InícioAtualidadesGripen NG Apresenta um avançado layout 100% digital esta em exposição e...

Gripen NG Apresenta um avançado layout 100% digital esta em exposição e será o caça brasileiro mais completo

- continua após a publicidade -

Cópia em tamanho real do caça Gripen NG estará em exposição na cidade do dia 4 a 15 de outubro
Os visitantes também contarão com a presença de militares para tirar dúvidas sobre a Força Aérea e obter informações para ingressar na área. Veja fotos neste álbum.
Serviço
Exposição da réplica da aeronave Gripen NG e Exposição sobre a história da Passaredo Linhas Aéreas
Quando: Do dia 4 a 15 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Onde: Oitava expansão do RibeirãoShopping
Quanto: Entrada Gratuita.

Historia

Saab JAS 39 Gripen foi desenvolvido pela Saab e pela British Aerospace a partir da década de 1980 para renovar inicialmente a frota de aeronaves militares da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, para exportação.4

Ele é um dos mais avançados aviões de caça do mundo e foi desenhado para fazer pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado; foi projetado para pousar e decolar em segmentos de rodovias, em pistas de pouso pavimentadas de fazendas e de aeroclubes. Embora esse tipo de emprego não seja comum no Brasil, a Saab projetou o Gripen de modo a tornar isso possível em qualquer país que precise utilizá-lo a partir de segmentos de rodovias pavimentadas ou pistas de pouso com menos de 1 mil metros de comprimento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores do tipo canard móvel4 e asas em delta, graças ao uso da chamada instabilidade intrínseca, controlada por avançado sistema fly-by-wire, que utiliza fios com impulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle. Tem comprimento de 14,1 m e largura de 8,4 m. Seu peso, vazio, é de 6.800 kg; completo, com armamento e combustível, chega a 14 toneladas.

Tem o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo.6 Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um HUD (Head Up Display) de amplo campo visual.

O motor turbojato RM12 que impulsiona o Gripen foi desenvolvido pelo fabricante norte-americano de motores General Electric e, posteriormente, licenciado para o fabricante sueco de motores aeronáuticos Volvo, que aumentou a sua potência em 10% em relação à versão original.

A combinação dessa motorização Volvo utilizada para impulsionar o Saab JAS 39 Gripen e uma variedade de novas tecnologias, incluindo a aerodinâmica extremamente refinada e o uso de materiais compostos na construção da aeronave, resulta na velocidade máxima de 2.130 km/h em grande altitude e 1.225 km ao nível do mar.

O Saab JAS 39 Gripen está equipado com cerca de 40 computadores que desempenham uma grande variedade de funções, entre elas o sistema de controle fly-by-wire e a comunicação altamente codificada entre aeronaves militares amigas dentro de um mesmo cenário de combate.

Veja como foi montado dentro do Shopping

Ficha Técnica

Velocidade de cruzeiro: mach 1,2
Velocidade máxima: mach 2.0 ou seja chega a 2450 Km/h (2 vezes a velocidade do som)
Razão de subida: *15240 m/min
Potência: 0,93
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 30º/s
Razão de rolamento: 220º/s
Teto de serviço: 16000 m.
Raio de ação/ alcance: 1300 km/ 4070km
Alcance do radar: Selex ES-05 Raven 120 Km
Empuxo: Um motor General Eléctric F-404G com 9790 kgf de empuxo máximo.
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Altura: 4,5 m
Peso: 7100 kg.

Ar Ar:
Míssil AIM-120 Amraam,
Meteor
Sidewinder
Iris-T
Python 4
Python V
A-Darter
AIM-132 Asraam
Míssil Derby

Ar Terra:
Míssil AGM-65 Maverick
RBS-15F antinavio
Bombas guiadas a laser da família Paveway (GBU-10, 12 e 16)
Bomba dispensadora de submunições DWS-39 planadora
Bombas da família JDAM
guiadas por GPS (GBU-31, 32, 38)
míssil antinavio RBS-15
míssil Taurus KEPD 350
Bomba guiada por GPS Spice
Bombas de queda livre da série MK-80

Interno:
Canhão Mauser BK-27 de 27 mm com 120 munições.

Características

Caça Centrado em Rede
O Gripen NG é realmente um caça Centrado em Rede. Incorpora os sistemas de links de dados multifrequenciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo ao piloto uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de operação.

Superior Fusão de Dados
Tem um sistema de missão com aviônicos perfeitamente integrados, resultando em uma fusão total dos dados de seus sensores e, em decorrência, em uma capacidade de combate excepcional, garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes.

Carlinga Digital Inteligente
Apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional Displays), controles HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e capacete com visor acoplado HMD (Helmet Mounted Display).

Alcance e Raio de Ação
Graças a seus maiores tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 700 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “na estação”. Tem um alcance de traslado de 2.200 nm (4.000 km).

Enxergue Primeiro – Acerte Primeiro
Uma garantia da alta probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a combinação de baixas assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com uma carlinga digital inteligente, o mais avançado radar AESA, o sensor de busca e rastreamento no infravermelho IRST (Infra Red Search & Track) e uma superior fusão de sensores, incluindo a melhor integração de armas de última geração e o conjunto de guerra eletrônico.

Agilidade Excepcional
O Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto. Combina um avançado layout aerodinâmico e uma configuração canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.

Imposto de Renda 2024: Anhanguera Ribeirão e Sertãozinho oferecem ajuda GRATUITA!

Atenção contribuintes de Ribeirão e Sertãozinho! A Faculdade Anhanguera está oferecendo um serviço gratuito de orientação e dicas para te ajudar a declarar o Imposto de Renda 2024.

🌾💼 Hard Rock Cafe apresenta Hard Talks Agronegócio em Transformação 🌾💼

O Hard Rock Cafe Ribeirão Preto realizará no dia 29 de abril, a partir das 19h, um evento para discutir o agronegócio e suas transformações. Grandes nomes do setor vão falar sobre tendências, inovações e desafios que estão moldando o agronegócio

🏍️ Barretos Motorcycles Aquece Turismo Local e Rede Hoteleira 🏍️

O Barretos Motorcycles, um dos mais importantes encontros de motociclistas do Brasil, vai aquecer a economia local durante a sua 20ª edição, marcada para ocorrer de 3 a 5 de maio no Parque do Peão.
- PUBLICIDADE -