Início Blogs Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em...

Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em 2 de novembro?

Você sabe o que realmente significa o Dia de Finados ou Dia dos Mortos? Descubra como surgiu a data e porque é celebrado em 2 de novembro.

- continua após a publicidade -

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que findou, findou, acabou ou morreu.

Por que em 2 de novembro?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

São Sebastião (SP) – Vítimas do acidente de ônibus na estrada Mogi-Bertioga são enterradas no cemitério municipal em Barra do Una (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Esta comemoração já se faz presente no mundo há muito tempo, pois foi no ano de 998 D.C. que o monge Odílio decretou que todos os monges do mosteiro beneditino de Cluny localizado na França rezassem pela alma dos mortos, independente de qualquer religião, e assim era feito, e após ter acontecido este decreto na França, na Itália o Papa da época também fez esta determinação, quatro séculos depois da França, ou seja, no ano de 1938 d. C. , que todos os padres da Igreja Católica no dia 02 de novembro iriam fazer suas orações direcionados para os mortos, assim tendo que seguir em todos os países que praticasse a religião Católica.

Igreja de Santo Antônio nos Campos Eliseos
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.

No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.

São Sebastião (SP) – Vítimas do acidente de ônibus na estrada Mogi-Bertioga são enterradas no cemitério municipal em Barra do Una (Rovena Rosa/Agência Brasil)
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Vamos as urnas para escolher mais do mesmo

Independente do vencedor no pleito deste domingo pelo segundo turno, estaremos nas mãos dos mesmos caciques

Ruas de Ribeirão Preto recebem decoração especial

Luzes natalinas serão ligadas na cidade na próxima terça-feira, 1º, mas #fiqueemcasa pois o vírus circula a noite

Drive-thru compartilhado do comércio de Ribeirão Preto volta a funcionar nesta quarta (25/11)

Organizada por SINCOVARP e CDL RP, a operação gratuita vai ajudar lojistas do calçadão e da região central a venderem mais e proporcionar ao consumidor mais uma opção de compra

RibeirãoShopping recebe pelo terceiro ano consecutivo mostra de mesas decoradas para o Natal e o Ano Novo

A exposição, que será realizada até 26 de dezembro, conta com 20 mesas produzidas por arquitetos, design de interiores, cerimonialistas e decoradores de festas

Ribeirão Preto recebe curso gratuito de Libras

Em formato virtual, curso está sendo ofertado na capital e no interior paulista para promover a inclusão das pessoas com deficiência