Início Cidades Bosque/Zoo “Fábio Barreto” realiza trabalho de reintegração de animais silvestres na natureza

Bosque/Zoo “Fábio Barreto” realiza trabalho de reintegração de animais silvestres na natureza

- continua após a publicidade -

O Bosque/Zoo “Fábio Barreto” recebe por ano, cerca de 800 animais, vítimas de maus tratos provocados por acidentes, como atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, caça predatória, tráfico, entre diversos outros motivos.

foto divulgação

Ao ser entregues aos veterinários do Bosque/Zoo, eles passam por uma triagem e são encaminhados, se forem filhotes, ao berçário, quando acometidos por alguma lesão, são encaminhados ao setor de medicina veterinária. Cerca de 70% destes animais se recuperam e são levados aos centros de reabilitação de animais silvestres e áreas de soltura para animais silvestres, sendo eles a Associação Mata Ciliar, Instituto Espaço Silvestre e MP Fauna Ambiental para que sejam reintegrados em seu meio ambiente natural.

“Originalmente os zoológicos foram criados para exibição de animais selvagens. Com o passar dos anos essa função foi mudando e iniciaram-se pesquisas com objetivo de adaptar os recintos e alimentos, tornando-os mais próximos do ambiente natural. Com isso os animais alcançavam uma longevidade maior e geravam descendentes” explica Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo”Fábio Barreto”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

foto divulgação

Atualmente, no setor de quarentena do Zoológico de Ribeirão Preto, existem espécimes no final do tratamento e aguardando a transferência para as áreas de soltura. Se não houver uma recuperação que possa proporcionar condições de retorno à vida livre, eles permanecerão no zoológico ou serão encaminhados a outras instituições para fins educativos ou reprodutivos. “Com o envolvimento de empresas públicas e privadas está sendo possível esse trabalho tão importante que é feito, não só no zoológico de Ribeirão Preto, mas também em muitas instituições do Brasil e do mundo. Uma parceria que vem se mostrando cada vez mais importante e eficaz na linha de resgate – cativeiro – reabilitação, possibilitando para muitos animais, vítimas da ação humana, uma nova chance”, comenta Gouvêa.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Da ala bolsonarista raiz Rodrigo Junqueira traz o PSL para disputa real a prefeitura

Entenda o que esta em jogo nas eleições de 2020, e quais os reais interesses para o futuro de Ribeirão Preto

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida