Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

0
563

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Reafirmando sua vocação para a arte e cultura, Ribeirão Preto recebe nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, o início da instalação da obra da artista Elisa Bracher, que deverá ser finalizada e inaugurada nesta quarta-feira, dia 28. O local escolhido para a instalação é o cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência.

A obra “Sem Título” (2013) foi confeccionada com materiais orgânicos e técnicas artesanais de construção provenientes de tradições culturais brasileiras. Utilizando-se de pilares de madeira de antigas casas da região do interior de São Paulo, a artista constrói uma estrutura de escala monumental que se equilibra por meio de um sistema de encaixes e de peso e contrapeso.

A madeira, que antes fazia parte de uma árvore, depois de uma casa e agora de uma escultura, mantém suas marcas: dos veios dos troncos aos cortes e furos produzidos por máquinas. A ação do tempo também se faz presente nessas toras escolhidas por Bracher, deformações causadas pelo calor e pela umidade que nos permitem observar a impermanência da matéria viva.

Ainda assim, é por meio de suas existências que podemos acessar outros tempos, talvez cem ou duzentos anos atrás.

“É fundamental mantermos o fomento a iniciativas artísticas, garantir que obras como essa continuem a ser instaladas em regiões diversas do município, tornando a cidade uma galeria a céu aberto. Essa iniciativa valoriza nossos espaços públicos e permite que a população tenha acesso e o sentimento de pertencimento dos espaços públicos”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.

“O meu trabalho como escultora sempre se fortalece quando a obra pode ser pública, porque lugar público é de todo mundo. Fico muito feliz de Ribeirão Preto receber essa obra, realizada com madeira de construção antiga, de fazendas do período do café que também remete um pouco da história de Ribeirão Preto, uma cidade onde também tinham essas fazendas”, destacou a artista Elisa Bracher.

Elisa Bracher – Escultora, gravadora e desenhista. É formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo. Durante o último ano da faculdade, faz curso de gravura em metal com Evandro Carlos Jardim. Em 1989, torna-se professora de desenho e gravura na Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Trabalha com gravura, realizando obras abstratas, com leve tendência construtiva, no começo da década de 1990. Em paralelo, inicia a realização de trabalhos tridimensionais em metal. Em seguida, passa a utilizar a madeira em suas obras, optando com frequência por materiais velhos, desgastados pelo tempo.