InícioBlogsCélio PezzaARTIGO: O mundo está de luto

ARTIGO: O mundo está de luto

- continua após a publicidade -

Neste 28 de novembro, um acidente aéreo comoveu o mundo todo. Um avião Avro RJ85, da empresa venezuelana LaMia Airlines, que opera a partir da Bolívia, caiu quando se aproximava do aeroporto internacional de Medelin na Colômbia. Nesse avião, estavam 72 passageiros e 9 tripulantes, num total de 81 pessoas. Até o momento, temos 75 mortos e 6 feridos.

O time de futebol Associação Chapecoense de Chapecó – SC, estava nesse voo, pois teriam o primeiro jogo contra o Atlético Nacional da Colômbia para disputar o título da Copa Sul-Americana de futebol. Foi talvez a maior tragédia esportiva dos últimos anos. Em meio as especulações sobre os motivos da queda, temos o depoimento de uma sobrevivente, a atendente de voo Ximena Súares, relatando que a causa foi a falta de combustível do avião minutos antes do pouso.

Em seguida teve um pronunciamento do chefe da autoridade aérea da Colômbia, dizendo que foi uma falha elétrica. Já o Diretor da Agencia Nacional de Aviação da Colômbia, Alfredo Bocanegra, comentou que uma das hipóteses é realmente a falta de combustível. Seja qual for a causa, o acidente e as mortes são irreversíveis, mas é importante uma investigação séria para que todos saibam da verdade sobre essa tragédia.

A LaMia era uma nova empresa não regular, que começou a voar em julho de 2015 com esse tipo de aeronave e só operava voos fretados. Essa companhia tinha somente dois aviões desse tipo, e um deles estava impedido de voar, por falta de condições. O piloto do avião era o dono da empresa. O avião que caiu era de fabricação inglesa, tinha 17 anos e foi entregue à empresa Mesaba, dos Estados Unidos, em 1999.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Passou depois para a Cityjet e LaMia da Venezuela, sendo entregue para a LaMia Bolivia em 2015. Alguns grandes jornais noticiaram que a queda do avião pode ter sido por falta de combustível, a chamada “Pane Seca”, baseados em depoimentos de vários especialistas. Uma informação interessante é que a distância entre os dois aeroportos é de 2.972 km, o que excede a capacidade média de voo desse aparelho, que é de 2.963 km, ou seja, esse avião não teria autonomia de voo com segurança, pois não tinha nenhuma reserva. Isso tudo deve ser analisado e esperamos uma decisão clara no final do inquérito, para evitar outros voos nas mesmas condições.

O importante não é achar um culpado e sim identificar as causas para que nunca mais aconteça uma tragédia dessas pelo mesmo motivo.
Numa decisão louvável e unânime, a diretoria e os jogadores do Atlético Nacional, solicitaram à Conmebol que a Chapecoense seja considerada a campeã da Copa Sul-Americana, como um reconhecimento à sua grande perda e numa homenagem póstuma às vítimas desse acidente. Não há o que discutir: Chapecoense, a grande Campeã da Copa Sul-Americana de 2016!

Célio Pezza

*Célio Pezza é colunista, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Tumba do Apóstolo. Saiba mais em www.facebook.com/celio.pezza
8 livros publicados, inclusive no exterior, e é colunista colaborador de dezenas de jornais e revistas por todo o país.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -