InícioEducação🚨 ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: A COVARDIA DOS VEREADORES DE RIBEIRÃO PRETO QUE IGNORAM...

🚨 ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: A COVARDIA DOS VEREADORES DE RIBEIRÃO PRETO QUE IGNORAM O CLAMOR POPULAR 🚨

❗ FILA DE PAIS E ALUNOS ESPERA POR UMA SOLUÇÃO QUE NÃO VEM PELA COVARDIA DE VEREADORES COM MEDO DE SINDICATOS ❗

- continua após a publicidade -

❗ FILA DE PAIS E ALUNOS ESPERA POR UMA SOLUÇÃO QUE NÃO VEM PELA COVARDIA DE VEREADORES COM MEDO DE SINDICATOS ❗

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo:

Os vereadores de Ribeirão Preto continuam a adiar decisões cruciais que podem transformar o futuro da educação na cidade. A audiência pública, prevista para discutir a implantação das escolas cívico-militares, foi cancelada. Dados da Secretaria Estadual da Educação mostram que escolas com esse modelo têm um desempenho significativamente superior. No entanto, a pressão de sindicatos e a covardia dos legisladores locais têm impedido avanços. O programa de escolas cívico-militares está em suspenso até decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), prejudicando pais e alunos que aguardam ansiosos por essa oportunidade.


Matéria Completa:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Desafiamos os vereadores a saírem às ruas e ouvirem a voz do povo! Se fizessem uma pesquisa à porta das escolas, seria inegável o interesse massivo de pais e alunos em aderir ao modelo de escolas cívico-militares em Ribeirão Preto. Mas, em vez de dar ouvidos ao clamor popular, nossos vereadores se dobram aos interesses de sindicatos como a Apeoesp, que preferem manter o status quo a aceitar mudanças necessárias para o futuro da educação.

Os dados não mentem: 64% das unidades de ensino cívico-militares tiveram um aumento no desempenho dos alunos no Ensino Médio entre 2021 e 2023, oito pontos percentuais acima das escolas tradicionais. Esses números mostram que o modelo funciona e que traz benefícios reais para a educação. Enquanto isso, apenas 56% das escolas comuns conseguiram aumentar suas notas no mesmo período.

No entanto, a decisão de implantar escolas cívico-militares em Ribeirão Preto foi colocada em suspenso. A Câmara Municipal, liderada pelo vereador Isaac Antunes (PL), havia proposto uma audiência pública para debater o tema nesta quarta-feira, 21 de agosto, mas o evento foi cancelado por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O motivo? Um recurso apresentado pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), que conseguiu suspender o programa de militarização nas escolas públicas até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a questão.

A decisão judicial foi tomada pelo desembargador Figueiredo Gonçalves, que suspendeu a eficácia da Lei Complementar Estadual nº 1.398, de 28 de maio de 2024, a qual instituía o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo. Segundo a decisão, essa suspensão será mantida até o julgamento da ADI 7662, ação de inconstitucionalidade proposta pelo PSOL contra a militarização das escolas civis.

A realidade é que, enquanto essa briga judicial se desenrola, quem sofre são os alunos e suas famílias, que ficam à mercê de decisões políticas e ideológicas. Caso o STF decida favoravelmente pela implantação das escolas cívico-militares, a audiência pública será remarcada em Ribeirão Preto. Mas até lá, quem pagará o preço por essa indecisão são os nossos jovens, que perdem a oportunidade de uma educação de qualidade e baseada na disciplina.


Nós saimos as ruas e fizemos a pergunta sobre a opniãode tutores que estavam em frente de escolas esperando a saida dos alunos.

1. Ana Beatriz, mãe de dois filhos:
“Eu acredito que as escolas cívico-militares podem trazer uma mudança significativa na educação dos nossos filhos. Além da disciplina, essas escolas têm um ensino de qualidade, e é isso que queremos para nossas crianças. Estamos esperando ansiosamente que a implantação seja realizada, pois sabemos que esse modelo vai melhorar a formação e o futuro de nossos jovens.”

2. Ricardo Souza, pai de uma adolescente:
“Minha filha sempre teve dificuldades em manter o foco e a disciplina na escola atual, mas eu sei que o modelo cívico-militar pode ajudar muito. Mais do que a disciplina, é a qualidade de ensino que me atrai. Espero que os vereadores de Ribeirão Preto escutem as famílias e pensem no futuro das nossas crianças.”

3. Maria Aparecida, avó e responsável por um neto:
“Já vi os resultados positivos desse tipo de escola em outras cidades, e sei que aqui não seria diferente. Queremos que o futuro dos nossos netos seja melhor, e acreditamos que a disciplina e o rigor do ensino cívico-militar podem proporcionar isso. Estamos prontos para ver essa mudança acontecer!”

4. João Carlos, pai de duas filhas:
“Não se trata apenas de impor disciplina, mas de garantir que o ensino oferecido seja de alta qualidade. Minhas filhas merecem estudar em um ambiente seguro e organizado, que prepare elas para o futuro. Não podemos mais esperar, essa implantação é urgente!”

5. Fernanda Lopes, mãe de um menino:
“Estou cansada de ver a educação dos meus filhos estagnada em um sistema que não dá resultado. Sei que uma escola cívico-militar pode trazer um ensino mais focado e, ao mesmo tempo, formar cidadãos mais preparados. Não entendo por que essa mudança ainda não foi feita.”

Esses depoimentos reforçam a ideia de que os pais estão buscando mais que disciplina, mas também a qualidade do ensino cívico-militar para o desenvolvimento de seus filhos.

Conclusão:

A pergunta que fica é: até quando os vereadores de Ribeirão Preto vão ceder às pressões sindicais e ignorar o desejo das famílias? Uma mudança na educação é urgente e necessária. Precisamos de líderes corajosos, que ouçam o povo e coloquem o futuro das nossas crianças e adolescentes em primeiro lugar.

Motivação Final:
“Lembre-se: o sucesso é daqueles que ousam enfrentar o medo e lutar por mudanças.”

Jornalista Aiello

Foto Divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

X eque mate: Elon Musk volta a funcionar o X no Brasil

X volta a funcionar para alguns usuários no Brasil apesar de bloqueio judicial Rede social utiliza servidores da Cloudflare para dificultar bloqueio por operadoras e...

Projeto gratuito de inglês da Cambridge University Press atende mais de 35.000 alunos em Ribeirão Preto

Iniciativa nas escolas públicas da cidade oferece ensino de língua inglesa desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, em parceria com a Secretaria...

Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto faz concerto de aniversário da cidade de Guariba

Aniversario de GUARIBA -21 de setembro Guariba é um município localizado no estado de São Paulo e faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto...

Espetáculo ‘O Jovem Rei’ retorna aos palcos com foco na interpretação teatral

Ribeirão Preto (SP), setembro de 2024 – Em celebração aos 10 anos da Academia Livre de Música e Artes (Alma), o espetáculo "O Jovem...

CASACOR Ribeirão Preto preserva arquitetura original de ícone modernista

Imóvel dos anos 70 é referência na nova edição da exposição A edição 2024 da CASACOR Ribeirão Preto, que vai até 20 de outubro, está...
- PUBLICIDADE -