✏️ 68,6 Mil Estudantes da Região de Ribeirão Preto Participam da Primeira Olimpíada de Redação do Estado em Agosto! 📚

0
394

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo dos principais pontos:

  • 68,6 mil estudantes da região de Ribeirão Preto participarão da primeira Olimpíada de Redação do Estado de São Paulo.
  • A competição será entre os dias 19 e 27 de agosto.
  • Participam alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
  • Em 2024, os estudantes já produziram 6,6 milhões de redações.
  • A competição visa incentivar a produção textual e valorizar a autoria dos estudantes.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou a realização da primeira Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais, que ocorrerá entre os dias 19 e 27 de agosto. Esta competição reunirá 2,5 milhões de estudantes de todo o estado, incluindo 68,6 mil da região de Ribeirão Preto, que estão matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Assim como na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), os alunos competirão por medalhas de ouro, prata e bronze, que serão concedidas às melhores redações. A Olimpíada de Redação tem como objetivo valorizar a autoria dos estudantes através da produção textual, além de desenvolver as competências previstas no Currículo Paulista.

Roberto Serra Campos Junior, coordenador de olimpíadas da Educação, explicou a importância deste evento: “A Olimpíada de Redação do Estado de São Paulo é uma ferramenta para valorizar a escrita dentro da sala de aula e uma oportunidade de colocar em prática as habilidades relacionadas ao currículo de linguagem, como a capacidade de construção da argumentação. As provas discutirão temas atuais e de importância social, com gêneros textuais argumentativos. Para os alunos do Ensino Médio, a olimpíada serve como treinamento para o Enem e vestibulares, com temas e gêneros textuais semelhantes aos dos principais exames do país.”

A competição contará com apenas uma etapa, e os estudantes usarão a plataforma Redação Paulista para produzir e disponibilizar seus textos. Inicialmente, uma assistente de correção virtual, baseada em inteligência artificial, auxiliará os professores na revisão dos textos. Em seguida, uma banca de professores avaliará os melhores textos para determinar os 125 mil medalhistas de ouro, prata e bronze. Em caso de empate nas notas finais, o desempenho na última edição da Prova Paulista será utilizado como critério de desempate.

A plataforma Redação Paulista foi implantada em agosto de 2023 com o objetivo de ampliar a produção textual e valorizar o aprendizado de língua portuguesa e redação na rede de ensino. Entre agosto e dezembro de 2023, os estudantes produziram 3.290.170 redações. No primeiro semestre de 2024, esse número praticamente dobrou, chegando a 6.659.131 redações finalizadas e corrigidas.


“Grandes coisas estão por vir para aqueles que acreditam e trabalham duro.” –

Jornalista AIELLO