InícioBlogsO que te impede de conquistar os seus objetivos em 2023?

O que te impede de conquistar os seus objetivos em 2023?

Desenvolver a inteligência emocional ajuda a identificar limitadores e entender o que é relevante

- continua após a publicidade -

Desenvolver a inteligência emocional ajuda a identificar limitadores e entender o que é relevante   

2023 vem chegando e é hora de avaliar tudo o que aconteceu durante o ano, pensar no que queremos para os próximos meses e, diferentemente do que muitos pensam, essa não é uma avaliação fácil, uma vez que traz à tona tudo aquilo que não conseguimos alcançar. Mas quais são as razões para não alcançarmos os nossos objetivos? A resposta está provavelmente em nós mesmos.

Para a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, a reflexão deve partir de dentro de nós, uma vez que raramente o problema é externo.

“Deixe o cenário externo de lado e reflita sobre os reais obstáculos que atrapalham a sua jornada até o destino desejado. Identifique o limitador predominante e comece a trabalhar em cima dele. Planeje como irá superá-lo e use a inteligência emocional a seu favor, evitando colocar as emoções em primeiro plano”, conta. 

A inteligência emocional é um conceito derivado da psicologia que caracteriza pessoas capazes de identificar seus sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades. Diferentemente do quociente de inteligência (QI), a inteligência emocional não tem relação com o intelecto diretamente, mas sim em saber reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, com objetivo de racionalizá-los e usando-os à seu favor.

“Entender o que é inteligência emocional e como esse conceito pode ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental, pois essa é uma habilidade que pode ajudar muito na identificação dos principais obstáculos que nos separam daquilo que somos e realmente queremos”, explica Daniella.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quais são os limitadores que dificultam o rompimento de barreiras e o alcance de metas e objetivos?

Dados do estudo Statistic Brain Research Institute mostram que 50% das pessoas que fazem planos para o novo ano, desistem antes mesmo do Carnaval. Daniella conta que grande parte dessas desistências acontecem pela falta de objetivos reais e falta de planejamento.

“O objetivo precisa estar de acordo com os valores, ser relevante e trazer benefícios reais. Por exemplo, uma pessoa que almeja um cargo mais alto na empresa, mas que sabe que isso irá impactar em mais estresse e na qualidade de tempo com a sua família. Com isso a pessoa acaba se sabotando, pois lá no fundo sabe que aquele não é realmente o seu desejo. O importante é buscar racionalizar os sentimentos para entender o que se quer e como fazer para alcançar o que deseja de forma consistente”, conta  a coach.

Daniella também explica que outro ponto importante é a responsabilização.

“Ficar parado ou deixar de percorrer um caminho, não deve ser uma opção, assim como buscar desculpas e possíveis culpados para a sua situação. É importante entender que o único responsável pela sua trajetória é você mesmo. Todos os desafios ficam menores quando a decisão de seguir em frente vem de quem deve enfentá-los”, completa.

Para superar os limitadores e avançar em seus objetivos, Daniella dá algumas dicas:

  • Entenda qual é o seu propósito e se comprometa com as etapas para atingi-lo.  
  • Trace o seu objetivo com base naquilo que você está disposto a fazer ou no que te desafia a ser melhor. 
  • Se abra para buscar novas habilidades e ferramentas e não deixe que a falta de conhecimento seja um limitador. Se preciso busque cursos para melhorar as suas habilidades e informações de qualidade.
  • Coloque velocidade nas ações. Não ir para frente pode ser um sintoma de resistência. Reflita sobre as consequências de ficar estagnado muito tempo, sem desenvolver as ações propostas.
  • Faça a gestão de si próprio e se comprometa não apenas com o resultado, mas também com todo o processo até o seu objetivo. 
  • Monitore de forma periódica as pequenas vitórias, reposicionando os próximos passos conforme for avançando. Lembre-se: não há problema em mudar a direção da sua caminhada, desde que você continue avançando.
  • Tenha direcionamento e clareza e busque visualizar com o máximo de detalhes aonde quer chegar. Com isso fica mais fácil fazer o passo a passo e cumprir o que determinou como meta.
  • Faça ajustes constantes na rota e, se verificar que está desviando do trajeto, volte atrás e reveja o que for preciso para retomar ao caminho de origem.
  • Aprenda a superar os desafios e se organize para evitar cair em armadilhas como “estou sem tempo” ou “isso é impossível”. 
  • Procure ajuda ou suporte profissional para acelerar e facilitar todo o processo.
  • Invista em autoconhecimento e tenha disciplina.

Daniella Kirsten, é diretora e sócia franqueada das unidades da Febracis Paraná, sediadas em Curitiba e Maringá, além de coaching e palestrante. Sua atuação no estado já impactou mais de 5 mil pessoas por meio do Coaching Integral Sistêmico.

A Febracis está presente em 42 franquias espalhadas pelo Brasil e quatro unidades internacionais. Para ter acesso aos cursos e entender mais sobre a metodologia CIS, acesse o site: febraciscuritiba.com/metodo-cis-junho/ 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🏆 Davi é o Primeiro Finalista do BBB 24 após Prova de Resistência! 💪

Davi conquistou a liderança do BBB 24 após uma prova de resistência que durou pouco mais de 10 horas. Além de garantir sua vaga na final, ele também ganhou um carro.

🚨 Lula 🚨 Veta Proibição das “Saidinhas” de Presos: Congresso se Revolta! 😡

As saidinhas são um terror para o cidadão de bem, que ve as ruas lotadas de marginais que deveriam estar trancados, mas saem e voltam a provocar crimes.

Festa do Peão de Barretos: sábado, 24 de agosto, será marcado pelos shows de Chitãozinho & Xororó e Cody Johnson

Promovendo encontro entre nações, os clássicos sertanejos se unem ao som do country norte-americano. Festa acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão

🎉 SEXTOU! Festival de Cerveja, Música e Circo: Ribeirão Preto Bomba com Eventos! 🍻

Com tantas opções, o difícil vai ser escolher! Aproveite o fim de semana e divirta-se em grande estilo com os melhores eventos de Ribeirão Preto.

Faculdade Anhanguera Ribeirão Promove Campanha de Doação de Sangue e Atendimentos de Saúde Gratuitos

Em colaboração com o Rotary Club e o Hemocentro de Ribeirão Preto, a campanha "Gente Boa Doa" vai acontecer no Novo Shopping das 8h às 15h, visando aumentar os estoques de sangue na região.
- PUBLICIDADE -