InícioSaúdeCom 08 meses de atraso Ribeirão Preto implanta sistema de monitoramento de...

Com 08 meses de atraso Ribeirão Preto implanta sistema de monitoramento de casos de COVID-19

Estrutura montada na Emefem Prof. Alfeu Luiz Gasparini permite ter dados mais completos e ajuda a prevenir expansão da doença

- continua após a publicidade -

Realizar o monitoramento diário de pacientes de coronavírus e de seus contatos, a fim de quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio na cidade de Ribeirão Preto. Este é o objetivo do Sistema de Monitoramento e Rastreamento de Casos de COVID-19, implantando pela Prefeitura Municipal em mais uma ação de combate à pandemia.


“O equipamento é mais uma estratégia que estamos empreendendo com o foco na diminuição da taxa de contágio da doença na cidade, mais uma ferramenta importante para o enfrentamento da COVID – 19”, explicou o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

Operado por profissionais de saúde capacitados, como médicos, dentistas e enfermeiros, entre outros, o objetivo do equipamento é rastrear indivíduos infectados e as pessoas próximas que tiveram contato, além de fazer o isolamento e testagem precoce dos indivíduos.


O resultado, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, é um mapeamento em rede sob os pontos de vista tecnológicos e de relações sociais, além de atividades de vigilância.

“O sistema integra triagem, testagem e rastreamento de pontos de contato de casos confirmados e suspeitos da doença em Ribeirão Preto de forma mais eficaz. O trabalho nos permite automatizar dados dos casos suspeitos e confirmados, permitindo orientar o isolamento de infectados e a identificação de seus contatos, como amigos e familiares, por exemplo, evitando novos contágios e o melhor controle da doença”, explica a diretora.

arquivo

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que esteve na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, visitando as instalações do centro de monitoramento implantado na Emefem Prof. Alfeu Luiz Gasparini, falou da importância do equipamento no controle da COVID-19 na cidade.

“O sistema permite que tenhamos a localização e a identificação de quem são os contatos das pessoas infectadas. A partir dessa identificação, as equipes de saúde elaboram uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas de COVID, tratamento de forma precoce, que poderá reduzir as taxas de mortalidade e de letalidade e melhor controle no sistema de vigilância epidemiológico municipal”, finalizou o chefe do Executivo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

** 🎻 Música Clássica no Jardim Suspenso! Camerata de Cordas da Alma se Apresenta

Se você procura um programa diferente para o feriado, que tal curtir um pouco de música clássica? A Camerata de Cordas da Academia Livre de Música e Artes (Alma) fará uma apresentação gratuita nesta quarta-feira, 1º de maio

🎤 Madonna Agita Copacabana perguntas e resposta

A rainha do pop, Madonna, está prestes a fazer história com um show gratuito na Praia de Copacabana, no próximo sábado, 4 de maio....

Agrishow🚁 Inovação na Agricultura! O Primeiro Drone do Mundo que Faz Tudo 🚁

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. A EAVision, líder em drones...

Programas de Afiliados devem movimentar mais de 15,7 bilhões de dólares em 2024

Nos últimos anos, os programas de afiliados se destacaram como uma poderosa estratégia de marketing, impulsionando o crescimento das vendas e a expansão da presença online em diversas empresas.

🌹 Ribeirão Preto Perde Érica Amêndola, Jornalista e Comunicadora Social 🌹

🕊️ Aos 64 Anos, uma Vida Dedicada à Comunicação Chega ao Fim 🕊️
- PUBLICIDADE -