InícioCidadesBosque/Zoo “Fábio Barreto” realiza trabalho de reintegração de animais silvestres na natureza

Bosque/Zoo “Fábio Barreto” realiza trabalho de reintegração de animais silvestres na natureza

- continua após a publicidade -

O Bosque/Zoo “Fábio Barreto” recebe por ano, cerca de 800 animais, vítimas de maus tratos provocados por acidentes, como atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, caça predatória, tráfico, entre diversos outros motivos.

foto divulgação

Ao ser entregues aos veterinários do Bosque/Zoo, eles passam por uma triagem e são encaminhados, se forem filhotes, ao berçário, quando acometidos por alguma lesão, são encaminhados ao setor de medicina veterinária. Cerca de 70% destes animais se recuperam e são levados aos centros de reabilitação de animais silvestres e áreas de soltura para animais silvestres, sendo eles a Associação Mata Ciliar, Instituto Espaço Silvestre e MP Fauna Ambiental para que sejam reintegrados em seu meio ambiente natural.

“Originalmente os zoológicos foram criados para exibição de animais selvagens. Com o passar dos anos essa função foi mudando e iniciaram-se pesquisas com objetivo de adaptar os recintos e alimentos, tornando-os mais próximos do ambiente natural. Com isso os animais alcançavam uma longevidade maior e geravam descendentes” explica Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo”Fábio Barreto”.

foto divulgação

Atualmente, no setor de quarentena do Zoológico de Ribeirão Preto, existem espécimes no final do tratamento e aguardando a transferência para as áreas de soltura. Se não houver uma recuperação que possa proporcionar condições de retorno à vida livre, eles permanecerão no zoológico ou serão encaminhados a outras instituições para fins educativos ou reprodutivos. “Com o envolvimento de empresas públicas e privadas está sendo possível esse trabalho tão importante que é feito, não só no zoológico de Ribeirão Preto, mas também em muitas instituições do Brasil e do mundo. Uma parceria que vem se mostrando cada vez mais importante e eficaz na linha de resgate – cativeiro – reabilitação, possibilitando para muitos animais, vítimas da ação humana, uma nova chance”, comenta Gouvêa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz
- PUBLICIDADE -