InícioBlogs4 ações preventivas para o óleo do motor

4 ações preventivas para o óleo do motor

Troca de óleo do motor e substituição de lubrificante de transmissão estão na lista de cuidados para viagens de fim de ano e as férias de janeiro

- continua após a publicidade -

Troca de óleo do motor e substituição de lubrificante de transmissão estão na lista de cuidados para viagens de fim de ano e as férias de janeiro

Os últimos dias do ano reservam momentos especiais: as viagens de Natal e Ano Novo, além do recesso. É uma tradição do brasileiro pegar a estrada e visitar familiares, amigos ou até mesmo curtir o período para descansar. Segundo dados da PNAD Contínua Turismo, divulgados pelo IBGE, no ano de 2021, cerca de 57,2% das viagens no país foram feitas de carro.

Para quem for viajar num veículo automotor, é fundamental levá-lo até uma oficina de confiança e fazer a tradicional revisão para checar se está em boas condições para a viagem. O ideal é que esta revisão seja feita com, pelo menos, uma semana de antecedência.

“São vários os cuidados que temos que ter com o carro, principalmente neste período de festas. Não queremos que nada atrapalhe o passeio, por isso é necessário verificar freio, pneus, fluido de arrefecimento e principalmente o óleo lubrificante que está no motor e nas transmissões do veículo. São cuidados essenciais para que tenhamos uma boa viagem”, comenta Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O óleo lubrificante é um ítem fundamental para o bom funcionamento do veículo. Ele possui funções importantes para o motor e transmissão, como permitir a plena função das peças, evitando atrito ou travamento e manter a temperatura adequada de onde estiver inserido.

Caso o condutor seja responsável e consciente com a manutenção preventiva do veículo, e faça constantemente as trocas de óleo, não será necessário a troca antes de pegar a estrada; caso o motorista não cuide bem do carro, alguns cuidados serão necessários.

Abaixo, confira quatro ações preventivas que não podem ser ignoradas antes de pegar estrada:

Atenção ao óleo: mineral, sintético ou semi sintético?

O tipo de óleo a ser utilizado não é um fator primordial em relação à distância a ser percorrida com o veículo. Cada motor tem sua especificação e deve ser atendido de forma plena. No momento da troca é essencial seguir as recomendações descritas no manual de cada veículo e nunca por conta própria fazer alterações quanto a base do lubrificante.

Problemas no cabeçote e fervura do motor interferem no óleo lubrificante?

Isso acarreta diversos problemas para o motor, principalmente por questões de contaminação no óleo lubrificante; caso contaminado,  ele não atenderá aos requisitos de lubrificação ideal, sendo necessário um reparo em mecânica especializada.

“A mistura de qualquer substância com o óleo lubrificante ocasiona na ineficácia do produto, invalidando sua atividade e prejudicando o funcionamento correto do motor. Um problema que deve ser analisado por um mecânico profissional”, afirma Bueno.

Caso o motor “ferva”, será necessário efetuar a troca do óleo. O aquecimento do seu motor pode impactar nas características do lubrificante, ocasionando uma diminuição em seus aditivos de proteção, principalmente na viscosidade do produto.

É normal baixar o nível do óleo lubrificante durante o trajeto?

“Por mais que pareça estranho, isso é uma característica do óleo lubrificante. O que não é normal é um nível de evaporação elevado. Não é recomendado o famoso “completar o óleo”, frase falada em muitos postos de combustível. Essa mistura pode trazer problemas para o motor”, diz o engenheiro mecânico.

Essa prática pode ocasionar uma perda nas funcionalidades dos aditivos presentes nos lubrificantes em relação a proteção necessária do motor, além de prejudicar a viscosidade do óleo, que muitas vezes é diferente. A melhor recomendação é verificar constantemente o nível do lubrificante e caso esteja baixo,  ou com constantes diminuições, substitua por lubrificantes de melhor qualidade.

O óleo do câmbio também precisa de cuidados antes de viajar?

É muito importante verificar o óleo de transmissão. Esse lubrificante também necessita de troca em períodos determinados pelo manual do proprietário. A substituição evita contaminações que podem danificar o sistema de transmissão.

“Seja a troca de óleo do motor, ou a substituição do lubrificante de transmissão, ambos procedimentos precisam estar no checklist do condutor antes de viajar. Esses cuidados evitam a quebra ou mal funcionamento do veículo, e podem prevenir acidentes”, finaliza Pablo.

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina, sendo a maior empresa Argentina em termos de receita, com quase 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e a linha de produtos.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -