Início Blogs DSOP Educação Financeira Receita paga hoje a restituição do Imposto de Renda – saiba o...

Receita paga hoje a restituição do Imposto de Renda – saiba o que fazer com o valor

- continua após a publicidade -

Hoje, 17, a Receita Federal paga as restituições do 2º lote do Imposto de Renda 2017, totalizando R$ 2,5 bilhões para 1,3 milhão de contribuintes. Qual é melhor forma de utilizar o valor?

Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, Doutor em Educação Financeira à frente do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.

“A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas em atraso, especialmente no cheque especial e cartão de crédito: estabeleça estratégia para eliminar o problema. Essas devem ser as primeiras dívidas eliminadas, já que as taxas de juros são muito altas”, orienta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entretanto, Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas do endividamento e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira”, orienta.

Já para os contribuintes que não têm dívidas, segundo Domingos, o ideal é investir o dinheiro, mas é importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos.

“Para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano, é interessante aplicar em caderneta de poupança. Para os sonhos de médio prazo, entre um e dez anos, Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos e Títulos do Tesouro. Já para sonhos de longo prazo, a partir de 10 ano, Previdência Privada, LCI, LCA e Títulos do Tesouro são bastante indicados”, orienta Domingos.

 

Mais informações

O valor deve ser creditado na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Para saber se foi liberado, acesse o site da Receita ou ligue para 146.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Caso esteja liberado e não tenha sido creditado, o contribuinte pode procure qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).

Os pagamentos, que estão no 2º lote, vão até o 7º lote, a ser liberado em dezembro deste ano. Caso tenha caído na malha fina, a orientação é buscar regularizar a situação, conhecendo as pendências existentes no documento entregue.

 

 

Sobre Reinaldo Domingos

Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.