InícioCidadesCava do Bosque completa 65 anos com festa

Cava do Bosque completa 65 anos com festa

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto está em festa. Uma das referências esportivas da cidade, o Ginásio Gavino Virdes, mais conhecido como Cava do Bosque, completou na última sexta-feira, dia 13 de outubro, 65 anos de fundação e hoje, faz parte do Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima-Tim”.

E para marcar as comemorações de aniversário, nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, às 16h, será realizada uma grande festa na Cava do Bosque com a presença de vários alunos para cantar parabéns.

Para o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, a Cava do Bosque é um dos maiores patrimônios e referência esportiva de Ribeirão Preto e região.

“Palco de eventos e jogos memoráveis, por esta quadra, atletas da cidade começaram a se destacar e tornaram-se grandes nomes do esporte nacional, reconhecidos mundialmente. E hoje, depois de 65 anos, continuamos esse trabalho para, além de formar novos ‘heróis’ do esporte nacional, fazer o mais importante, formar o caráter dos nossos alunos”, explicou o secretário.

“Poder comemorar o aniversário da Cava do Bosque, sabendo que estamos trabalhando para melhorar o esporte na cidade, é motivo de orgulho para todos nós. Vamos continuar incentivando nossos atletas do ciclismo, karate, judô, handebol, vôlei, basquete, entre outros, a se empenharem cada vez mais para conquistarem títulos e usarem o Ginásio da Cava com palco para grandes jogos”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Começo

Construído para ser o local das competições da 17ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que seriam realizados em Ribeirão Preto, a Cava do Bosque começou a ser pensada em 1950, quando foram realizados os primeiros estudos para a construção, junto com um campo de futebol.

Em 1952, foram realizadas as desapropriações dos terrenos e as obras iniciadas. Sua abóbada de madeira, com 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, é ainda uma das maiores obras da engenharia de Ribeirão Preto e que foi notícia em diversos países.

“Pelo seu formato, em circulo, o Ginásio é no gênero uma das mais arrojadas construções e sem similar em todo mundo”, diziam os jornais da época.

A importância da Cava do Bosque já começou em sua inauguração que contou com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez.

Mostrando que seria um local diferenciado para o esporte da cidade, no ano de sua inauguração, Ribeirão Preto alcançou sua melhor colocação até então nos Jogos Abertos do Interior, ficando em segundo lugar, atrás de Santos, sendo campeã em diversas modalidades, numa época que os Jogos Abertos do Interior eram considerados a maior competição esportiva da América do Sul.

Reforma

Em agosto de 1988, foi entregue a reforma e ampliação da Cava do Bosque, que passou a ser denominado como Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima-Tim” e foi também quando o Ginásio recebeu o nome do radialista esportivo Gavino Virdes, falecido em 1965.

Desde então, suas instalações passaram a ser utilizadas para o desenvolvimento das escolinhas esportivas e para treinamento das equipes profissionais da cidade.

Nesses 65 anos, a quadra da Cava já recebeu grandes eventos nacionais e internacionais, como o encontro de vôlei Brasil x Portugal, Mundialito e Sul Americano de Vôlei, 1° Torneio Brasileiros x Estrangeiros de Basquete, Jogos dos Globetrotters, final dos Campeonatos Brasileiro de Vôlei e Basquete, Campeonato Brasileiro de Aeróbica, Estadual de Judô e Natação, Blues Festival, Circo Acrobático Chinês, Holiday on Ice de Patinação, Festival SESC Mobil de Ginástica e Dança, e também grandes shows com cantores brasileiros como Roberto Carlos, Djavan, Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Alceu Valença.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -