Cultura e MIS convidam para encontro virtual da Folia de Reis

Minidocumentário e exposição de fotos celebram as cores e crenças desse festejo popular

0
819

Em respeito à recomendação de distanciamento social consciente, devido à pandemia do coronavírus COVID-19, e às restrições determinadas pelo Plano São Paulo para todo o Estado, a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e o MIS Ribeirão Preto convidam para Encontro Virtual que fará o lançamento do minidocumentário e da exposição “Folia de Reis em Ribeirão Preto: a Festa da Tradição”, no dia 31 de janeiro, às 10h, que será transmitido pelo Facebook do MIS Ribeirão Preto (https://www.facebook.com/misjosedasilvabueno).

Participam do encontro, a Secretária Municipal da Cultura e Turismo, Isabella Pessotti; a Coordenadora de Culturas Tradicionais da SMCT, Carminha Rezende; a Chefe da Divisão de Patrimônio Cultural da SMCT, Mônica Oliveira, a historiadora da Universidade Barão de Mauá, Nainôra Freitas; a gestora cultural da SMCT, Francismari Pedroso; o Chefe do Museu da Imagem e do Som, Renato Silva; e a Comunicóloga e roteirista do documentário, Adriana Silva.

arquivo

As ações são fruto do edital do Governo do Estado de São Paulo, o Tradição SP, cujos recursos financeiros deram origem ao projeto que contempla a difusão virtual de festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos culturais que sejam tradição do calendário local.

A exposição “Folia de Reis em Ribeirão Preto: a Festa da Tradição”, poderá ser visitada na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547 – Centro (https://www.bsj.org.br/), de 1º. a 26 de fevereiro, mediante agendamento pelo telefone (16) 3323-7171, terças e quintas-feiras, às 16h.

A exposição traz o olhar dos fotógrafos João Paulo Brito, Carlos Lagamba e Tania Ivo cujo ambiente de registro foi a festividade do Encontro Nacional das Folias de Reis, que acontece na Vila Virgínia em Ribeirão Preto há 29 anos.

São 12 imagens que revelam os significados, os simbolismos e as performances dos guardiões da arte de foliar. Para destacar a importância das indumentárias dos grupos folclóricos de Folias de Reis, o visitante poderá ver também uma mostra com esses objetos, a fim de significar suas identidades sociais e culturais cotidianas.

Outra ação deste projeto é um inventário de referências culturais da Folia de Reis como patrimônio imaterial. Ao finalizado, o inventário será entregue ao Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) e ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) para pedido de registro como forma de expressão da cultura tradicional paulista.