Início Cidades José Martimiano da Silva criou a Cápsula do Tempo que deverá ser...

José Martimiano da Silva criou a Cápsula do Tempo que deverá ser aberta apenas em 2027

- continua após a publicidade -

Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, a Cápsula do Tempo contendo mensagens de professores, alunos, funcionários da Etec José Martimiano da Silva e do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, será enterrada em frente à escola. A ideia é reabrir a cápsula do tempo apenas em 2027, 10 anos depois, quando a escola técnica comemorar seu centenário.

O evento acontecerá amanhã, sexta-feira, a partir das 10h, na rua Tamandaré, 520, Campos Elíseos.

História – Inaugurada em 1927 com o nome de Escola Profissional de Artes e Ofícios, a Etec José Martimiano da Silva começou a ser construída em 1922. A instalação da escola fazia parte das comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil. Os primeiros cursos que a instituição ofereceu à população foram de Mecânica, Marcenaria, Fundição, Eletricidade, Desenho e Costura. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, a escola cooperou com a fabricação de artigos utilizados, entre eles, quepes, blusas, calças, ataduras e na elaboração alimentar aos voluntários.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre os anos de 1927 até o final da década de 70, eram constantes as feiras tecnológicas. A escola fazia uma exposição de produtos manufaturados, e, o que era vendido, era revertido em recursos para a própria unidade. Muitos pedidos de encomendas foram feitos pelos moradores da cidade que buscavam móveis de qualidade. O curso de Corte e Costura doava às creches pijamas confeccionados pelos alunos, além de chapéus e bordados que decoravam as lojas comerciais de Ribeirão Preto.

Em 1946, em homenagem ao seu idealizador, a Escola Industrial de Ribeirão Preto passou a ser chamada de José Martimiano da Silva.

Patrimônio Histórico – Construída pelo engenheiro Antônio Soares Romão, no período denominado “Belle Époque”, a Etec José Martimiano da Silva foi tombada provisoriamente como patrimônio Histórico pelo Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), em 2011.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ação do Dia Mundial da Limpeza recolheu 5 toneladas de resíduos sólidos em Ribeirão Preto

Centenas de pessoas participaram do evento. Material recolhido foi encaminhado para destinação adequada

Da ala bolsonarista raiz Rodrigo Junqueira traz o PSL para disputa real a prefeitura

Entenda o que esta em jogo nas eleições de 2020, e quais os reais interesses para o futuro de Ribeirão Preto

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado