Início Blogs DSOP Educação Financeira Receita paga hoje a restituição do Imposto de Renda – saiba o...

Receita paga hoje a restituição do Imposto de Renda – saiba o que fazer com o valor

- continua após a publicidade -

Hoje, 17, a Receita Federal paga as restituições do 2º lote do Imposto de Renda 2017, totalizando R$ 2,5 bilhões para 1,3 milhão de contribuintes. Qual é melhor forma de utilizar o valor?

Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, Doutor em Educação Financeira à frente do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.

“A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas em atraso, especialmente no cheque especial e cartão de crédito: estabeleça estratégia para eliminar o problema. Essas devem ser as primeiras dívidas eliminadas, já que as taxas de juros são muito altas”, orienta.

Entretanto, Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas do endividamento e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira”, orienta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já para os contribuintes que não têm dívidas, segundo Domingos, o ideal é investir o dinheiro, mas é importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos.

“Para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano, é interessante aplicar em caderneta de poupança. Para os sonhos de médio prazo, entre um e dez anos, Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos e Títulos do Tesouro. Já para sonhos de longo prazo, a partir de 10 ano, Previdência Privada, LCI, LCA e Títulos do Tesouro são bastante indicados”, orienta Domingos.

 

Mais informações

O valor deve ser creditado na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Para saber se foi liberado, acesse o site da Receita ou ligue para 146.

Caso esteja liberado e não tenha sido creditado, o contribuinte pode procure qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).

Os pagamentos, que estão no 2º lote, vão até o 7º lote, a ser liberado em dezembro deste ano. Caso tenha caído na malha fina, a orientação é buscar regularizar a situação, conhecendo as pendências existentes no documento entregue.

 

 

Sobre Reinaldo Domingos

Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

João Dória deve definir lockdown aos finais de semana e após às 20hs em dias de semana.

João Dória deve anunciar medidas com mais restrições para o estado aos finais de semana e toque de recolher durante a semana.

Startup de Ribeirão Preto tem apoio da ANVISA para avançar estudo de vacina contra COVID-19.

Empresa de Ribeirão Preto recebe o apoio da ANVISA para submeter os estudos no desenvolvimento de uma vacina contra o Coronavírus.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado (23)

sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Na brincadeira Ad aeternum Ribeirão deve voltar ao lockdown

Nova atualização acontece nesta sexta-feira (22) no palácio do imperador João Tranca rua, e salve-se quem puder.

Prefeitura inicia vacinação dos funcionários da saúde

A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira, dia 21 e representou os profissionais da saúde que se dedicaram ao enfrentamento da pandemia em Ribeirão Preto
- PUBLICIDADE -