InícioCidades🚇 Ribeirão Preto Inaugura Túnel Revolucionário! A Mobilidade Nunca Foi Tão Fácil!

🚇 Ribeirão Preto Inaugura Túnel Revolucionário! A Mobilidade Nunca Foi Tão Fácil!

🌟 O Primeiro Túnel da Cidade ( José Bonifácio ) que Transformará a Maneira Como Nos Movemos! #emribeirao

- continua após a publicidade -

🌟 O Primeiro Túnel da Cidade que Transformará a Maneira Como Nos Movemos! #emribeirao

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Neste feriado de 7 de setembro, Ribeirão Preto celebra com entusiasmo a inauguração do tão aguardado túnel ‘José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência’. A cidade ganha um marco de mobilidade que promete revolucionar a forma como os moradores se deslocam.

O primeiro túnel da cidade: Com cerca de 381 metros de comprimento e abrangendo quatro quarteirões, o túnel liga importantes avenidas, começando na Avenida Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Nove de Julho e terminando na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme. Esta é uma das obras mais significativas do programa de mobilidade da cidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mudanças na paisagem: A construção do túnel não apenas aprimora a mobilidade, mas também transforma a paisagem da cidade. A icônica Avenida Nove de Julho, que já está passando por obras de restauração, ganhará ainda mais destaque, com a adição de corredores de ônibus em ambos os sentidos.

Túnel em funcionamento: Com a abertura oficial, o túnel já está em pleno funcionamento. A iluminação, composta por 119 projetores de LED, garante uma passagem segura. Além disso, claraboias na Praça Salvador Spadoni proporcionam luz natural e ventilação.

Impacto na mobilidade: O túnel é uma peça fundamental no programa Ribeirão Mobilidade, que visa tornar o trânsito mais ágil e seguro. Quando todos os corredores estiverem concluídos, Ribeirão Preto contará com uma rede viária de 56 km exclusiva para ônibus, conectando toda a cidade. Semáforos inteligentes também melhorarão o fluxo do tráfego.

Um tributo significativo: O túnel recebeu o nome de ‘José Bonifácio de Andrada e Silva’, em homenagem ao Patriarca da Independência. José Bonifácio não apenas era um geólogo e naturalista, mas também um defensor fervoroso do fim da escravidão e da unificação do Brasil. Sua escolha como nome para esta obra destaca valores fundamentais para a cidade.

Este é apenas o começo das mudanças que o programa Ribeirão Mobilidade trará para a cidade. Continue acompanhando as transformações em nossa amada Ribeirão Preto!

TRECHO DA NOVE DE JULHO INCLUSO NA OBRA

Com custo de R$ 27.185.960,56, a obra incluiu, além da construção do túnel e da praça, a restauração completa de um quarteirão da Nove de Julho (entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, em frente à praça Spadoni).

O asfalto deste quarteirão (que não é tombado) foi retirado e outro mais eficiente foi instalado no lugar, para suportar o impacto dos ônibus. O canteiro foi refeito como o original, com mosaicos de pedras brancas e pretas formando desenhos de ondas.

REPOSIÇÃO AMBIENTAL

Na praça Salvador Spadoni e nas avenidas no entorno do túnel foram plantadas 232 mudas de árvores de espécies variadas. Outras 510 mudas foram doadas ao Horto Municipal para reposição ambiental das 21 árvores adultas que precisaram ser extraídas para a execução da obra, embora sete jerivás adultos puderam ser replantados.

CIDADE UNIDA POR CORREDORES

O programa Ribeirão Mobilidade, do qual a obra do túnel faz parte, abrange 30 grandes intervenções viárias para imprimir mais agilidade e segurança ao trânsito e ao transporte público de Ribeirão Preto.

“Mobilidade é sinônimo de qualidade de vida, de convivência democrática; nosso objetivo é garantir conforto, segurança e menos tempo no trânsito para toda a população, inclusive e sobretudo para os usuários de transporte público. Pensamos o projeto a partir disso”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.

Das 30 obras, 19 já estão prontas, incluindo seis dos 11 corredores de ônibus.

Para mais fluidez nos corredores, as obras ainda contemplam a construção de pontes, viadutos, pontilhões, passarela de pedestre, mais de 40 km de ciclovias e outras, cujas metas são reduzir os pontos críticos do trânsito, além de permitir as ligações entre os corredores.

De Norte a Sul, os corredores começam no bairro Ribeirão Verde e seguem até o Ribeirão Shopping, na extremidade oposta da cidade. De Leste a Oeste, eles começam na Lagoinha, na Avenida Presidente Kennedy, e vão até a rotatória Alceu Paiva Arantes, nos bairros Jardim Procópio e José Sampaio, passando antes pelo Centro e diversos bairros.

Mais de 3 milhões e 500 mil usuários de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e da microrregião que circulam todos os dias pela cidade.

AS OBRAS DO RIBEIRÃO MOBILIDADE

Prontas:

01 – Túnel José Bonifácio

02 – Corredor e ciclovia em toda a extensão da Av. do Café

03 – Corredor Saudade-Rua São Paulo e Corredor Dom Pedro I; monumento na Praça Pedro Biagi, na Av. D. Pedro I, e ciclovia nas avenidas Luiz Galvão César, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni

04 – Corredor da Av. Presidente Vargas

05 – Corredor Norte/Sul – Trecho 1 (entre as avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife) e ciclovia na Av. Magid Simão Trad

06 – Corredor Norte/Sul – Trechos 2 e 3, além de ciclovias nas avenidas Luzitana e Cásper Líbero

07 – Adequações viárias das avenidas Antônio Diederichsen, Nove de Julho e Portugal

