InícioEconomiaVOEPASS anuncia a venda da MAP LINHAS AÉREAS para a GOL

VOEPASS anuncia a venda da MAP LINHAS AÉREAS para a GOL

A Passaredo Linhas Aéreas é a empresa aérea brasileira mais antiga em operação, tendo iniciado seus voos no ano de 1995.

- continua após a publicidade -

Os controladores da VOEPASS Linhas Aéreas anunciaram nesta terça-feira, dia 08, a formalização de um contrato de compra e venda da empresa MAP Linhas Aéreas, tendo como compradora a GOL Linhas Aéreas. A negociação envolve a assunção pela GOL, de todas as operações da MAP, incluindo os 26 slots no Aeroporto de Congonhas. O fechamento do negócio está sujeito a condições precedentes, inclusive aprovação do CADE e da ANAC.

A MAP possui atualmente uma frota de sete aeronaves dos modelos ATR 72 e ATR 42, atendendo a 11 destinos na região Norte do Brasil, além de 26 slots para definição de malha estratégica a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Todos os voos em operação atualmente serão mantidos sem qualquer alteração como malha da própria VOEPASS.

Para a VOEPASS, a venda da MAP é estratégica e representa um movimento de redução de seu endividamento, melhora na gestão do caixa e permitirá, no médio prazo, sua recuperação econômica.

divulgação

“Nosso planejamento em 2019 indicava uma forte recuperação da VOEPASS a partir do primeiro semestre de 2020. Contudo, com a pandemia todas as expectativas foram frustradas, passamos a lutar pela sobrevivência da companhia, atravessando a pior crise da história da aviação mundial. Agora, com a venda da MAP, geraremos no médio prazo um cenário mais equilibrado de caixa e também da nossa operação aérea”, ressalta José Luiz Felício Filho, Diretor Presidente da empresa.

A operação de compra e venda se baseou na assunção, pela GOL, de compromissos financeiros da MAP, além da expansão das operações de compra de capacidade (CPA) pela VOEPASS. Atualmente, a companhia opera contratos de CPA para a GOL com voos para 15 destinos em todas as regiões do Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para Eduardo Busch, CEO da VOEPASS, a venda do ativo é fundamental para o futuro da empesa.

“Em um primeiro momento pouca coisa irá mudar na gestão da VOEPASS, pois não haverá nenhum aporte de recursos para o caixa da companhia. Haverá sim a desoneração de algumas dívidas de curto prazo que resultará na melhor gestão do caixa. A possibilidade de expansão das operações de CPA, no médio prazo, permitirá à empresa retomar sua saúde financeira e fazer frente a todos os seus compromissos. Teremos, assim, uma excelente oportunidade para a retomada econômica dos mercados, com a expansão da malha da aviação regional do Brasil. O trabalho de recuperação pós-crise está só começando.”

A VOEPASS reitera que ficam mantidas, sem qualquer alteração, todas as operações aéreas realizadas na Região Norte, e que mantém seu planejamento de expansão nesta localidade do Brasil trabalhando na identificação dos gargalos de infraestrutura juntamente à SAC e à ANAC para que possa expandir os destinos atendidos nos estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia.

A GOL e a VOEPASS darão entrada imediata na consulta aos órgãos reguladores para a aprovação da operação da compra e venda, sem data para ser concluída.

arquivo

SOBRE A VOEPASS

A Passaredo Linhas Aéreas é a empresa aérea brasileira mais antiga em operação, tendo iniciado seus voos no ano de 1995. No ano de 2019, os controladores da Passaredo adquiriram o controle societário da MAP Linhas Aéreas, formando a nova marca VOEPASS LINHAS AÉREAS. Atualmente, atende a 31 destinos em todas as regiões do Brasil, contando com uma frota de 16 aeronaves modelo ATR 42 e ATR 72. A empresa conta com 1100 empregos diretos, sendo a quarta maior companhia área do Brasil.. No momento pré-pandemia, a companhia atendia a 47 destinos no Brasil, tendo paralisado totalmente suas operações em 23 de março até 03 de julho de 2020, ficando 102 dias sem operar. A empresa opera sob a certificação IOSA, certificado de excelência operacional internacional emitido pela IATA, sendo associada da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da ALTA (associação de empresas aéreas da América Latina). Opera em acordo comercial de interline com a GOL Linhas Aéreas e em regime de codeshare com a LATAM Airlines.

Foto norteverdadeiro.com

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚨 Tiroteio na Avenida Brasil: Quatro Mortos e Tensão no Complexo de Israel! 💔

Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro deixou um rastro de violência e caos na Avenida Brasil, na manhã...

🌳 ArboreSer Planta 50 Mudas no Alto da Boa Vista: Um Passo Rumo à Sustentabilidade! 🌱

Iniciativa do projeto ArboreSer em parceria com o Ceferp promove a conexão entre famílias e o meio ambiente.Especialista da área da matéria do portal...

🎬 Mostra Literária na Biblioteca Sinhá Junqueira Traz Daniela Arbex e Filme “Holocausto Brasileiro” 📚

Jornalista participa de bate-papo sobre seus livros e documentários inspirados em suas obras, como o filme “Holocausto Brasileiro”, que também será exibido com entrada...

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto celebra 10 anos de atividade com concerto no Theatro Pedro II

Apresentação será dia 31 de outubro, às 20 horas, com entrada gratuita. Repertório terá duas peças de Beethoven, um concertino de Ernest Mahle, participação...

🎥 K-pop nas Telonas: Hybe Cine Fest in Latam Chega a Ribeirão Preto com Grandes Shows! 🌟

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Resumo: Entre 14 e 20 de...
- PUBLICIDADE -