InícioRegiãoCravinhosRoda de Conversa aborda as origens do município de Cravinhos

Roda de Conversa aborda as origens do município de Cravinhos

- continua após a publicidade -

Evento destaca o processo de concepção, pesquisa e elaboração do livro de história regional “Cravinhos – café, ferrovia e imigração”

O livro “Cravinhos – café, ferrovia e imigração” será o tema da Roda de Conversa que acontece no próximo dia 20 de julho, na livraria “A Degustadora de Histórias” localizada na região central de Ribeirão Preto.

O grupo responsável pela produção do livro, formado por Tânia Registro (pesquisa e texto), Leila Heck (pesquisa e coordenação geral), Lucia Monteiro (estruturação e acompanhamento do projeto) e Maria Esteves (coordenação de comunicação), falará sobre suas experiências no processo de concepção, pesquisa e elaboração do livro de história regional lançado em junho e idealizado pelo empresário Luiz Biagi.

A obra, publicada pela Editora Olhares com patrocínio da Sorocaba Refrescos, apoio da Prefeitura Municipal de Cravinhos e viabilizada com recursos do ProAC ICMS, programa de fomento do governo paulista para a cultura, retrata a formação do município e suas primeiras décadas de desenvolvimento, resultado de uma extensa pesquisa que se debruçou sobre trabalhos acadêmicos, crônicas e artigos em jornais, revistas comemorativas e livros de historiadores locais, entre outras fontes, para legar à cidade um documento inédito em que cada leitor poderá conhecer melhor essas origens.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A historiadora e uma das autoras, Tânia, lembra que um livro de história é um convite para visitar as pessoas e os lugares de um tempo que passou.

“Ao trazermos suas existências até o tempo presente, ressurge aos nossos olhos a oportunidade de perceber e estreitar laços com o passado histórico. O conhecimento que a história promove coloca em perspectiva as pessoas e as coisas no tecido do tempo, possibilitando compreender os conflitos, as contradições e os momentos de rupturas tão importantes para gerar reflexões e transformações sociais. A história nos permite também conhecer os momentos de apaziguamento, negociação e reconciliação, sobre os quais se edifica a paz e se constrói uma cidade”, detalha.

Serviço
Roda de Conversa
“Cravinhos – café, ferrovia e imigração” – o processo de concepção, pesquisa e elaboração de um livro de história regional
Data: 20 de julho
Horário: 10h
Local: Livraria “A Degustadora de Histórias” – Rua Garibaldi, 485 – Centro, Ribeirão Preto.

👉 Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

Redação
JORNALISTA AIELLO – DRT 3895/SP Em Ribeirão – mais de 10 anos tocando em feridas que a velha mídia esconde.
publicidade

PPP da iluminação pública vira alvo de CPI em Ribeirão Preto após denúncias de falhas e possível rombo milionário

CPI da Câmara de Ribeirão Preto vai investigar falhas, inadimplência e denúncias trabalhistas envolvendo a PPP da iluminação pública da cidade.

Mostra teatral da Alma apresenta espetáculo “Morte e Vida Severina” neste domingo

O clássico texto da literatura brasileira é revisitado pelo grupo profissionalizante de teatro da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto e tem apresentação única no dia 31 de maio, às 16h, no Teatro Auxiliadora, com acesso gratuito

Chitãozinho & Xororó e linhas da Corote integram a programação da Barbecue Tour Edição Franca 2026

A Corote Drinks Ice e Corote Drinks ICE Ultra, linhas da marca Corote, da Missiato Indústria e Comércio Ltda., estão presentes em mais uma...
- PUBLICIDADE -