InícioCidadesMonumentos históricos da Praça XV de Novembro recebem novas placas

Monumentos históricos da Praça XV de Novembro recebem novas placas

- continua após a publicidade -

Instalação das placas indicativas e reconstituição de bengala de madeira dos monumentos históricos foram concluídas na última semana

Na última semana, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto concluiu a instalação das placas indicativas (com descrição) e reconstituição da bengala de madeira dos monumentos históricos existentes na Praça XV de Novembro, importante ponto turístico da cidade.

O investimento para realizar o serviço de reparação de danos causados em monumentos históricos, instalados área central de Ribeirão Preto, foi de aproximadamente de R$ 16 mil, proveniente da Secretaria da Cultura e Turismo. A reparação de danos ocorreu em seis monumentos, cada um com um dano específico.

Os monumentos são universais e uma forma de preservar e valorizar as memórias históricas que Ribeirão Preto e as cidades possuem para as gerações futuras, quanto as suas características e costumes que construíram a história como conhecemos hoje.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O busto Meira Junior recebeu a implantação de placa de inox, com descrição do monumento, reposição da bengala de madeira e limpeza. Instalado entre os anos de 1955 e 1956, possui estilo neoclássico e sóbrio, com as informações: “Meira Junior: no direito, foi um baluarte da justiça. Na política, dignificou a democracia. Na indústria, foi um dos seus pioneiros”.

O busto Pereira Barreto teve a implantação de placa de mármore, contendo letras e símbolo da Medicina, além de limpeza. Inaugurado em 11 de janeiro de 1924, possui adornos de ramo de café em bronze. A obra é do escultor Humberto Cozzo.

Já no monumento Coronel Quinzinho, foi implantado placa de bronze, com descrição do monumento, e limpeza. Sua implantação foi em meados da década de 1930, possui linha clássica, pedestal em estilo Art-deco e desenhos de ramos de café em bronze.

Designação “À Epopeia de 1932”, o monumento “Soldado”, em homenagem a “Revolução de 1932”, recebeu implantação de placa de inox (no lugar da que foi instalada em 1982, em comemoração ao cinquentenário da revolução e em homenagem aos que morreram na Revolução Constitucionalista). O monumento foi implantado no ano de 1939, com características neoclássicas. Em seu projeto inicial, pretendia-se construir, juntamente com a escultura, um mausoléu para os combatentes mortos, mas não foi construído.

O monumento Camilo de Mattos, além da limpeza, teve a implantação de placa de inox, com descrição do referido monumento: “Joaquim Camillo de Mattos vivo, era um caminho de luz, morto é a luz dos caminhos. Homenagem do povo de Ribeirão Preto”. Uma escultura com características simples, mas baseada na estatuamania, sóbria e sem detalhes pitorescos. Sua implantação data de 10 outubro de 1976.

Também foi recolado uma placa de inox, referente a inauguração do “Coreto” localizado na Praça XV de Novembro.

Praça XV de Novembro

Marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o “Quarteirão Paulista”.

Desde sua inauguração, em 1890, a Praça XV sofreu várias modificações. A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos canteiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -