Início Blogs Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em...

Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em 2 de novembro?

Você sabe o que realmente significa o Dia de Finados ou Dia dos Mortos? Descubra como surgiu a data e porque é celebrado em 2 de novembro.

- continua após a publicidade -

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que findou, findou, acabou ou morreu.

Por que em 2 de novembro?

Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

São Sebastião (SP) – Vítimas do acidente de ônibus na estrada Mogi-Bertioga são enterradas no cemitério municipal em Barra do Una (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Esta comemoração já se faz presente no mundo há muito tempo, pois foi no ano de 998 D.C. que o monge Odílio decretou que todos os monges do mosteiro beneditino de Cluny localizado na França rezassem pela alma dos mortos, independente de qualquer religião, e assim era feito, e após ter acontecido este decreto na França, na Itália o Papa da época também fez esta determinação, quatro séculos depois da França, ou seja, no ano de 1938 d. C. , que todos os padres da Igreja Católica no dia 02 de novembro iriam fazer suas orações direcionados para os mortos, assim tendo que seguir em todos os países que praticasse a religião Católica.

Igreja de Santo Antônio nos Campos Eliseos

No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No México, as pessoas também comemoram o Dia de Finados, mas de uma maneira mais festiva e colorida que a brasileira. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.

São Sebastião (SP) – Vítimas do acidente de ônibus na estrada Mogi-Bertioga são enterradas no cemitério municipal em Barra do Una (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Novo viaduto “Profissionais da Saúde” exigiu investimento de R$ 385,2 mil

O novo viaduto “Profissionais da Saúde”, entregue na manhã desta sexta-feira, dia 26, pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, dentro do Programa Ribeirão...

Sabendo que a justiça vai impedir, Nogueira diz que não cumprirá rebaixamento de Doria

Os deuses do judiciário entrarão em campo e na verdade o que vai valer é o que o ditador Doria definiu, a justiça caçara a decisão do prefeito, que já tomou decisão sabendo.

“Diálogos de procuradores da Lava Jato revelam complô contra família Bolsonaro”

Em nota, O MPF, diz que a fala de procurador foi uma brincadeira entre colegas de trabalho

Doria rebaixa Ribeirão Preto e voltamos para fase vermelha com lockdown a partir das 22 horas

Onde estão os estudos que garantem que isolamento funciona, onde estão os hospitais de campanha, o dinheiro enviado pelo governo federal e vergonha na cara destes políticos?

“O DÓ” – Grávida, deputada Sâmia Bomfim relata ataques: “Já pode abortar”

Ativista e defensora da legalização do aborto e da diversidade de gênero, Sâmia sofreu com comentários como "por favor não mate."
- PUBLICIDADE -