InícioAtualidadesParceria entre cursos da Unaerp desenvolve aplicativo para orientação de atendimento às...

Parceria entre cursos da Unaerp desenvolve aplicativo para orientação de atendimento às vítimas em situações de urgência e emergência

- continua após a publicidade -

Uma parceria entre os cursos de graduação em Engenharia de Computação e Enfermagem e pós-graduação em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva da Unaerp, desenvolveram o Help the Next, aplicativo gratuito destinado a orientar pessoas leigas no atendimento às vítimas em situações de urgência e emergência clínica. Além disso, a ferramenta também auxilia na localização de serviços de pronto atendimento próximos ao local da ocorrência e na orientação quanto à execução da reanimação cardiopulmonar. “Primeiro, o aplicativo traz orientações para reconhecer se a situação é uma urgência ou emergência, se a pessoa pode aplicar ou não a massagem cardíaca. Quando você tem evidenciada a emergência, obrigatoriamente você tem que tomar uma conduta e este é um dos focos do APP”, explica Silvia Sidnéia da Silva, coordenadora dos cursos de graduação em Enfermagem e pós-graduação em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva.

O Help the Next pode ser executado em dispositivos móveis que possuem o sistema operacional Android 4.0.3 ou superior e utilizado off-line, após o mapa ter sido baixado. “Dentro do curso, temos uma linha de pesquisa em objetos de aprendizagem e o APP é um deles. Então, firmamos a parceria e sob minha orientação, em relação à tecnologia, o aluno Vitor Thomazini desenvolveu o aplicativo e a parte da saúde ficou por conta da professora Silvia”, explica Edilson Carlos Caritá, professor do curso de Engenharia da Computação e coordenador do curso de Engenharia de Software.

O artigo sobre o APP foi premiado e acabou de ser divulgado na Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde e de acordo com a publicação, os procedimentos relativos à reanimação cardiorrespiratória existentes no aplicativo são descritos conforme preconizado nas Diretrizes para RCP e Atendimento Cardiovascular de Emergência da American Heart Association (2015) para atendimento em adultos. “Nosso APP poderá ajudar na identificação de situações de urgência e emergência para que a vítima de parada cardiorrespiratória, tenha suporte básico de vida necessário, até a chegada do atendimento especializado”, completa Caritá.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura
- PUBLICIDADE -