Início Cidades Daerp cria campanha de arrecadação de óleo de cozinha e abre parcerias

Daerp cria campanha de arrecadação de óleo de cozinha e abre parcerias

- continua após a publicidade -

Iniciativa tem caráter educativo e promove a conscientização sobre armazenamento destino corretos do óleo de cozinha usado

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) lançou recentemente um projeto que cria postos de coletas de óleo de cozinha usado na cidade. Atualmente, a iniciativa, que conta com a parceria da empresa Sabão Galo, acontece em cinco quadras no residencial “Wilson Toni” e Casa do Vovó, localizada no Ipiranga.

A meta, segundo e engenheira ambiental do Daerp, Marília Cervelle Rubio, é reduzir a incidência de óleo na rede de esgoto, que causa problemas sérios para o sistema de coleta de esgoto do município. A ação, lançada no mês passado está aberta a todos que desejam dar destinação correto ao óleo de cozinha usado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A cada 50 litros de óleo de cozinha recolhidos, a empresa Sabão Galo troca por 14 litros de detergente, ou 14 litros de água sanitária ou ainda sete quilos de sabão, a escolha do condomínio, entidade ou escola.

Não há troca direta de óleo entre o consumidor e a empresa.

“O objetivo principal do projeto é criar uma conscientização da importância de se tirar o óleo da rede de esgoto”, emenda Amanda Ripamonte, que representa o Daerp nesta iniciativa.
Os interessados em participar desta campanha podem ligar no 3607-2206 (setor de comunicação) e falar com Amanda Ripamonte.

Óleo na rede:
Consequências – Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos. É importante notar que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências.

Dados apontam que 1 litro de óleo de fritura pode contaminar até 25 mil litros de água. Para evitar a contaminação do solo e dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia ou no ralo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Coca-Cola vai deixar a Ar­gen­tina e pas­sará a fun­ci­onar no Brasil

A escolha de um candidato socialista em pouco tempo transformou Argentina, que segue a passos largos de uma venezuela

A partir desta Quinta-feira(1) Ribeirão Preto recebe obra interativa

Essa escultura foi criada com base em depoimentos de 22 mulheres com câncer de mama metastático.

Doria promete vacina chinesa a partir de 15 de Dezembro

As cobaias na primeira etapa serão para profissionais de unidades públicas e privadas de saúde

Empresa de Ribeirão Preto é vendida por R$ 18,95 milhões

Nossa equipe é formada por pessoas da região e que dificilmente teriam essas oportunidades de trabalho por aqui, talvez por isso elas abracem tanto a empresa.

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto convida para evento “Abraços Virtuais no Pátio”, pelo dia da Não Violência

Evento gratuito e realizado pela primeira vez de forma online reúne Djamila Ribeiro, Jakson Follmann, Leandro Karnal e Ruth Manus