Ribeirão Preto receberá Festival Paralímpico pelo terceiro ano

Cidade é sede do Centro de Referência Paralímpico, o que lhe confere posição de destaque entre outros municípios

0
823

Cidade é sede do Centro de Referência Paralímpico, o que lhe confere posição de destaque entre outros municípios

Promovido desde 2018 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o tradicional Festival Paralímpico Loterias Caixa comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia do Atleta Paralímpico (22) e acontecerá mais uma vez na cidade de Ribeirão Preto, com data marcada para o dia 24 de setembro.

O Festival tem a finalidade de proporcionar a crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. A meta para este ano é atender 14mil participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo.

Ribeirão Preto está em uma condição diferente das demais cidades, pois é sede do Centro de Referência Paralímpico, um programa do CPB em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Escola de Educação Física e Esportes da USP de Ribeirão (EEFERPUSP), o que lhe confere posição de destaque em um seleto grupo de cidades, incluindo algumas capitais, como Manaus, Rio de Janeiro, Campo Grande, Recife, Salvador e a capital São Paulo, além de outras, de forma a garantir a execução do Festival com apoio do CPB.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. Em Ribeirão Preto, as atividades ocorreram nas dependências da Cava do Bosque.

As atividades deste ano ainda não foram escolhidas, mas em breve serão divulgadas pela coordenação local do Centro de Referência/Secretaria de Esportes, bem como o formato de inscrição e locais de execução das atividades.

O que se sabe é que será mais uma grande celebração dos esportes e do movimento paralímpico, das comemorações dessas datas fundamentais para o fortalecimento da causa paralímpica e referenciando cada vez mais Ribeirão Preto no cenário paralímpico nacional.