08 – Adequações viárias das avenidas Presidente Vargas, Itatiaia e Antônio Diederichsen

09 – Construção de uma nova avenida (Mugnatto Marincek)

10 – Duplicação da Av. Adelmo Perdiza

11 – Passarela dos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig (sobre a Av. Jerônimo Gonçalves)

12 – Ponte ligando a Av. Fábio Barreto e a Rua Pompeu de Carvalho

13 – Ponte ligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant

14 – Ponte ligando as ruas José Bonifácio e Paraíba

15 – Ponte ligando as ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma

16 – Prolongamento da Av. Profª Dinna Rizzi

17 – Prolongamento da Av. Coronel Fernando Ferreira Leite

18 – Viaduto Profissionais da Saúde, na avenida Francisco Junqueira

19 – Viaduto da Av. Brasil com a Thomas Alberto Whately

Em andamento:

  1. – Corredor Norte-Sul – Trecho 4. Previsão de entrega: 12/2023
  2. – Viaduto da Av. Brasil sobre a Mogiana. Previsão de entrega: 01/2024
  3. – Corredor do Quadrilátero Central. Previsão de entrega: 05/2024
  4. – Corredor e restauração da Av. Nove de Julho. Previsão de entrega: 06/2024
  5. – Corredor Costábile/Kennedy. Previsão de entrega: 09/2024
  6. – Corredor Castelo/Treze de Maio. Previsão de entrega: 09/2024

A caminho:

Além das 25 obras citadas (19 prontas e seis em andamento), os projetos executivos para a construção de cinco pontes encontram-se em fase final, na Secretaria Municipal de Obras Públicas.

DESAFIOS SUPERADOS: AS INTERCORRÊNCIAS NA OBRA DO TÚNEL

08/2020: a Construtora Contersolo inicia a obra, após vencer a concorrência pública aberta pela prefeitura.

04/2021: com 14% da obra executada, a Contersolo pede desistência do contrato.

03/2022: após processos de rescisão, aplicação de multas e abertura de nova concorrência pública, a ordem de serviço para reinício da obra é assinada pela prefeitura e a Rual Construções e Comércio Ltda, vencedora da nova licitação.

04/2022: a obra é reiniciada pela Construtora Rual.

09/2023: o túnel é inaugurado, superando os desafios impostos pelo volume anormalmente intenso de chuvas no ano.

Pensamento positivo ): “Juntos, podemos construir um futuro mais brilhante para Ribeirão Preto!”

Title (in English): 🚇 Ribeirão Preto Inaugurates Revolutionary Tunnel! Mobility Has Never Been Easier! #emribeirao

🌟 The City’s First Tunnel That Will Transform How We Move! #emribeirao

Expert in the subject area of the portal in Ribeirão, the only independent portal in the region that does not receive public funds.

This September 7th holiday, Ribeirão Preto celebrates with enthusiasm the inauguration of the long-awaited ‘José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência’ tunnel. The city gains a landmark in mobility that promises to revolutionize the way residents get around.

The city’s first tunnel: With approximately 381 meters in length and covering four city blocks, the tunnel connects important avenues, starting at Avenida Independência, near Rua Bernardino de Campos, passing under Nove de Julho, and ending on Avenida Presidente Vargas, between Rua João Penteado and Eliseu Guilherme. This is one of the most significant works of the city’s mobility program.

Changes in the landscape: The construction of the tunnel not only enhances mobility but also transforms the city’s landscape. The iconic Avenida Nove de Julho, which is already undergoing restoration, will gain even more prominence with the addition of bus lanes in both directions.

Tunnel in operation: With the official opening, the tunnel is already fully operational. The lighting, composed of 119 LED projectors, ensures a safe passage. In addition, skylights in Praça Salvador Spadoni provide natural light and ventilation.

Impact on mobility: The tunnel is a key component of the Ribeirão Mobilidade program, which aims to make traffic more agile and safe. When all corridors are completed, Ribeirão Preto will have a 56-kilometer exclusive bus network connecting the entire city. Intelligent traffic lights will also improve traffic flow.

A significant tribute: The tunnel was named ‘José Bonifácio de Andrada e Silva’ in honor of the Patriarch of Independence. José Bonifácio was not only a geologist and naturalist but also a fervent advocate for the end of slavery and the unification of Brazil. His choice as the name for this work highlights fundamental values for the city.

This is just the beginning of the changes that the Ribeirão Mobilidade program will bring to the city. Keep following the transformations in our beloved Ribeirão Preto!

Positive Thought (English): “Together, we can build a brighter future for Ribeirão Preto!”

foto ilustrativa

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

v🎤 João Rock Anuncia Batalha de MCs na Programação 🎤v

O festival João Rock, que acontece em Ribeirão Preto no dia 8 de junho, confirmou a realização de uma batalha de MCs em parceria com a Batalha da Aldeia (BDA), a principal batalha de rap do Brasil.

Agrishow 🚜Tarcisio Anuncia Investimentos Bilionários no Agronegócio Durante visita 🚜

O primeiro dia da Agrishow, o maior evento da América Latina em tecnologia de agricultura, foi repleto de novidades para o agronegócio. O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão para 2024

🏘️ Venda de Imóveis Usados em São Paulo Dispara em Fevereiro 📈

Houve um crescimento geral de 18,11% nas vendas de casas e apartamentos em fevereiro em comparação com janeiro. Este aumento foi observado em todas as regiões do estado

🎁 ShoppingSantaÚrsula Sorteia Citroën C3 Aircross e Oferece Colar na Campanha do Dia das Mães 🚗

Promoção acontece entre 1º e 12 de maio, com sorteio de carro e colares de presente para clientes. @shoppingsantaursula
- PUBLICIDADE -