InícioSaúdeMoscou inicia campanha de vacinação contra a covid-19

Moscou inicia campanha de vacinação contra a covid-19

Os cientistas levantaram preocupações sobre a velocidade com que a Rússia tem trabalhado, dando o aval regulatório para suas vacinas e lançando campanhas de imunização em massa

- continua após a publicidade -

Moscou começou a distribuir a vacina Sputnik V para 70 clínicas neste sábado (5) marcando a primeira vacinação em grande escala da Rússia contra a covid-19, disse a força-tarefa da cidade contra o coronavírus.

A vacina fabricada na Rússia será primeiramente disponibilizada para médicos e outros profissionais de saúde, professores e assistentes sociais, porque eles correm o maior risco de exposição à doença.

“Você está trabalhando em uma instituição de ensino e tem prioridade máxima para a vacina contra a covid-19, gratuita”, dizia uma mensagem de texto telefônica recebida por um moscovita, professor do ensino fundamental, na madrugada de sábado.

O presidente Vladimir Putin ordenou que um programa nacional de vacinação voluntária comece na próxima semana. Ele disse que a Rússia terá produzido 2 milhões de doses de vacina nos próximos dias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), Kirill Dmitriev, disse em entrevista à BBC na sexta-feira que a Rússia espera dar a vacina a cerca de 2 milhões de pessoas neste mês.

“Durante as primeiras cinco horas, 5.000 pessoas se inscreveram para o tomar a vacina: professores, médicos, assistentes sociais, aqueles que hoje estão arriscando sua saúde e suas vidas”, escreveu o prefeito Sergei Sobyanin em seu site pessoal na sexta-feira.

arquivo

A Rússia já vacinou mais de 100.000 pessoas do grupo de risco, disse o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, no início desta semana, durante uma apresentação separada às Nações Unidas sobre a Sputnik V.

Entre as primeiras pessoas a se inscreverem para o lançamento do imunizante em Moscou, Nadezhda Ragulina, administradora de uma clínica na cidade, disse que queria a vacina, pois havia testemunhado muitos pacientes com covid-19.

“A decisão é minha. Algumas pessoas próximas a mim também já tiveram uma experiência [com a doença]. É por isso que quero me proteger, meus parentes, para obter a imunidade ”, disse ela ao canal de TV estatal Rossiya-24.

Moscou, uma cidade com cerca de 13 milhões de habitantes, foi o epicentro do surto de coronavírus na Rússia. A capital do país relatou 7.993 novos casos neste sábado, contra 6.868 no dia anterior, quantidade bem acima das contagens diárias de cerca de 700 observadas no início de setembro.

arquivo

A idade limite para tomar a vacina é 60 anos. Pessoas com certas condições de saúde subjacentes, mulheres grávidas e aqueles que tiveram uma doença respiratória nas últimas duas semanas não podem vacinar.

A Rússia desenvolveu duas vacinas contra a covid-19: Sputnik V, que é apoiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto, e outra desenvolvida pelo Instituto de Vetores da Sibéria, com testes finais para ambas ainda não concluídos.

Os cientistas levantaram preocupações sobre a velocidade com que a Rússia tem trabalhado, dando o aval regulatório para suas vacinas e lançando campanhas de imunização em massa antes que os testes para verificar sua segurança e eficácia tenham sido concluídos.

A vacina Sputnik V é administrada em duas injeções, com a segunda dose prevista para ser administrada 21 dias após a primeira.

A vice-primeira-ministra Tatiana Golikova disse na sexta-feira que os vacinados devem evitar locais públicos e reduzir a ingestão de remédios e álcool, que podem suprimir o sistema imunológico, nos primeiros 42 dias após a primeira injeção.

Moscou fechou todos os locais públicos, incluindo parques e cafés no final de março, com a polícia patrulhando as ruas procurando quem violasse as regras. As restrições foram amenizadas a partir de meados de junho.

No total, a Rússia relatou 28.782 novas infecções por coronavírus neste sábado, sua maior contagem diária, elevando o número de casos para 2.431.731, o quarto maior do mundo.

Em outubro, algumas restrições, como aulas a distância para algumas crianças do ensino médio e o limite de 30% no número de trabalhadores permitidos em escritórios, foram introduzidas novamente.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -