Início Cidades Animais reabilitados são devolvidos à natureza em Ribeirão Preto

Animais reabilitados são devolvidos à natureza em Ribeirão Preto

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, cidade promoveu a reinserção de 30 animais na natureza

- continua após a publicidade -

Os moradores de Ribeirão Preto e região têm uma boa notícia para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, dia 5 de junho. Nesta semana, o programa “Uma Nova Chance”, desenvolvido pela equipe do Bosque Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto, promoveu a soltura de 30 animais recuperados na natureza.

Os locais de soltura não são divulgados para manter a segurança dos próprios animais, mas todos são levados a áreas de conservação ambiental em Ribeirão Preto e região.

arquivo

O destaque desta vez ficou para dois animais vítimas de atropelamentos: um Gatou-mourisco (Puma yagouarundi), que deu entrada há alguns meses no Zoo com múltiplas fraturas em ossos do quadril, e um exemplar de Irara (Eira barbara), atendida dias atrás pelo médico veterinário Moisés Ricciulli, parceiro na cidade de Franca, apresentando traumatismo cranioencefálico.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De janeiro até agora, o programa “Uma Nova Chance” recuperou e promoveu a soltura de 249 animais, em sua maioria aves. Anualmente, cerca de 800 animais vítimas de maus tratos provocados pelo ser humano são recebidos pelo programa, seja por atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, caça predatória e tráfico ou mesmo vítimas de cães ou outros motivos.

arquivo

Do total, entre 65% a 70% têm plena condição de retorno à vida livre, mas um árduo trabalho deve ser feito para que isso seja possível. A reabilitação, que se difere para cada espécie, basicamente possibilita ao animal reaprender a sobreviver em seu habitat natural, dando condições alimentares, de caça, voo, fuga de predadores, dentre outras.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.