InícioCidades165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

Descubra: O berço do chope, Um santo na cidade, Palace assombrado, Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

- continua após a publicidade -

Para comemorar o aniversário dessa que é uma das principais cidades do interior de São Paulo e que tem um espaço especial nos nossos corações, vamos publicar diariamente curiosidades sobre Ribeirão Preto e sua história.

Dê uma olhada e descubra um pouco mais sobre a história da cidade:

Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

Ribeirão recebeu o apelido gringo por causa da sua ótima localização bem no centro de uma das áreas mais prósperas do estado de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Analisando toda essa prosperidade e força econômica do local, o jornalista Ricardo Kotscho fez a relação com o estado americano da Califórnia e usou pela primeira vez o termo “Califórnia Brasileira” nos anos 70 para se referir a Ribeirão Preto.

Esplanada do Teatro Pedro II

O Theatro Pedro II e suas passagens secretas

O Theatro Pedro II é um dos pontos turísticos mais famosos de Ribeirão. Palco para diversas peças de teatro, musicais e shows. O que muitos podem não saber é que existiam duas passagens secretas que ligavam o teatro ao Centro Cultural Palace, que antes era o Hotel Palace. As passagens se encontravam no primeiro e no terceiro andar.

As histórias contam que quem utilizava esses segredos eram os coronéis para poder ter seus encontros amorosos com atrizes e dançarinas que ficavam hospedadas no hotel.

Hoje, a passagem do terceiro andar está fechada devido à reforma que aconteceu em 1996 devido ao incêndio, mas pode ser reaberta a qualquer momento. A do primeiro andar não foi fechada, ela se transformou em uma sala.

Centro Cultural Palace assombrado

Para combinar com as passagens secretas que ligavam o antigo Hotel Palace ao Theatro Pedro II, o atual Centro Cultural Palace possui a fama de ser mal-assombrado.

Vários funcionários possuem histórias de arrepiar que envolvem vultos, barulhos estranhos, situações difíceis de explicar que fizeram com que alguns deles optassem por não continuar trabalhando no Palace.

A fama do prédio é tanta que chamou a atenção de investigadores paranormais. Eles foram até o Centro Cultural, gravaram vídeos durante a noite com as luzes todas apagadas e confirmam que o prédio é realmente assombrado.

Você acredita nessa?

Getúlio Vargas no Grande Hotel

Quem passa pelo centro pode não saber da história do Edifício Diederichsen, mas ele foi o primeiro prédio de Ribeirão Preto e o primeiro prédio com mais de três pavimentos do interior paulista.

Na época, sua estrutura impressionava, o que fez com que várias personalidades da nossa história se hospedassem no Grande Hotel que ficava no quinto andar do edifício.

Uma delas foi Getúlio Vargas, presidente do Brasil entre 1930 e 1945 que ficou no quarto 516. Outra figura histórica que também esteve hospedado no hotel foi Ademar de Barros, governador de São Paulo entre 1963 e 1966.

Um santo na cidade

Um dos pontos mais visitados da cidade é, curiosamente, o Cemitério da Saudade: é lá que jaz o túmulo do Menino Zezinho (batizado José Martins de Almeida). Nascido em 1938, ele passou a benzer as pessoas, o que fez ao longo dos nove anos em que conviveu com uma condição conhecida como elefantíase.

Não tardou para que o menino adquirisse um ar santificado entre os habitantes — em especial, após dizer que teve uma visão com o Santo Antônio. Isso gerou um alarde grande em Ribeirão Preto, que, costumeiramente, se lembra do Menino Zezinho com carinho.

arquivo

O investimento no pai da aviação

Vereadores do município souberam que Alberto Santos Dumont, na época em que era pouco conhecido, encarava dificuldades financeiras enquanto estudava na França. Então, fizeram a doação de um conto de réis ao homem que, hoje, é conhecido como o pai da aviação.

Bares e Restaurantes poderão abrir aos domingos em Ribeirão Preto
Bares e Restaurantes poderão abrir aos domingos em Ribeirão Preto

O berço do chope e da cerveja

Na última década do século 19, Ribeirão Preto abrigou uma leva de imigrantes italianos que trouxeram consigo, na bagagem, os segredos para a produção artesanal de cerveja.

Nas quatro décadas seguintes, a cidade recebeu a Cervejaria Antarctica e a choperia Pinguim, entre outras instalações de renome. O curioso é que, quando as cervejas artesanais ganharam fôlego, na chegada do século 21, muitas cervejarias da região já imprimiam seus rótulos a todo vapor.

Por isso, uma dica para comemorar o aniversário de Ribeirão Preto é fazer um tour pelas cervejarias artesanais nascidas na região — ou provar suas cervejas nos muitos bares que regam a cidade.

E aí? Quais dessas curiosidades você já conhecia? Conte para a gente!

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -