Início Blogs Dia de Nossa Senhora Aparecida: Origem da comemoração nesta data

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Origem da comemoração nesta data

A imagem foi coroada anos depois, com uma coroa ofertada pela Princesa Isabel.

- continua após a publicidade -

Nossa Senhora Aparecida é o nome católico para Maria, mãe de Jesus. Padroeira de nosso país, ela é consagrada por meio de uma bela imagem, na qual aparece com um manto de cor azulada, bastante ornamentado.

A festividade que é feita em sua homenagem acontece no dia 12 de outubro, mesma data em que é celebrado o Dia das Crianças. Devido ao seu grande significado no Brasil, há um feriado nacional que possibilita diversos tipos de comemorações de cunho religioso.

Qual é a história da Padroeira do Brasil?

A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve sua primeira aparição em 1717, quando o governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passava pelo Vale do Paraíba.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O povo daquela região, animado com a visita, decidiu realizar uma festa de boas-vindas. Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram, então, chamados para lançar redes nos rios e garantir os peixes para a refeição.

Contudo, em meados de outubro, não era uma boa época para isso. Sendo assim, eles rezaram pela proteção de Maria para voltar com um bom resultado. Nesse momento, puxaram da água primeiro o corpo de uma antiga imagem, depois a cabeça: a estátua de Nossa Senhora de Aparecida.

Como começaram as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida?

A princípio, a estátua sacra permaneceu na casa do pescador Filipe por 15 anos. Com isso, amigos, vizinhos e familiares se encontravam com frequência para orações. O dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, ficou registrado oficialmente por ter sido o mesmo dia da aparição na pescaria.

Aos poucos, a história começou a se espalhar pelo Brasil, o que atraiu visitantes de outras regiões do país. O primeiro oratório foi construído oficialmente em Itaguaçu, mas aos poucos não comportava os fiéis que apareciam todos os dias.

Sendo assim, surgiu a necessidade de construir a primeira capela, em 1934. A imagem foi coroada anos depois, com uma coroa ofertada pela Princesa Isabel. Outras capelas e basílicas surgiram para fortalecer as comemorações e as orações.

Afinal, quem esculpiu a imagem da santa?

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A princípio, não há autoria confirmada para a escultura de Nossa Senhora Aparecida. Acredita-se, porém, na possibilidade de que ela tenha sido moldada pelo frei Agostinho de Jesus.

Ele era um conhecido e respeitado artesão da época, e as características da imagem se parecem com as obras do frei. Contudo, exames posteriores confirmam que a argila utilizada na escultura não condiz com o local em que Agostinho vivia.

Portanto, ainda há um grande mistério acerca desse assunto. Ao longo do tempo, novos artistas se propuseram a reproduzir a imagem, com detalhes diferenciados que fizeram com que ela alcançasse o patamar de uma verdadeira obra de arte.

Essa é a história do dia de Nossa Senhora Aparecida. Se você pretende manter uma escultura como essa em sua casa, não deixe de conhecer alguns modelos com a bela representação da nossa padroeira. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Série B: Botafogo e Juventude empatam em Ribeirão Preto

Veja a classificação atualizada da Série B do Brasileiro.

Misterio, chama padre Quevedo ou bispo Macedo: Casos de dengue têm queda desde abril

Em Ribeirão Preto os casos sumiram misteriosamente dos boletins da secretaria da saúde. Em novembro, foi confirmado apenas um caso.

Rede de Posto Monte Carlo traz para as rodovias da região de Ribeirão Preto unidades do Frango Assado e Pizza Hut

Com mais de R$ 100 milhões em investimentos, negociação trará para os consumidores marcas consagradas e desejadas, gerando 700 empregos diretos

Foi inaugurado Ecoponto no Jardim Palmeiras II

Local é destinado à entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, móveis velhos, madeiras, recicláveis e massa verde

MARP convida para o 45° Salão de Arte de Ribeirão Preto

A exposição do SARP 2020 acontecerá até 18 de dezembro e de 05 a 23 de janeiro de 2021, no MARP