Início Blogs DSOP Educação Financeira Bolsa batendo recordes – hora de investir?

Bolsa batendo recordes – hora de investir?

- continua após a publicidade -

Depois de ter apresentado fortes altas na semana passada, nesta segunda-feira (18), a Bolsa de Valores brasileira demonstrou que continua com força depois das últimas altas, superando os 76 mil pontos pela primeira vez. Assim, surge a pergunta: “chegou a hora de investir nessa linha de investimento?” A resposta não é tão simples, mas sempre alerto que essa linha é de grande risco e necessita de conhecimentos aprofundado, pois não é para amadores.

O que são ações?

Vamos mais a fundo sobre o tema. O primeiro ponto que se deve entender é que ao investir na bolsa de valores se compra ações e comprar significa adquirir a parte de uma empresa que possui capital aberto, se tornando um de seus sócios.

Dentre os tipos de ações, há as preferenciais (PN), com as quais o investidor tem preferência no pagamento da parcela do lucro, e as ordinárias (ON), que dão direito de voto ao acionista, porém tem menor peso na hora da distribuição dos lucros. Como depende da saúde de uma empresa, é um investimento de alto de risco, sendo mais indicado para sonhos de longo prazo.

Prós e contras

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Um dos pontos positivos é que se trata de um investimento de renda variável, que tende a gerar maior rentabilidade. Com sua popularização, perdeu grande parte de seus “mistérios” e isso é ótimo, pois agora é possível encontrar muitas informações antes de começar a aplicar dinheiro. É possível investir nas ações de mais de uma empresa e com diferentes tipos de liquidez.

Contudo, ao mesmo tempo em que permite um rendimento maior, a renda variável deixa o investidor sujeito a maiores riscos e perdas, especialmente caso precise vender as ações em baixa. Portanto, é preciso ter consciência de que o mercado financeiro é instável e pode mudar a qualquer momento.

Outro ponto importante é que há custos de corretagem para cada operação realizada, que variam de corretora para corretora, taxa de custódia e taxa de emolumentos. Além disso, há incidência de Imposto de Renda: uma pequena parte (0,005%) é retida na fonte e o restante (14,995%), sobre os ganhos líquidos na venda ou liquidação da ação, que deve ser recolhido mensalmente pelo investidor. Quem vende até R$ 20 mil por mês no mercado a vista está isento do IR.

Hora de investir?

Para responder a essa pergunta, é importante analisar dois pontos. O primeiro é em relação a rentabilidade, e podemos afirmar que depois de um longo período de crise, chega a hora de voltar a olhar para seus investimentos, pois, se a economia cresce, as empresas crescem e as ações se valorizam.

Assim, pode ser interessante buscar mais conhecimentos sobre o tema. Mas, o mais importante antes de decidir é aprender a investir, lembrando que isso não significa apenas colocar o dinheiro na linha da moda.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sempre recomendo diversificar aonde se coloca o dinheiro, ou seja, o mais importante é diversificar os investimentos, escolhendo os mais adequados para os objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo.

As ações são interessantes para quem conhece muito esse tema, ou para o dinheiro que será investido nos sonhos de longo prazo, que são aqueles que a maioria das pessoas acredita que não irá realizar, por representar algo muito distante. O tempo destes sonhos é acima de dez anos, o que faz com que muitos desanimem antes mesmo de começar. Nesses casos é interessante investir em ações, mas também recomendo o tesouro direto e previdência privada.

Para entrar nesse mundo é preciso lembrar que existem altos riscos, tendo sempre que buscar conhecimentos ou então especialistas, mas mesmo assim acompanhando sempre de perto, para ter a certeza que seu dinheiro está sendo cuidado adequadamente. Evite direcionar mais do que 20% do patrimônio investido nesta linha específica. Assim feito, é contar com a inteligência e com a sorte.

 

Reinaldo Domingos é Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do InfoMoney e da Rádio Bandeirantes. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.