiado Theatro Pedro II. Nasi e Edgard Scandurra retornam aos palcos com um formato inédito

🎩✨ Magic! de volta ao Brasil: uma noite mágica no Theatro Pedro II

No dia 11/04/24, quinta-feira, a partir das 20h, prepare-se para uma experiência única com o espetáculo "Magic!" no prestigiado Theatro Pedro II.
- PUBLICIDADE -