O RibeirãoShopping está sediando a exposição “Hanseníase: uma doença primariamente neurológica”

A mostra, que estará disponível de forma gratuita entre 19 de setembro e 31 de outubro no Setor Terra Vermelha, reúne 23 painéis que trazem ilustrações, histórias em quadrinhos e textos informativos sobre a doença

0
291

Com o objetivo de conscientizar e educar o público sobre a hanseníase. A mostra, que estará disponível de forma gratuita entre 19 de setembro e 31 de outubro no Setor Terra Vermelha, reúne 23 painéis que trazem ilustrações, histórias em quadrinhos e textos informativos sobre a doença, abordando sua forma de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Organizada pelo Dr. Fred Bernardes Filho, dermatologista e especialista em hanseníase, com o apoio da Nova Bene – Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto, a exposição visa aumentar o conhecimento sobre uma doença que, embora oficialmente eliminada como problema de saúde pública no estado de São Paulo em 2006, ainda persiste como uma endemia oculta. Em Ribeirão Preto, o número de novos casos aumentou desde 2016, com mais de 200 diagnósticos apenas em 2021, destacando a relevância da detecção precoce e do tratamento adequado.

Os principais sintomas da hanseníase incluem dormência, formigamento, manchas na pele com perda de sensibilidade e caroços, sendo crucial o diagnóstico precoce para evitar sequelas permanentes.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do RibeirãoShopping, nas redes sociais @ribeiraoshopping, ou pelo app Multi.