Gestão municipal tenta destravar projetos viários e recuperar prédios históricos — mas depende da boa vontade de Brasília
Na contramão de gestões ideológicas que priorizam narrativas em vez de obras, a Prefeitura de Ribeirão Preto apresentou nesta terça-feira, 15 de abril, ao Governo Federal, os detalhes do projeto de revitalização da Estação Barracão e da construção das Vias Leste e Oeste, ações que prometem melhorar a mobilidade urbana e ainda preservar o patrimônio histórico da cidade.
A reunião foi convocada pelo próprio Ministério dos Transportes, e contou com representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e de várias secretarias municipais: Governo, Infraestrutura, Obras Públicas, Justiça, Planejamento e Procuradoria Geral do Município.
Durante o encontro, o secretário de Governo de Ribeirão Preto, João Augusto do Carmo, defendeu a cessão de áreas federais para viabilizar os projetos:
“Solicitamos a doação da Estação Barracão e da locomotiva que está na Avenida Mogiana. Também requisitamos a cessão da área da Avenida Rio Pardo, onde queremos implantar a Via Oeste, para interligá-la à Via Leste. Promover a mobilidade é fundamental, assim como cuidar da história da nossa cidade”, destacou o secretário.
🏗️ O PROJETO: VIAS MODERNAS E RESGATE HISTÓRICO
A proposta prevê:
- A interligação da Via Oeste (prolongamento da Av. Rio Pardo) com a futura Via Leste (Av. Tanquinho);
- A revitalização da Estação Barracão, transformando o espaço em um centro de cultura, lazer e turismo;
- A possível doação da área da Estação Mogiana para também ser restaurada.
Essa união entre mobilidade e preservação é rara na gestão pública brasileira, onde geralmente se gasta mais com propaganda do que com projetos reais.
“O Governo Federal está vendo o empenho da atual gestão nesses projetos e nesta reunião sugeriu também a doação da área da Estação Mogiana para revitalizarmos”, reforçou o secretário João Augusto.
💬 O povo de Ribeirão Preto precisa de mobilidade real, não de ciclovia ideológica. E precisa de história preservada com dignidade, não museus de propaganda partidária. Que o Governo Federal colabore, não atrapalhe. Chega de burocracia, o cidadão quer resultado.
Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
JORNALISTA AIELLO


