InícioAtualidadesOscar da TV, Troféu Imprensa é apresentado hoje a noite

Oscar da TV, Troféu Imprensa é apresentado hoje a noite

- continua após a publicidade -

Criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), o Troféu Imprensa já premiou a mulher mais bela, o artista mais simpático e até a melhor orquestra e o comentarista econômico, mas perdeu relevância ao longo de quase cinco décadas. Será exibido hoje (22) à noite pelo SBT.

Oscar da TV, Troféu Imprensa1As primeiras transmissões do evento foram feitas pela TV Tupi, nos anos 1960. Na década de 1970, a atração passou a ser exibida dentro do Programa Silvio Santos, na Globo. Com a saída do animador da emissora, em 1976, a premiação deixou de ser realizada entre 1978 e 1980. Em 1981, foi mostrada pela Record, que tinha o animador como sócio. Por fim, desde 1982, foi ao ar pelo SBT.

 

O programa já teve diversos formatos e inúmeras categorias _algumas rapidamente esquecidas. Nos primeiros anos, era realizado um grande show, com atrações musicais. Os indicados compareciam, e os escolhidos já recebiam seus troféus. Quem faltava, não ganhava, e o prêmio passava para o segundo ou até o terceiro colocados.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em 1976, Silvio Santos fez até uma brincadeira. Os vencedores ganharam um envelope contendo uma chave. Aquele que conseguisse dar partida em um carro o levava para casa. Chico Anysio (1931-2012) foi o sortudo.

Rodrigo FaroCom o passar do tempo, algumas categorias criadas inicialmente foram deixadas de lado, até mesmo pela evolução do veículo. Na edição de 1961, por exemplo, que premiou os melhores de 1960, foram votadas categorias como melhor orquestra (Enrico Simonetti, da TV Excelsior), melhor garota-propaganda (Neide Alexandre, da TV Tupi) e melhor balé (Maria Pia Finocchio, da TV Tupi).

 

Todo ano, categorias eram adicionadas e retiradas sem critério. Em 1977, por exemplo, Pepita Rodrigues foi eleita a mulher mais bonita da TV e o destaque feminino da TV em 1976, enquanto Chico Buarque foi o destaque masculino.

Outra categoria constante nos anos 1970 e 1980 era a de melhor jurado, já que praticamente todos os programas de auditório tinham o seu próprio júri para avaliar calouros. Em 1977, Elke Maravilha foi eleita a melhor jurada de 1976, enquanto Pedro de Lara venceu em 1981.

Gusttavo LimaDurante muito tempo, também foi escolhido o canal de TV do ano. No Troféu Imprensa de 1961, a TV Tupi foi a melhor; já a Record levou em 1967, 1968, 1969 e 1970, principalmente em virtude de seus festivais de música e humorísticos como a Família Trapo; nos anos 1970, o domínio foi da Globo. A categoria deixou de ser promovida no início dos anos 1980.

 

 

Entre 1986 e 1988, a categoria momento mais marcante escolheu cenas que ficaram guardadas na memória do telespectador: a morte de Tancredo Neves (1985), a explosão do ônibus espacial Challenger (1986) e o acidente com vazamento de césio em Goiânia (1987).

Vale a pena assistir a premiação para que você possa ter conhecimento sobre quais são os indicados ao prêmio de acordo com cada categoria. A equipe que escolher os ganhadores tem uma difícil tarefa pela frente, ainda mais porque os indicados sempre são profissionais muito qualificados

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Contações de histórias compõem a programação do final de semana do Museu Casa de Portinari

Conheça também a faceta poética de Candido Portinari no Pela Janela (25); on-line e gratuita

Terceira via discute impeachment de Bolsonaro como única forma de derrotar Lula

Com economia e empregos em recuperação, falta de escândalos no governo e popularidade nas ruas em alta, os concorrentes enxergam no impeachment a única forma de barrar Bolsonaro em 2022

Olimpíada de Tóquio: saiba quem são os brasileiros favoritos ao ouro

Judô? Vôlei? Natação? Atletismo? Futebol? De onde virão as medalhas de ouro para o Brasil?

Ribeirão Preto já vacinou mais de 50% da população com a primeira dose

Foram 360.962 pessoas imunizadas com a primeira dose, 112.238 com a segunda e 15. 948 com dose única

120 vagas para cursos gratuitos de qualificação com bolsa-auxílio em Ribeirão Preto

São 60 vagas para o curso de Porteiro e Controlador de Acesso e 60 vagas para o curso de Recepção e Atendimento, os dois com duração de 12 dias
- PUBLICIDADE -