InícioDiversosVala comum com milhares de vítimas de Stalin é encontrada na Ucrânia

Vala comum com milhares de vítimas de Stalin é encontrada na Ucrânia

Até agora, ossos de 5.000 a 8.000 pessoas foram encontrados em uma área próxima ao aeroporto de Odessa. “o grande expurgo” ou “o grande terror”.

- continua após a publicidade -

Os restos mortais de milhares de pessoas que se acredita serem vítimas do regime do ex-líder soviético Joseph Stalin foram encontrados em valas comuns na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, disseram autoridades ucranianas na quarta-feira.

Até agora, ossos de 5.000 a 8.000 pessoas foram encontrados em uma área próxima ao aeroporto de Odessa. Portanto, no geral, é uma das maiores valas comuns já encontradas na Ucrânia.

As vítimas provavelmente foram executadas pela polícia secreta de Stalin na década de 1930, segundo Sergij Gutsaljuk, chefe regional do Instituto de Memória Nacional da Ucrânia. As execuções podem ser datadas dos anos 1937-1939, quando Stalin lançou o que é descrito como “o grande expurgo” ou “o grande terror”. Ele acrescenta que mais vítimas podem ser encontradas à medida que as escavações continuam.

Os muitos corpos foram encontrados quando os trabalhos de expansão do aeroporto de Odessa começaram. No passado, outras valas comuns foram encontradas na mesma área, informa Gutsaljuk.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Não se sabe quais são as nacionalidades das vítimas. Também não se sabe por quais crimes eles podem ter sido condenados, diz ele.

arquivo

Genocídio considerado

Historiadores ucranianos estimam que centenas de milhares de ucranianos foram presos ou executados em campos do gulag durante a época de Stalin. Vários milhões de ucranianos morreram de fome em 1932-33. A Ucrânia considera isso um genocídio perpetrado pelo regime de Stalin.

Provavelmente será impossível identificar os milhares de mortos que agora estão sendo resgatados das valas comuns de Odessa. Os documentos desse período ainda são confidenciais e são mantidos na capital da Rússia, Moscou.

“Esses documentos nunca serão entregues a nós pelo atual governo da Rússia”, disse Gutsaljuk.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia deterioraram-se drasticamente quando a Rússia anexou a península da Crimeia em 2014.

FOTO DIVULGAÇÃO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

👀 Primeira-Dama Janja Some do Desfile de 7 de Setembro! Entenda o Motivo de Sua Ausência ✈️

O tradicional desfile de 7 de Setembro, que celebra a Independência do Brasil, teve uma ausência notável este ano: a da primeira-dama Janja da Silva.

🇧🇷 Desfile de 7 de Setembro Fracassa em Público Mesmo com Reforço de Segurança e Pressão Sobre Funcionários Públicos 🎖️

O desfile de 7 de Setembro deste ano, que marca o Dia da Independência do Brasil, foi novamente um evento de público modesto, apesar dos esforços do governo.

ELEIÇÕES: 📍 Locais de Votação Já Disponíveis! Saiba como Consultar Rapidinho! 🗳️

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última terça-feira (3) a consulta dos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral.

🚨 Promessas Eleitoreiras ou Soluções Reais? Saiba o Que Roque Planeja para Ribeirão! 💬

A ideia de usar a tecnologia para dar mais poder ao povo parece moderna, mas há um pequeno detalhe que soa contraditório: Roque e sua vice sequer criaram uma fanpage para a campanha, limitando-se a perfis pessoais que nem têm uma URL com seus nomes.

Feriado de 7 de Setembro: O que Abre e Fecha em Ribeirão Preto

O feriado de 7 de setembro, que comemora os 202 anos da Independência do Brasil, irá alterar o funcionamento do comércio, shoppings, repartições públicas e serviços essenciais em Ribeirão Preto (SP).
- PUBLICIDADE -