Theatro Pedro II abre oficialmente a agenda de shows e espetáculos para 2025

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto realiza Concerto de Abertura da temporada

0
548

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto realiza Concerto de Abertura da temporada

No último sábado (8), o Theatro Pedro II, um dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil e da América Latina, deu início à sua aguardada agenda de eventos para 2025. A abertura ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, que emocionou o público com o “Concerto Festa”, parte da série “Concertos Internacionais”. O programa trouxe interpretações de grandes clássicos de Mozart e Dvorak, acompanhadas pelo Coro da Sinfônica.

Presença de autoridades e melhorias no Theatro

A noite contou com a presença do prefeito Ricardo Silva e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carol Silva, além de empresários e figuras importantes do setor cultural.

Para receber o público, o Theatro Pedro II passou por uma série de melhorias. Entre as intervenções realizadas, destacam-se:

  • Limpeza do tradicional lustre Gota d’Água;
  • Aspiração e calafetação do palco;
  • Reparos nas varas de iluminação e cênicas;
  • Troca de lâmpadas e revisão do sistema elétrico;
  • Restauração de pintura e boca de cena;
  • Manutenção hidráulica e ajustes em marcenaria.

Abertura para visitas monitoradas

Além dos espetáculos, a população também terá a oportunidade de conhecer a história e a grandiosidade do Theatro Pedro II por meio de visitas monitoradas. As sessões ocorrem a partir desta terça-feira (11), nos horários das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Os interessados podem agendar pelo telefone (16) 3977-8111.

Cultura para todos?

Durante o evento, o prefeito Ricardo Silva ressaltou a importância do Theatro Pedro II, lembrando que o espaço precisou ser reconstruído após um incêndio e hoje é considerado o terceiro maior teatro de óperas do Brasil. No entanto, é necessário que a democratização do acesso seja real e não apenas um discurso político.

“Nós estamos em um lugar que é lindo pela estética, lindo pela história e precisamos fazer com que as pessoas simples, mais humildes, tenham o mesmo acesso que nós estamos tendo hoje. Abrir as portas desse espaço para a comunidade vai fazer história”, disse Ricardo Silva. Mas, na prática, os altos preços de ingressos e a falta de incentivos para as camadas mais pobres da população ainda são barreiras.

Já a presidente da Fundação Dom Pedro II, Flávia Chiarello, garantiu que haverá empenho para atender bem tanto os artistas quanto o público. “O Pedro II é de 1930, de 1990, de 2025, de todo o sempre. Eu, como presidente da Fundação, prometo fazer o possível para tratar bem artistas e os munícipes frequentadores desse teatro”, afirmou.

A agenda com a programação completa do Theatro Pedro II pode ser conferida no site.

Agora resta saber se o compromisso com a inclusão cultural se tornará realidade ou se o Theatro Pedro II continuará sendo um espaço restrito a poucos privilegiados.

JORNALISTA AIELLO

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.