Obra Gota D’Água de Tomie Ohtake Passará por Manutenção no Theatro Pedro II! 💧✨

0
343

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

No último dia de fevereiro, um dos tesouros do Theatro Pedro II entrou em processo de manutenção. O deslumbrante lustre de cristal “Gota D’Água”, uma obra-prima da renomada artista plástica Tomie Ohtake, foi cuidadosamente baixado na tarde desta quinta-feira, 29, para passar pelos serviços anuais de limpeza e manutenção.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, teve a honra de acionar o sistema eletrônico que permite a descida suave do lustre do teto até o chão. Acompanhado pelo presidente da Fundação D. Pedro II, Nicanor Lopes, e outras autoridades municipais, o prefeito elogiou o trabalho minucioso dos funcionários do Theatro Pedro II, reconhecendo sua dedicação e cuidado com essa obra de arte tão importante para a cidade.

“É um trabalho minucioso, que requer muita dedicação por parte dos funcionários do Theatro Pedro II. Eles estão de parabéns pelo trabalho”, conclui o prefeito.

Por se tratar de uma obra de arte importante para o Theatro Pedro II, todo o cuidado é pouco para a preservação da peça. Para realizar o trabalho, a diretoria do Theatro Pedro II monta uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre, limpeza, troca de lâmpadas e restauro necessários até ser içado novamente ao teto.
A peça, tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura, pesa 1,5 toneladas e com 68 lâmpadas halógenas que compõem a cúpula.Com 2,7 metros de altura, 2,2 metros de largura e pesando 1,5 toneladas, o lustre é composto por 68 lâmpadas halógenas que iluminam a imponente cúpula. Sua descida permite que os espectadores apreciem de perto os detalhes da obra de Tomie Ohtake, uma homenagem às labaredas que consumiram o teto original do teatro.

Por ser uma peça de valor inestimável, toda a operação de manutenção é realizada com extremo cuidado. Desde a retirada do lustre até sua limpeza, troca de lâmpadas e eventuais restaurações, a diretoria do Theatro Pedro II coordena uma operação que demanda cerca de três dias. Esse processo meticuloso é essencial para garantir a preservação dessa peça histórica, símbolo da reinauguração do Pedro II após o incêndio que o deixou fechado por 16 anos na década de 80.

O Theatro Pedro II, considerado o terceiro maior teatro de ópera do país, é um patrimônio cultural de grande importância para Ribeirão Preto. Sua história rica e sua arquitetura imponente continuam a encantar e inspirar gerações, enquanto o cuidado dedicado ao lustre “Gota D’Água” assegura que sua luz brilhe por muitos anos ainda.

FOTO ARQUIVO