A Polícia Federal (PF) anunciou a abertura de 31 inquéritos para investigar as causas das queimadas que afetam várias regiões do Brasil

Desde sexta-feira (23), cidades de São Paulo, Goiás e o Distrito Federal foram cobertas por uma densa camada de fumaça, resultante dos incêndios.

0
157

A Polícia Federal (PF) anunciou a abertura de 31 inquéritos para investigar as causas das queimadas que afetam várias regiões do Brasil, incluindo dois focados nos incêndios em São Paulo. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a necessidade de apurar se esses incêndios têm origem criminosa, mencionando uma “forte suspeita” de uma ação coordenada semelhante ao “Dia do Fogo” de 2019, quando centenas de propriedades rurais foram incendiadas em uma ação criminosa.

Marina Silva destacou que o governo está mobilizado para combater os incêndios, afirmando que qualquer ação criminosa será punida rigorosamente. O presidente Lula também participou de uma reunião sobre o tema, organizada pelo Ibama, onde foi discutido o controle dos focos de incêndio em biomas como o Pantanal e a Amazônia, que enfrentam situações críticas.

Desde sexta-feira (23), cidades de São Paulo, Goiás e o Distrito Federal foram cobertas por uma densa camada de fumaça, resultante dos incêndios. A Amazônia e o Pantanal estão entre as áreas mais afetadas, e imagens meteorológicas mostram um corredor de monóxido de carbono se espalhando por várias regiões do Brasil, até países vizinhos como Peru, Bolívia e Paraguai.