JORNALISTA AIELLO
Quando a Prefeitura de Ribeirão Preto precisa fazer um evento para plantar árvores no Centro, isso mostra bem a falta de grandes ações nesses primeiros 120 dias de governo.
No último sábado, 12, a gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o plantio de mudas na região central, uma das áreas com menos árvores da cidade.
Segundo o prefeito Ricardo Silva, a ideia é melhorar o clima e deixar o Centro mais bonito. “O Centro é o coração da cidade, cheio de prédios e construções. Agora temos a missão de aumentar a arborização e embelezar esse local histórico”, disse.
O plantio faz parte do programa “Planta Aí Ribeirão”, que, segundo a prefeitura, usa dados de um plano de arborização (PESAVAU) que ainda não foi totalmente concluído. De acordo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, as regiões Norte e Central são as mais carentes de árvores.
O secretário Claudio Almeida explicou que o “Planta Aí Ribeirão” começou com plantios por toda a cidade, focou depois na Zona Norte e agora volta a atenção ao Centro, prometendo criar “mini florestas urbanas”.
Apesar da boa intenção, fica claro que plantar algumas árvores e fazer disso um evento serve mais para mostrar trabalho do que para apresentar conquistas concretas. A cidade segue aguardando ações mais robustas para resolver os verdadeiros problemas urbanos.
Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
